← Negócios Online

Direitos de autor e imagens

Lida 56550 vezes

Offline

willcabral 
Membro
Mensagens 14 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Depende muito da origem da imagem. Se copiares imagens de outros sites pro exemplo, corres o risco de ser processado, afinal a criação não foi de sua autoria, exceto quando for autorizado a usar.
Mais usar imagens de diretórios de imagens públicas, acredito que não terás problemas, pois estão aí para que todos tenham acesso livremente.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas pessoal,

Ia abrir um novo tópico, mas penso que a minha questão se pode enquadrar aqui.

A minha dúvida é, nós podemos mencionar empresas e alguns dados destas no nosso site?!

Exemplo:

Tenho um site de informática e lá tenho uma lista das empresas de informática que há na minha região.

Com nome da empresa, morada, serviços que tem, fotos(aqui já entra o que foi falado anteriormente) etc.


Posso fazer isto ou tenho de pedir autorização às empresas em causa para as poder mencionar no site?

Cumprimentos

Depende das circunstâncias e respectiva utilidade que tem a lista, em principio parece ser quase uma espécie de publicidade gratuita pelo que não deverás ter problemas.

Boas,

Pessoal seguindo esta conversa interessante gostaria de questionar sobre a legalidade ou não do seguinte cenário.

Se eu for buscar noticias ao jornal Record.pt e publicar no meu site, mesma imagem, mesmo texto e destacar a origem como sendo de Record.pt vou ter problemas?
Sim tenho espaços de publicidade onde pretendo realizar dinheiro anunciando negócios, produtos.

Gracias


Já foi dito depende das políticas de cada website, existem muitos que permitem a republicação dos seus conteúdos mediante a colocação de fonte que é de facto a política que faz mais sentido, porque de uma maneira ou de outra o conteúdo acaba sempre por se espalhar.

Mas no que diz respeito ao valor desse conteúdo publicado, ele será muito baixo visto tratar-se de uma republicação. Logo, o melhor método seria reescrever a notícia, utilizar outra imagem e mencionar a fonte.

De realçar que a utilização das fontes de informação não existe para validar cópias integrais de conteúdo, ela tem sido usado dessa forma na Internet porque, como referi em cima, é impossível impedir a republicação de conteúdo e com o link para a fonte original há sempre algum reconhecimento que se ganha.

A fonte é para utilizar como aprendemos na escola, ou seja, a investigação é feita através de várias fontes, o conteúdo original é escrito com a ajuda dessas mesmas fontes e no final elas são mencionadas.

Se alguém irá agir legalmente pela republicação de um artigo ou uma imagem?

Não isso seria absurdo na realidade em que vivemos.

Os casos em que envolve justiça estão normalmente relacionados com violações sérias dos direitos de autor, por exemplo alguém publicar a imagem de uma obra de arte como sendo sua quando na realidade é de outra pessoa ou um website que sistematicamente faz cópias integrais do conteúdo de outro website.
Offline

BlixtrombilMalifluousSAAS 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 7
Trófeus: (Ver todos)
10 Posts Level 2 Quick Poster Topic Starter Level 1 First Post Avatar

Respeitar sempre os direitos de imagem. A ética é fundamental num projeto Blixtrombil Malifluous