← Desenvolvimento

input radio com name diferente mas não deixa selecionar ambos

Lida 2667 vezes

Offline

chaus 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Olá a todos,

peço a ajuda da comunidade... mais uma vez  :grin:

Preciso criar dois input radio com name diferente mas que ao selecionar um deles retire a selecçao no outro.
Não sei se é possivel, directamente por atributo html, mas penso que ja vi isso em algum lado (tipo um "group")...
deixo aqui um exemplo:

Código: [Seleccione]
<input type="radio" name="opcaoTipo1" value="valor1" />
<input type="radio" name="opcaoTipo1" value="valor2" />
<input type="radio" name="opcaoTipo2" value="valor1" />
<input type="radio" name="opcaoTipo2" value="valor2" />

O que pretendo neste exemplo é que só me deixe selecionar uma das 4 opções de cada vez.

A única forma, neste momento, que consigo ver de o fazer seria talvez por javascript, indo buscar todos os elementos input do tipo radio e retirar o selected a todos excepto o clicado (sendo o javascript corrido no onclick de todos os radios) mas gostaria de saber se existe uma forma de o fazer sem recorrer a javascript...

Agradeço desde já a vossa ajuda
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

boas, penso que podes fazer isso em javascript, por acaso eu ainda estou a aprender como se trabalha com esse módulo, que se dá pelo nome de onfocus, e que penso que é isso que queres...
pesquisa por select + on focus e depois vê lá se encontras alguma coisa
;)
Offline

chaus 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

boas, penso que podes fazer isso em javascript, por acaso eu ainda estou a aprender como se trabalha com esse módulo, que se dá pelo nome de onfocus, e que penso que é isso que queres...
pesquisa por select + on focus e depois vê lá se encontras alguma coisa
;)

Obrigado pela resposta goodsound

Sem certezas mas penso que tem de ser pelo onclick porque pelo onfocus se vou parar ao radio pelo TAB ele assume que o seleccionei e eu so quero que ele seleccione se realmente fiz click com o rato ou cliquei na barra de espaço quando esta com o focus...

de qualquer forma o problema aqui e mesmo poder desseleccionar os restantes inputs que nao tem o mesmo name porque se o name for o mesmo ele faz isso... existe soluçao usando javascript mas como a pagina pode vira a ter muitos elementos input cada vez que fosse correr a funçao de desseleccionar os restantes inputs o browser bloqueava (ficava lento) como ja me aconteceu noutras situaçoes semelhantes...

penso que dificilmente deve existir uma forma sem ser por javascript... acho que quando me referi a algo que ja tinha visto tipo "group" devo ter confundido com input select... de qualquer forma se alguem souber de uma forma  :grin:
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

exacto, também tens essa alternativa, o onclik, que talvez é a que deves percisar...no entanto, penso que não existe mais nenhuma forma se não esa...
;)