← Negócios Online

Quanto cobrar por post patrocinado?

Lida 12698 vezes

Offline

modalidades 
Membro
Mensagens 53 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts

Boa tarde. Por vezes recebo propostas de empresas que querem fazer posts patrocinados nos meus sites. Porém, deparo-me sempre com a mesma dúvida: quanto cobrar por isso?

Alguém com experiência nesta matéria que possa dar umas dicas?

Obrigado.
Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 455 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Depende, e claro isso não depende só do que vale o teu site mas sim do que tu pensas cobrar.

Quantas visitas tem o teu site? Fazes mais ou menos que <200€ mês em publicidade e/ou afiliados? Quantos Likes e seguidores tens nas tuas redes sociais? Visitas Orgânicas ou bots?

É preciso analisar isso tudo, se tiveres bastante visitas o preço a cobrar deverá ser a cima de 50€, caso tenhas visitas de menos de <1000 por dia tens que cobrar menos que 50€.

Tudo têm a ver com o que tu ganhas, obviamente eu não vou cobrar 150€ por um post patricionado tendo apenas ganhado 30€ com o site ou apenas com 500 visitas diarias.. Mas isto sou eu.

Para alem de teres de analisar esses fatos todos, tens que ver que tipo de pessoa é aquela a que queres vender e o seu orçamento.
Ora em Portugal as coisas estão más, dificlmente uma loja vai aceitar dar-te mais de 100€ (excepto em casos raros) a um site pequeno ou mediano obviamente não é impossível, mas tudo depende la está não só do teu site mas dos teus valores finais do que tu pensas que seja justo cobrar.

Cumps.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Depende, e claro isso não depende só do que vale o teu site mas sim do que tu pensas cobrar.

Quantas visitas tem o teu site? Fazes mais ou menos que <200€ mês em publicidade e/ou afiliados? Quantos Likes e seguidores tens nas tuas redes sociais? Visitas Orgânicas ou bots?

É preciso analisar isso tudo, se tiveres bastante visitas o preço a cobrar deverá ser a cima de 50€, caso tenhas visitas de menos de <1000 por dia tens que cobrar menos que 50€.

Tudo têm a ver com o que tu ganhas, obviamente eu não vou cobrar 150€ por um post patricionado tendo apenas ganhado 30€ com o site ou apenas com 500 visitas diarias.. Mas isto sou eu.

Para alem de teres de analisar esses fatos todos, tens que ver que tipo de pessoa é aquela a que queres vender e o seu orçamento.
Ora em Portugal as coisas estão más, dificlmente uma loja vai aceitar dar-te mais de 100€ (excepto em casos raros) a um site pequeno ou mediano obviamente não é impossível, mas tudo depende la está não só do teu site mas dos teus valores finais do que tu pensas que seja justo cobrar.

Cumps.

KnowTheGuy, a tua opinião sobre o que é um site pequeno esta distorcida da realidade e eu explico-te facilmente porquê.

O Brasil tem 200 milhões de população e tendo isso em conta, apenas um site com centenas de milhares de visitas por mês se pode considerar já grande.

Mas em Portugal somos apenas 11 milhões, e blogs onde o trafego é maioritariamente português também é raro visto que muitas vezes nem os portugueses têm como target a nossa população.

Tendo isto em consideração, se um site receber 1000 visitas por dia = 30k por mês já é considerado um site grande (isto se pelo menos 85% do trafego for pt)

Valores sempre vai depender do nicho e engajamento do teu website, mas incrivelmente esses "pequenos" blogs podem na mesma ganhar facilmente centenas ou milhares em publicidade direta.

Eu não sou a pessoa mais indicada para falar, por isso espero que alguém que tenha sites com as especificações que mencionei apoie o que falei ou desacredite com factos e assim ficarmos todos a saber um pouco mais.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Sem duvida, concordo com o comentario acima. Não acredito que dependa de ter 1000, menos ou mais visitas. Tenho um site com 200-400 visitas diarias que dá muito dinheiro por dia, mais do que um site com 50mil... (como tal nunca iria cobrar barato por ter pouco trafego, iria cobrar era muito mais por ter trafego altamente qualificado no nicho em questão)

Para além de eu acreditar que a resposta tenha sido para um site mais para Branding, outra coisa que temos em avaliar é o fator backlink... O site pode ser pequeno mas relevante e pode fazer o anunciante crescer bastante nos motores de busca..

Tem N fatores, muitas variaveis :D
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Boa tarde. Por vezes recebo propostas de empresas que querem fazer posts patrocinados nos meus sites. Porém, deparo-me sempre com a mesma dúvida: quanto cobrar por isso?

Alguém com experiência nesta matéria que possa dar umas dicas?

Obrigado.

Acho que a forma mais justa é pegar em 3 sites de determinado nicho, colocar junto com as estatísticas provenientes do similarweb e assim fazer a pergunta de outra forma aos utilizadores mais experientes no assunto do forum.

"Se tivessem estes 3 sites, quanto cobrariam por um post patrocinado e porquê?"

Faz isso que estou interessado em saber respostas, se alguém decidir chegar-se á frente e mostrar o poder de um forum de Websmasters :D
Offline

modalidades 
Membro
Mensagens 53 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts

Obrigado amigo.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Certamente se a empresa te contacta é porque considera proveitoso o negócio, o que conta fundamentalmente para um preço justo é considerar que maisvalia será esse post para a empresa. Esquece o trafego e centra-te em pensar que se é um site de nicho vai atrair pessoas interessadas nesse nicho e 10 pessoas interessadas num assunto valem mais que 1000pessoas que só passam lá por serem "empurradas" de redes sociais, trafego comprado ou outra qualquer estratégia.
Eu tenho estado a afastar-me do mercado português, mas vendi há menos de 1 ano um site específico sobre bicicletas que tinha uma média aprox. de 500 visitas por dia, que é bastante pouco, mas era gente que amava bicicletas, nesse sentido um anunciante espanhol que queria entrar no mercado PT e achou o meu site interessante contactou-me para colcar 1 banner e menções à loja dele em alguns artigos. Eu na altura também fiquei hesitante em quanto cobrar, mas finalmente em conversa com ele chegamos a acordo e a proposta foi o banner por 30 dias no topo do site 250€ e as menções em 5 posts que seriam definitivas ficou por 800€. Passados 30 dias ele quis renovar o banner e isso deu para eu perceber que lhe ficou barato o banner já que quis renovar é porque foi lucrativa a parceria. No caso era uma loja de bicicletas e acessórios de gama alta e profissionais que em 2 ou 3 vendas recuperava o investimento.
Tenho atualmente uma situação parecida num site de publico Canadá com peças de carros e devido à dimensão o preço é 10x maior.
Com isto quero dizer que o preço é variável e depende do site e do anunciante, é sempre uma questão de chegarem a acordo, mas o certo é que se te contactam para o fazer é porque tem interesse e dever ter isso em conta ao formular o preço, não é algo que estás a oferecer mas sim algo que está a ser procurado.
Offline

domotikron 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 3
Trófeus: (Ver todos)
Level 1 First Post One year Anniversary

Eu paguei para publicar um artigo no WebArtigos por R$9,00 com direito a apenas 3 links. Talvez Isso sirva de base para você cobrar por um Post.Segue o Link caso deseje ter uma idéia: webartigos.com/artigos/marketing-digital-carreira-de-sucesso-para-deficientes-fisicos/145217
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Eu paguei para publicar um artigo no WebArtigos por R$9,00 com direito a apenas 3 links. Talvez Isso sirva de base para você cobrar por um Post.Segue o Link caso deseje ter uma idéia: webartigos.com/artigos/marketing-digital-carreira-de-sucesso-para-deficientes-fisicos/145217/

Não sabia que alguém pagava mesmo posts em diretorios de artigos  :-k
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Publicar no webartigos sem duvida que não se pode considerar um exemplo......
Offline

ruisousa 
Membro
Mensagens 19 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Avatar

Por falar no tópico, eu estou interessado em comprar posts patrocinados para público alvo português. Em relação ao preço tudo depende da dimensão do site onde se vai colocar o artigo, é uma questão de chegar a um acordo mutuamente vantajoso.

Esqueci-me de referir que só aceito em sites médios ou grandes, pt-PT e com boa reputação.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Publicar no webartigos sem duvida que não se pode considerar um exemplo......
Cheira-me mais a spam do que um exemplo.
Mas no que respeita ao tema do tópico, eu já tive muito focado no mercado PT e a realidade é que há pouco quem queira investir um valor verdadeiramente válido neste tipo de publicidade. Há muita gente que só procura pechinchas e depois não consegue uma experiência positiva para outro investimento similar, ou seja, queimam o dinheiro em sites que não valem a pena e depois ficam "escaldados" a pensar que não vale a pena esse tipo de investimento. 
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Por falar no tópico, eu estou interessado em comprar posts patrocinados para público alvo português. Em relação ao preço tudo depende da dimensão do site onde se vai colocar o artigo, é uma questão de chegar a um acordo mutuamente vantajoso.

Esqueci-me de referir que só aceito em sites médios ou grandes, pt-PT e com boa reputação.
Precisas especificar o que é para ti um site médio ou grande, porque isso é muito relativo (tal como foi aqui falado). O valor de um site não depende do volume de visitas, mas sim a qualidade dessas visitas.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Cheira-me mais a spam do que um exemplo.
Mas no que respeita ao tema do tópico, eu já tive muito focado no mercado PT e a realidade é que há pouco quem queira investir um valor verdadeiramente válido neste tipo de publicidade. Há muita gente que só procura pechinchas e depois não consegue uma experiência positiva para outro investimento similar, ou seja, queimam o dinheiro em sites que não valem a pena e depois ficam "escaldados" a pensar que não vale a pena esse tipo de investimento.

O que é normal, visto a experiência ser pouca e acho que muito português ainda tem uma mentalidade muito fechada quanto ao valor da publicidade, marketing e branding.

Os melhores mercados acho que são aqueles mais mainstream (também mais difíceis) como moda, beleza, viagens, ... Resumidamente, nichos de mercado com muitas empresas, incluindo algumas com um tamanho já considerável.
Offline

ruisousa 
Membro
Mensagens 19 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Avatar

Precisas especificar o que é para ti um site médio ou grande, porque isso é muito relativo (tal como foi aqui falado). O valor de um site não depende do volume de visitas, mas sim a qualidade dessas visitas.

É muito relativo isso. Teria de ver o site e de o avaliar. Preferencialmente, prefiro sites com bom ranking e autoridade para efeitos SEO. Isso é mais duradouro. Se for só pra ter um boom temporário de visitantes, não vale a pena. A não ser que estivessemos a falar de um site com forte exposição nas redes sociais e que tivesse muitos resultados a esse nível.

Para te dar uma ideia do que estou a falar, o orçamento que teria para isto deve andar entre os 50€-300€. Obviamente que se me dissesses que és o agente da Cristina Ferreira, e que a convencias a escrever um artigo, eu pagava-te 10x esses valores.  :grin: