Esclarecimento à notícia publicada hoje no Correio da Manhã
Em relação à notícia hoje publicada no jornal Correio da Manhã sob o título “20 mil euros para estar no Twitter“ o Conselho Directivo do INPI apresenta os seguintes esclarecimentos:
1. O Contrato referido na notícia não é obviamente “para estar no twitter” que é, como sabemos, uma ferramenta gratuita;
2. O contrato (com duas entidades) celebrado visa assegurar uma parceria para a produção de conteúdos sobre propriedade industrial e o valor total do projecto compreende a edição de vários tweets por dia, contendo informações/alertas úteis sobre temas relevantes durante um ano e a produção de uma newsletter mensal (Foram já editados 1.298 tweets que podem ser analisados em
https://twitter.com/Valor_PI. Assegura-se por essa via, também, o apoio ao envolvimento da comunidade científica e do tecido empresarial na produção de informação pública especializada.
3. Os conteúdos do Twitter valor PI são editados, sob coordenação do INPI :
* pelo ISCTE, com a participação de economista, com trabalho desenvolvido no mundo da investigação universitária e da consultoria de política pública (seguindo as questões macro relacionadas com as tendências teóricas, políticas, legais e internacionais sobre propriedade industrial e inovação;
* pela “5ª potência” empresa com experiência nos serviços e na actividade de jornalismo de inovação (que informa sobre as questões micro no âmbito da inovação, tais como casos e histórias de utilização da Propriedade industrial por empresas e inventores individuais).
4. O Contrato em causa é uma aquisição de serviços feita de forma transparente e obedecendo às regras da contratação pública.
5. Pretendeu-se com a criação do Twitter Valor PI dar um sinal de abertura do INPI enquanto agência pública à sociedade e à economia e servir de elo de ligação entre a comunidade de protecção da propriedade industrial, fomentar a partilha activa de informação sobre o tema da PI, da inovação e do desenvolvimento socioeconómico, aumentar a transparência junto dos cidadãos e das empresas, reforçar a comunicação, captar inputs e reacções da audiência. Tudo isto através de actualizações simples e curtas numa plataforma acessível e credível, típica da Web 2.0.
6. Em síntese o INPI criou o twitter Valor PI como:
* Fonte de informação rápida e sintética em Propriedade Industrial e inovação com orientação de serviço público;
* Canal social de comunicação e aproximação das comunidades de língua portuguesa;
* Instrumento de informação aberta para indivíduos e organizações, especializados ou não nestas áreas.
12 Novembro 2010