← Conversa Geral

Programa ou ficheiro Excel para organizar a contabilidade

Lida 7213 vezes

Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu sou empresário em nome individual e descobri só agora que sou "obrigado" a ter 2 livros para a gestão da minha contabilidade:
- Livro de registo de serviços prestados - modelo 8
- Livro de registo de despesas e de operações ligadas a bens de investimento - modelo 9[/li][/list]

Isto é livros em papel, numa altura destas penso que já não se justifica, pelo que li também podemos ter programas para o efeito ou então um documento excel. O problema é que eu nem nunca vi nenhum livro destes não sei como são alguém os usa?

Alguém tem já alguma folha excel para este efeito que possa partilhar, isto é útil para mim mas sem dúvida que deve haver mais pessoal na minha situação.

Eu passo as minhas faturas-recibo com o programa do site das finanças mas também li que existem por ai programas que me podem substituir estes livros alguém conhece algum que seja grátis? Eu estou interessado sobretudo na parte de organizar a contabilidade, não tanto na parte de passar a fatura.

Já agora aproveito e pergunto tendo eu que passar os tais "recibos-verdes", posso utilizar um programa de faturação que não seja aquele que as finanças têm? No programa deles eles ficam logo com as faturas que eu passo, nestes programas como é que isso se efectua?

Offline

nunogracio 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 9
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 First Post Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Boas,
Também sou ENI e desconhecia essa obrigatoriedade desses livros.
Mas há uma solução para isso: software de facturação certificado - pode emitir faturas de prestação de serviços e facturas de venda de mercadorias .
O das finanças só serve para prestação de serviços.

Em ambos os casos as finanças ficam logos com os dados das facturas que passa! É obrigatório a comunicação à AT de todos os documentos de venda e transporte - e praticamente todos esses softwares de facturação actualmente comunicam automaticamente com a AT.

Eu pessoalmente, passo facturas de prestação de serviços e facturas de venda de mercadorias:
 - uso um software simples que comunica com a AT, faz os resumos e mapas para a contabilidade, plataforma online, etc,etc (não há cá livros obrigatórios) e no meu caso funciona 100%. só preciso de uma ligação à net, através de pc, tablet ou smartfone:
--> www.moloni.com

Tem a possibilidade de testar o programa gratuitamente.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Muito obrigado vou ver esse programa assim à primeira vista parece bom e é barato. 4€ por mês é bem bom.