← Conversa Geral

O que é feito dos programadores web neste fórum?

Lida 23168 vezes

Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sempre gostei de fazer parte deste fórum porque sempre tive gosto pela Web mas ando muito inactivo por estas bandas e muito em parte pelos assuntos aqui tratados. A grande maioria dos posts deste fórum é sobre dinheiro, generalizando claro, não levem a mal. É venda de domínios ou sites, técnicas de publicidade, sites de fazer dinheiro, técnicas de SEO para melhorar os sites para ter mais visitas para fazer mais dinheiro com pub, etc... Não tenho nada contra isso, nada mesmo. E sei que ali em cima diz "criamos webmasters" e que este fórum sempre foi mais direccionado para isso mesmo, webmasters, pessoas que fazem manutenção aos sites.

Mas onde andam os programadores? Onde andam os web developers? Porque que acham que este fórum não tem tanta afluência a esse tipo de pessoas e porquê que esse tipo de pessoas não é mais activa aqui? Eu gostava mesmo de ver mais esse tipo de pessoas por cá, a mostrar os seus trabalhos, a ajudar, a ser ajudado, etc...

Porque será que este fórum tem uma concentração enorme de webmasters e tão poucos web developers e até mesmo web designers?

Não quero chegar a lado nenhum com esta discussão, apenas estou curioso... Porque esta é uma das razões pela qual eu venho cá esporadicamente, 90% dos posts não me interessam minimamente.

Não levem a mal, não estou a criticar o fórum nem o conteúdo o qual considero importante e útil para muita gente. Mas este é O FÓRUM nacional onde o pessoal da Web se reúne, ou existe outro que eu desconheço? Se este é o fórum nacional da web, onde estão os designers e programadores que fazem tanto parte dela?

Se acharem isto parvo, ignorem, life goes on...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Eu não acho nada parvo, tens toda a razão. Até acho que tem uma explicação muito simples, ou duas. O +t não faz publicidade, logo a divulgação é a do boca-a-boca, a do amigo que diz ao amigo. E é muito mais fácil o pessoal que constrói os chamados "sites home made", (sem conhecimentos de programação), o pessoal que começou com um blog, ou um fórum, darem com isto. Porque para essas pessoas a programação não é tão relevante, e preferem aprender e discutir a parte do web marketing.

Já consegui instalar o script, já está a funcionar e agora o resto, como se começa a ter pessoas no site?! É mais isto. Não há tanto aquela coisa de criar projectos e desenvolver aplicações que não existem. Ou de fazer uma aplicação à medida, não sei...

A outra razão será a de teres também bons fóruns nacionais de desenvolvimento e design. Mas claro que também andam bons programadores e bons designers por aqui. A minha formação por acaso é em desenvolvimento e design, nem é o marketing. ;)

PS: já para não dizer que é bastante raro encontrar pessoas que dominem tanto web dev, como web design. Quanto mais web dev, web design e web marketing ao mesmo tempo... Normalmente são tipos de pessoas completamente diferentes. Interessar-se pelas 3 áreas e domina-las minimamente é muito complicado.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sei lá, posso-te dar muitas razões...

São assuntos avançados e tirando os licenciados em Informática (ou quase licenciados) há pouca gente com capacidade para falar de web development.

Olha um exemplo... Qual é a piada de divulgar um artigo sobre integração de AJAX com JSON? ou integração de tecnologias para criação de sistemas sociais? para 3 ou 4 perceberem e 10000 pensarem What tha Hell?!


A comundiade neste momento foca-se em CMS e Scripts... o pessoal ajuda-se dentro da area que interessa ao maior número de pessoas...



A complexidade do assunto e o número de interessados são inversamente proporcionais.




mas qualquer duvida de programação e formatação é respondida em muito pouco tempo

Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não se esqueçam que agora existem scripts para tudo, já não é preciso ser designer ou developer para ter um site basta ler 2 minutos um tutorial ou ver um video sobre como instalar o wordpress depois existem tantos temas e plugins para esses mesmo scripts....
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não se esqueçam que agora existem scripts para tudo, já não é preciso ser designer ou developer para ter um site basta ler 2 minutos um tutorial ou ver um video sobre como instalar o wordpress depois existem tantos temas e plugins para esses mesmo scripts....

E quem faz esses script, plugins e temas? ;)
Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim claro que são os designer e developers, o que queria dizer é que agora não é preciso ser um para ter um site, um designer faz uma theme e depois consegue vender a mesma a centenas de pessoas, há uns tempos atrás isso não era tão fácil.

Mas agora que falam nisso vou colocar uma duvida que já tinha há algum tempo, porque é que os designer portugueses não fazem themes para wordpress, conheço muitos sites com themes para wp grátis que depois pelo tráfego gerado e claro pelo link normalmente no footer das themes.. gostava de ver designer portugueses a fazerem boas themes para wp. Quem diz themes grátis diz themes premium por 10,15,20 ou mais euros acho que perceberam a ideia, será que não existe mercado para essas pessoas?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sim claro que são os designer e developers, o que queria dizer é que agora não é preciso ser um para ter um site, um designer faz uma theme e depois consegue vender a mesma a centenas de pessoas, há uns tempos atrás isso não era tão fácil.

Tem o seu lado positivo e negativo. Por um lado consegues chegar a mais gente. mas o consumidor vai ficar com o produto que não é único. Por outro lado o preço desce, e a criatividade e o conceito (que é o que vale mais dinheiro) não existe, ou pelo menos deixa de ser valorizado.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Da mesma forma que existem Tutorials para Scripts, Plugins, Temas, etc também existem para Photoshop, Illustrator o que for... Aliás, até existem em maior quantidade (penso eu)! É normal, um Tutorial de Photoshop deve ser bem mais apelativo do que um Tutorial de Php ou o que for (código)...

A juntar a isto temos o "design vs development", um site com um bom design nem precisa de ter uma grande base de programação. E, hoje em dia, é dada mais importância ao design.

Desta forma, é normal que apareçam mais designers, webmasters, etc do que programadores. Isto também faz com que os designers, por haverem mais e ser um trabalho aparentemente mais "fácil" e "simples" recebam menos que os developers.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Da mesma forma que existem Tutorials para Scripts, Plugins, Temas, etc também existem para Photoshop, Illustrator o que for... Aliás, até existem em maior quantidade (penso eu)! É normal, um Tutorial de Photoshop deve ser bem mais apelativo do que um Tutorial de Php ou o que for (código)...

A juntar a isto temos o "design vs development", um site com um bom design nem precisa de ter uma grande base de programação. E, hoje em dia, é dada mais importância ao design.

Desta forma, é normal que apareçam mais designers, webmasters, etc do que programadores. Isto também faz com que os designers, por haverem mais e ser um trabalho aparentemente mais "fácil" e "simples" recebam menos que os developers.

Não concordo com nada do que dizes. Desde quando és designer por leres um tutorial de photoshop? Os designers recebem menos que os developers? Porquê?
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não concordo com nada do que dizes. Desde quando és designer por leres um tutorial de photoshop? Os designers recebem menos que os developers? Porquê?

Eu não disse que era designer por ler um tutorial. Da mesma forma que não és um developer por fazeres o mesmo.

Da minha experiência os developers recebem mais. Assim de repente não te consigo dizer ao certo porquê, mas deve ter a ver com a quantidade de developers que existem, dificuldade do trabalho, duração do mesmo, etc.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A juntar a isto temos o "design vs development", um site com um bom design nem precisa de ter uma grande base de programação. E, hoje em dia, é dada mais importância ao design.

Desta forma, é normal que apareçam mais designers, webmasters, etc do que programadores. Isto também faz com que os designers, por haverem mais e ser um trabalho aparentemente mais "fácil" e "simples" recebam menos que os developers.

Programadores são a base de tudo... não vás por aí... tudo o que acontece quando ligas o computador para trabalhares na web foi um programador que fez... usas o Photoshop porque uma equipa o programou, lembra-te disso... somos a base de tudo o que acontece.


Simplesmente neste fórum pela idade dos utilizadores, pela formação dos utilizadores (e moderadores), pela pouca procura... a programação não é nem será tão cedo muito abordada.



Em freelancing um programador ganha muito mais que um designer...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não se esqueçam que agora existem scripts para tudo, já não é preciso ser designer ou developer para ter um site basta ler 2 minutos um tutorial ou ver um video sobre como instalar o wordpress depois existem tantos temas e plugins para esses mesmo scripts....
Desculpa mas acho que o "tudo" é muito subjectivo... existe e existirá sempre clientes para os programadores que são pagos a peso de ouro...
Sobre o tema inicial... o Nuno disse tudo.. e se juntarem a isso o pouco interesse da comunidade por assuntos referentes a programação é o caminho para haverem poucos programadores por aqui.

PS. Programação e design são areas distintas (raciocinio vs criatividade) mas dai a dizeres que ha mais x do que y...
Lembra-te que ha os bons e os maus programadores, os bons e os maus designers.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Talvez porque a maioria das pessoas aqui participam não são webdevelopers ou webdesigners, apenas brincam com algumas ferramentas que descobrem... e editam themes com editores wysiwyg, não interessando o que vai para lá dentro do código, mas sim o resultado que sai no browser.

Quero com isto dizer, que a maioria dos ditos "webmasters" não sabem como é que o sumo se faz... ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mas é engraçado ver que em 2005 havia bastante interesse em se aprender e afins..
http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=1107.0

Grande morpheus..
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Falaram aqui nas idades, realmente é verdade, a maior parte é malta jovem, ainda tem muito que aprender. Eu sou um deles.

Se calhar até tem aqui no forum pessoal já com muitos conhecimentos, mas vê o ambiente disto e não participa muito.

Quanto aos ganhos de um developer e de um webdesigner, é praticamente igual.