← Conversa Geral

Dúvida - Exposição de trabalhos

Lida 3071 vezes

Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Gostaria que me dessem o vosso parecer sobre isto:

Imaginemos que trabalho como designer (freelancer) para uma empresa a fazer logótipos, layouts e outras coisas do género. E que depois eu tenha uma página pessoal onde exponha os meus diversos trabalhos feitos a nível de design para privados ou empresas (só depois do trabalho estar completamente finalizado e entregue ao cliente)...Veêm nisto alguma atitude incorrecta?

Pergunto isto, pois deparei-me com uma empresa que está interessada nos meus serviços como freelancer mas que não quer que eu depois coloque os layouts que faça para eles na minha página pessoal, ou seja, parece-me que não querem dar a conhecer quem é o designer por detrás da empresa que fez os layouts...mas todos sabem que por detrás de uma empresa há um designer que executou o serviço...
Offline

phpbb3user 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

a pouco tempo tb aconteceu-me o mesmo...
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Gostaria que me dessem o vosso parecer sobre isto:

Imaginemos que trabalho como designer (freelancer) para uma empresa a fazer logótipos, layouts e outras coisas do género. E que depois eu tenha uma página pessoal onde exponha os meus diversos trabalhos feitos a nível de design para privados ou empresas (só depois do trabalho estar completamente finalizado e entregue ao cliente)...Veêm nisto alguma atitude incorrecta?

Pergunto isto, pois deparei-me com uma empresa que está interessada nos meus serviços como freelancer mas que não quer que eu depois coloque os layouts que faça para eles na minha página pessoal, ou seja, parece-me que não querem dar a conhecer quem é o designer por detrás da empresa que fez os layouts...mas todos sabem que por detrás de uma empresa há um designer que executou o serviço...
Os teus direitos têm um preço só tens de dizer o preço dos mesmos, se não forem aplicados.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá radikal-rider,

bem isso varia de empresa para empresa, de contratos para contratos e por ai fora...Eu pessoalmente não vejo como atitude incorrecta, mas também acho que o designer pode ser flexível nesse aspecto, tens de ver também a posição da empresa, assim como a empresa também tem de ver a tua, mas como te disse, depende mesmo muito, há clientes e clientes, projectos e projectos...

Cumprimentos,
Ricardo
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pois...depende de empresa para empresa. Mas neste caso, eu como freelancer ''vivo'' do meu portfólio, logo não tem lógica estar a ''criar'' se depois não posso colocar no meu portfolio, sem falar que como freelancer não tenho contracto...Neste caso acho que a empresa em questão deveria tomar em conta a minha posição.

Não entendo exactamente essa teoria de ''só queremos que o layout seja ligado há empresa e não há um designer'' se todos sabem que por detrás de uma empresa existem designers, pessoas que executam o trabalho, qual o mal de saber ao certo quem é esse designer?
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Boas,

É como te digo, é a tua visão e eu não vejo mal nenhum nela, porque como referi concordo que queiras mostrar os teus trabalhos no portfólio pessoal. Mas tens de respeitar a visão/opinião de outras pessoas, sejam elas do teu agrado ou não. A vida é feita de escolhas, por vezes não se pode olhar só para o nosso umbigo.

Cada empresa tem o seu método de trabalhar, à partida a empresa fez-te uma proposta certo? Agora tu aceitas, recusas ou negoceias, tens todo o direito em querer mostrar os teus projectos no portfólio pessoal, mas a empresa não aceita esse ponto, portanto tenta chegar a um acordo com eles.

Repara que se analisares muitos CV's de freelancers vais ver que muitos não incluem referências devido a acordos existentes, mais uma vez, tudo varia de caso para caso.

Esta é apenas a minha opinião, espero que não leves a mal o que disse.

Cumprimentos,
Ricardo
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Radikal - Trata-se de uma questão de imagem. Provavelmente não devem querer que o cliente por mero acaso veja o seu site numa página pessoal quando o contrato que fez foi com a empresa "xpto". Sem dúvida que dá uma má imagem.

Já tivemos clientes que nem sequer nos autorizam a ter a imagem do website que lhes fizemos no nosso portfolio.

Existe espaço para tudo. Se não te deixam usar as imagens no portfolio aumenta o preço. É tudo uma questão de negociar o contrato e cumpri-lo

Saudações
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pois estou a perceber o que ambos dizem...Mas Santo imagina uma coisa, eu neste caso iria colocar no meu portfolio o layout que entreguei há empresa (layout esse que tem imagens exemplificativas, e tudo o resto no mesmo sentido), eles depois é que iriam modificar esse layout colocando o logótipo certo e imagens certas.

Ou seja o site desse cliente não estaria na minha página pessoal, pois o não estaria igual ao site do cliente, estaria o template por base feito por mim e que depois foi modificado para o cliente, e que secalhar a situação vai dar ao mesmo mas pronto.

É tudo uma questão de chegar a uma acordo portanto...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Radikal-rider, os maiores designers portugueses que trabalham a tempo inteiro para multi-nacionais, fazem freelance e como é óbvio apresentam o seu trabalho nos seus sites/portefólios pessoais!
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

acho que já foi dito tudo... o importante é o contracto, se o cliente exigir sigilo tu deves pedir mais dinheiro... apesar de conhecer designers que se não assinarem os trabalhos não fazem (questões pessoais...)

um exemplo disso: alguém tem cadernos da benetton? 90% dos cadernos tem assinados na parte de trás design by: Pedro Serapicos (um designer português), mas já não vês assinatura nenhuma na edição 2008/2009 dos cadernos da benetton...

tudo varia com o contracto... quando um trabalho não é assinado não deve estar num portfolio... mas ninguem te tira a experiência e o guito que ganhaste com esse trabalho



se tudo correr bem... (figas)... quando fores famoso, as empresas vão PEDIR para terem a tua assinatura nos projectos e aí já cobras mais para assina-los, porque a tua assinatura vai valorizar ainda mais o trabalho... as pessoas vão pensar "eix... foi o André Ramalho que desenhou esta cena... vou comprar"

mas para já cobras mais por não assinares... é uma questão de tempo

fica bem
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Quero ver quem me impede de mostrar os rabiscos e ideias desenvolvidas feitos no sketchbook ou no diário gráfico?! Um portefólio é um portefólio... É uma mostra dos teus trabalhos, isso não se compra!

(Opinião pessoal) Apesar de me vender por um bom preço ;)
Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

acho que já foi dito tudo... o importante é o contracto, se o cliente exigir sigilo tu deves pedir mais dinheiro... apesar de conhecer designers que se não assinarem os trabalhos não fazem (questões pessoais...)

um exemplo disso: alguém tem cadernos da benetton? 90% dos cadernos tem assinados na parte de trás design by: Pedro Serapicos (um designer português), mas já não vês assinatura nenhuma na edição 2008/2009 dos cadernos da benetton...

tudo varia com o contracto... quando um trabalho não é assinado não deve estar num portfolio... mas ninguem te tira a experiência e o guito que ganhaste com esse trabalho



se tudo correr bem... (figas)... quando fores famoso, as empresas vão PEDIR para terem a tua assinatura nos projectos e aí já cobras mais para assina-los, porque a tua assinatura vai valorizar ainda mais o trabalho... as pessoas vão pensar "eix... foi o André Ramalho que desenhou esta cena... vou comprar"

mas para já cobras mais por não assinares... é uma questão de tempo

fica bem

Esse exemplo da benetton por acaso acho que já me tinham falado também e é um bom exemplo, mas neste caso eu não peço que o meus layouts vão assinados por mim, e depois de serem montados os direitos no fundo da página vão todos a identificar a empresa e não a mim. Por exemplo, esse designer que fazia os cadernos da benetton...imaginemos que ele não assinava os trabalhos, mas fazia os cadernos há mesma e depois tinha um portfolio online a dizer que os trabalhos que ia fazendo incluindo esses cadernos...por um lado tem o direito a dizer que foi ele que fez pois realmente é a verdade, e por outro não tem porque a benetton pode não querer que ele diga que foi ele que fez, e que tenha esse conteúdo no seu portfolio pessoal...embora eu ache mal o autor não poder mostrar o que tem feito pois a empresa pede sigilo, e como foi dito e realmente eu tenho que compreender, que cada empresa tem a sua forma de trabalhar, apresentam uma proposta que é depois aceite pelo designer ou não...

Bom, mas através deste tópico já fiquei com uma ideia das opiniões dos outros, que era basicamente o que queria, e ver senão era o único a pensar da mesma maneira e vi que existe aqui quem pense como eu.