Oras boas tardes,
Venho relatar uma situação ocorrida hoje da parte de tarde que me deixou um pouco boqueaberto. Recebi um e-mail de um tal "Rui Sacramento" a apresentar-me o seu plano de marketing para obtenção de clientes para uma estancia turística. Fica o e-mail na íntegra:
Boa tarde
Exmo. Sr.
O Ponta Grande Resort é um empreendimento turístico 4* situado em S. Rafael, Albufeira – Algarve.
Estamos a fazer parcerias com várias empresas e particulares e por isso criamos um certificado de férias (em anexo).
Nesse certificado oferecemos o alojamento ao cliente sendo que apenas cobramos uma taxa relativa a custos administrativos e despesas (ex: água, luz, limpeza, gás…).
A nossa ideia passa termos empresas/particulares a oferecer esse certificado.
A principal área de negócio do n/ grupo é o n/ clube de férias (método pelo qual os Hoteis Vila Galé, Pestana, Tivoli, D. Pedro entre outros tem a dimensão que tem hoje).
Assim pretendemos trazer os clientes ao nosso empreendimento para lhes mostrar o quão vantajoso é fazer férias connosco.
Vantagens?
1 – Oferta se férias sem qualquer encargo para a Empresa/particular.
2- Por cada venda do n/ produto (semanas de férias - valor médio de 10 000€) a v/ empresa receberá 5% desse valor.
Gostaria de vos realçar que a nossa taxa de sucesso é de 20%, ou seja, por cada 10 clientes que nos enviem receberão em média 1000€ e sem terem quaisquer custos.
Não perde nada - Vale a pena tentar
Aguardo seu feedback para lhe poder enviar mais informação sobre esta parceria.
Melhores cumprimentos,
Rui Sacramento
Ponta Grande Resort
Apartado 2443 | Cerro da Alagoa | 8201-918 Albufeira
Tel.: 351 289 598 306 | Fax: 289 598 309
E-mail: marketing@pontagrande.com
Web: www.pontagrande.com
O e-mail vinha assim, sem qualquer apresentação estética adequada a uma campanha de marketing decente. Ou melhor, uma campanha de martketing, ponto.
A este e-mail respondi:
Boa noite,
É de estranhar um departamento de marketing de um empreendimento turístico de tal qualidade fazer uma campanha vocacionada para webmasters desta forma. O contacto via e-mail não autorizado ou sem indicação da origem do e-mail destinatário é uma estratégia pouco ética e um pouco incomum para departamentos de marketing profissionais.
Não obstante, desejo maior sorte na realização da campanha, concluindo que o mercado da internet está em crescimento em Portugal. No entanto, o modo de abordagem aos profissionais que fazem dela parte dos seus rendimentos é importante. E-mail com pouca apresentação teórica e sem qualquer introdução gráfica é um erro muito grave.
A sugestão de um leigo: se têm tanta taxa de sucesso por que não investir numa plataforma de afiliados? Têm controlo sobre os sites autorizados e podem criar campanhas interessantes.
Os maiores desejos de sucesso,
Diogo Pinto
Obtive uma respsta ainda mais profissional:
This is an automatically generated Delivery Status Notification. Delivery to the following recipients failed. marketing@pontagrande.com
Agora pergunto-me: onde ficou o profissionalismo? Erros de português, mails fictícios, listas de e-mails não autorizadas, enfim...
Viva Portugal! (desculpem a generalização, tenho a certeza que existem profissionais de renome aqui neste fórum, mas este é apenas um desabafo
)