← Hosting

Referencias MB para WHMCS

Lida 5378 vezes

Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boa tarde,

Estamos na fase final de desenvolvimento (já em testes) de um modulo para referencias MB para funcionar com o WHMCS.

Sendo o WHMCS um dos mais usados programas de billing e automação nesta área de negócio, pensamos que este módulo será do interesse da comunidade, e por isso está a ser colocado num post à parte do post da PTWS. Caso não seja, escusam de adicionar este post ao tópico da PTWS, apaguem-no simplesmente. Caso esteja no local errado, por favor movam-no para o local certo.

Agora em relação ao modulo - Funcionalidades:

- Processamento e geração de referências MB na hora para 2 dos maiores operadores financeirtos nesta área
- Possibilidade de definir valor minimo para o modulo gerar a referencia MB
- Guarda os dados de todos os processamentos em base de dados
- Envia mails diários (depende de quantas vezes o cron corra) ao admin com informação dos pagamentos processados
- Necessita apenas de uma pequena alteração no invoicepdf.tpl para colocar a referencia MB no PDF que é enviado ao cliente ou gerado na hora
- Dispõe de um mecanismo para gerar referencias MB de um fornecedor até determinado valor e de outro para valores superiores permitindo minimizar as comissões a pagar pelo serviço
- Processa os callbacks de ambos os fornecedores e marca os documentos como pagos após verificar os pagamentos

Caracteristicas extra:

- O modulo será encriptado
- O modelo de negócio será comercial (ainda não foram estudados preços)
- O modulo é constituido por 2 partes: Modulo WHMCS + Processador de Pagamentos (que chama o call back no whmcs)
- O licenciamento será anual e inclui todas as modificações e alterações feitas pelos fornecedores aos seus algoritmos ou metodo de funcionamento

Poderão vir a ser escolhidas até 2 SP's para participar na fase final de testes beta do modulo.

Aceitam-se sugestões, criticas, opiniões, etc.

Caso não exista interesse no modulo o mesmo será feito apenas para consumo interno.

Saudações
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

muito interessante de facto esse modulo

mas só uma coisa que eu não percebi, onde é que ele vai buscar as referencias multibanco? tipo o cliente tem de chegar a uma caixa multibanco e conseguir pagar com a referencia  :grin:

não sei se essa minha duvida é pertinente ou não :) mas de qualquer das formas ai fica  :obrigado:
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

As referencias são geradas contactando o backoffice da empresa que fornece o serviço e apresentadas ao cliente, ou usando um algoritmo para o calculo das mesmas e novamente apresentando ao cliente. Depende da empresa financeira com que se vai trabalhar.

Para já existe suporte de 2 das 3 empresas que em portugal prestam este serviço.

Depois o cliente só tem de ir ao MB, clicar em pagamento de serviços e usar os dados que tem.

No final depende da politica da empresa processar baseado em comprovativo ou baseado no callback (uma das empresas é 24 a 48 depois e a outra é em real-time).

Neste momento, e falando do nosso caso especifico, temos muito trabalho e dificuldades para às vezes identificar pagamentos dos clientes, pois as descrições que obtemos no home banking são muitas vezes cripticas.

A ideia é simplificar e facilitar e ao mesmo tempo automatizar, que é um dos "segredos" de poupar neste ramo.

Qualquer questão fiquem à vontade para a colocar.

Já agora se alguém quiser adiantar valores anuais para o custo deste modulo, prometemos considerar as susgestões, excepto o "grátis".

Saudações
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Informamos que já temos este modulo em produção, mas face à falta de interesse das SP's nacionais o mesmo não será comercializado.

Saudações
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu não uso WHMCS, logo não estou interessado, mas secalhar devias indicar as empresas que fornecem os códigos, tenho o orçamento de uma, mas o pormenor de demorar 24h a verificar fez-me esquecer, o que pretendia era a criação da conta no momento do pagamento e não deixar o cliente à espera 24h...

Existe uma votação, que até que fui eu que a criei, sobre o método de pagamento favorito, e este é dos mais fáceis.

Pagar cerca de 1€ a mais por cada pagamento é mau, principalmente nos domínios é impraticável, por isso para produção secalhar devias colocar um valor mínimo para ele dar a referência multibanco.


Resumindo, acho que devias dar o nome das empresas que conheces para as pessoas terem um pouco a noção dos custos associados às referências, até porque não aparecem do nada...
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O modulo suporta a If-Then e o CompraFácil. O modulo está preparado para usar a CompraFacil até determinado valor (definido pelo cliente) e acima desse valor usar a If-Then pois o nosso estudo indicou que assim sai mais barato à SP.

O modulo dispõe de um campo na definição do whmcs para indicar o valor minimo para o qual responde, sendo que se o valor não for atingido mostra uma mensagem do tipo "Este metodo de pagamento não está disponivel para esse valor. Por favor escolha outro método de pagamento".

Anjo, como podes ver nas mensagens atras, foi feita oferta a 1/2 SP's para fazerem parte do beta testing do modulo, sem custos claro, mas o interesse é nulo, por isso ficará como desenvolvimento e consumo interno.

Quanto ao problema das 24h tem a ver com a forma como a If-Then funciona, uma vez que eles não tem callback automático.

Concerteza que mais modulos serão desenvolvidos num futuro próximo, uma vez que o know-how e experiencia óbtida assim o permitem.

Saudações
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Quando falei com a If-Then (já foi à um ano), eles não me conseguiram explicar bem o porquê das 24h, talvez quem me respondeu não tivesse muitos conhecimentos sobre o mesmo.

Usar os 2 pode ficar confuso, não? Um é instantâneo e o outro não...

Sobre o CompraFácil não sei a taxa que cobram, o If-Then cobrava cerca de 1€/pagamento.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Eu não uso WHMCS, logo não estou interessado, mas secalhar devias indicar as empresas que fornecem os códigos, tenho o orçamento de uma, mas o pormenor de demorar 24h a verificar fez-me esquecer, o que pretendia era a criação da conta no momento do pagamento e não deixar o cliente à espera 24h...

Existe uma votação, que até que fui eu que a criei, sobre o método de pagamento favorito, e este é dos mais fáceis.

Pagar cerca de 1€ a mais por cada pagamento é mau, principalmente nos domínios é impraticável, por isso para produção secalhar devias colocar um valor mínimo para ele dar a referência multibanco.


Resumindo, acho que devias dar o nome das empresas que conheces para as pessoas terem um pouco a noção dos custos associados às referências, até porque não aparecem do nada...

A CompraFacil dá-te confirmação imediata, por isso poderá ser uma solução para o teu caso. É bastante simples de implementar e integrar visto que comunica através de SOAP, especialmente para ti, que utilizas código próprio para a àrea de gestão.

PS: Vi agora a tua resposta. A comissão da CompraFacil é percentual e incide no valor do pagamento (não é fixo). Para valores baixo, a comissão é elevada: http://www.comprafacil.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=30 (faz scroll até aos anexos). Tendo em conta os valores dos produtos de alojamento, a comissão ronda os 1.75% a 5%.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Quanto ao problema das 24h tem a ver com a forma como a If-Then funciona, uma vez que eles não tem callback automático.

Desculpem meter o bedelho, mas pergunto-me se essa opção não é um "barato sai caro"...
Eu trabalho com a CompraFacil em alguns dos meus sites e estou super contente com o funcionamento - até me sai mais barato que o PayPal!

Pensem do ponto de vista do utilizador:
- se pagar um valor baixo, o pagamento é confirmado no minuto seguinte;
- se pagar um valor alto, terá que esperar 24-48 horas até me dizerem que receberam o pagamento.

Ora... quem paga mais é penalizado? Os clientes não gostarão de saber disso não, é?

Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Quando falei com a If-Then (já foi à um ano), eles não me conseguiram explicar bem o porquê das 24h, talvez quem me respondeu não tivesse muitos conhecimentos sobre o mesmo.

Usar os 2 pode ficar confuso, não? Um é instantâneo e o outro não...

Sobre o CompraFácil não sei a taxa que cobram, o If-Then cobrava cerca de 1€/pagamento.

A If-then cobra 0,85 € por cada pagamento. Não tendo qualquer custo mensal.
Pelo que me disseram, estão a trabalhar para ter confirmação imediata do Pagamento via MB.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Em resumo:

If-Then - Comissão 85 cents - óptimo para pagamentos acima de 25 €
Compra Fácil - Comissão por % - óptimo vs If-Then para pagamentos abaixo de 25 €
Easypay - ainda em análise.

Confuso? Não. O modulo identifica qual o processador usado. Para o cliente é transparente.

If-Then: Call back é feito por FTP e actualizado a cada 24h.
CompraFácil: Call back online no momento

Modulo WHMCS: Pode trabalhar com os dois ou apenas com 1 dos dois. É à escolha da SP.

Nota: A If-Then estima em 1 a 2 meses a disponibilização de confirmação em tempo real.

Opções do modulo WHMCS:

- Activar 1 processador, ou os dois em simultaneo
- Definir valor minimo para activar o pagamento pelo modulo
- Definir valor até ao qual é usado um processador e a partir do qual é usado o outro
- Marca os documentos automáticamente como pagos
- Callback emite relatórios dos documentos processados (cronjob)
- Guarda histórico de pagamentos
- Guarda no campo de comentário dos invoices a referencia usada.

Futuro:

- Suporte Easypay (Referencias MB, Cartões de Crédito, Cartões de débito)
- Integração com outros sistemas de billing

A parte de cima já foi desenvolvida e encontra-se a funcionar na PTWS em produção, a parte de baixo será desenvolvida nos próximos tempos, pois só recentemente tivemos acesso à API da Easypay.


Saudações