← Negócios Online

Empresário em nome individual - dúvidas!

Lida 2532 vezes

Offline

Gomorra 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Olá!
Estou a pensar iniciar um pequeno negócio por conta própria e apesar de já ter encontrado a forma jurídica que julgo se aplicar melhor ao meu caso, empresário em nome individual, tenho algumas dúvidas que se alguém me pudesse ajudar seria excelente.

1º- O empresário em nome individual precisa ter uma morada física? (Eu quero ter uma loja online)

2º- Enquanto empresário em nome individual e presumindo que o meu rendimento seja inferior a 10000€ anuais de volume de negócio, estou isento de iva, certo? Perdoem-me a ignorância mas só tenho de fazer a declaração IRS, certo? 

3º- Enquanto empresário em nome individual posso passar facturas?

4º- Imaginando que a minha loja venderia artesanato, e o meu fornecedor, a pessoa que produz, não tem qualquer forma jurídica como produtor. Como posso justificar esse gasto e depois a venda desse produto?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Bem-vindo ao +t!

1º Morada física, é a tua casa neste caso.

2º Certo,  mas no teu caso, sendo venda de produtos conta também com a declaração do IVA.

3º Sim

4º Já não te sei responder a isso.
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Resposta a 4 pergunta, produtos de artesanato têm um estatuto especial, basta uma declaração assinada pelo produtor para entrar como despesa, de qualquer forma informa-te em um TOC não sei como será a tributação do IVA sei que há qualquer coisa especial para eles não sei se tens de fazer tu a retenção na fonte ou não, amanha pergunto ao meu TOC