[AJUDA] Correção de NIF num domínio .pt

Lida 739 vezes

Boa noite,

Estou com uma grande dúvida: tenho um dominio .pt registado há 3 anos, só que na altura quando o registei tava com medo de ver os meus dados aparecerem escarrapachados no WHOIS, então inventei um NIF e morada.
Agora, gostava de rectificar os dados e na DNS.pt dizem-me que terei de contactar a pessoa do NIF que inventei para me fazer uma transferência de titularidade... óbvio que não faço ideia quem é, e mesmo que soubesse ia aparecer em casa da pessoa e contar-lhe esta história?
A outra alternativa que me deram foi esperar que o domínio expire para depois voltar a registar. Só que isto também não serve porque já fiz muito SEO no domínio e tem 3 anos de idade. Se expirar começa com 0 dias de idade aos olhos do Google. Para além disso se deixar expirar o próprio registrar ou outra pessoa pode tentar ficar-me com o domínio.

Pelo que percebi, o legítimo dono é a pessoa a que corresponde o NIF, e se essa pessoa algum dia tentar registar um .pt vai ver que já tem um domínio lá e tem autoridade para ficar-me com ele...

Epá, sei que é uma situação parva e que só me posso culpar a mim por me ter metido nela, mas gostava mesmo de ver uma solução para este problema. Que é que acham?

Nuno77

Membro
Tens sempre a opção de whois anónimo para ninguém ver os dados.
Podias ter colocado uma morada errada, mas o nº de contribuinte errado é que não foi boa ideia :-/

A outra alternativa que me deram foi esperar que o domínio expire para depois voltar a registar.

Se deixares expirar o domínio, este fica 30 dias congelado.

A solução é apagares o domínio e passado uns minutos regista-o novamente.

Só que isto também não serve porque já fiz muito SEO no domínio e tem 3 anos de idade. Se expirar começa com 0 dias de idade aos olhos do Google. Para além disso se deixar expirar o próprio registrar ou outra pessoa pode tentar ficar-me com o domínio.

Se perderes o domínio de nada te serve o SEO

kurtmix

Membro
Isso é simples, crias outra conta com tudo direitinho e pedes uma transferencia de domínio para essa conta nova. Pagas a transferencia e ficas com o domínio nessa conta regular. Nunca vi nenhum registrar pedir qualquer documentação para transferir um domínio, por isso deve dar para fazer dessa forma.
Isso é simples, crias outra conta com tudo direitinho e pedes uma transferencia de domínio para essa conta nova. Pagas a transferencia e ficas com o domínio nessa conta regular. Nunca vi nenhum registrar pedir qualquer documentação para transferir um domínio, por isso deve dar para fazer dessa forma.

Para os domínios .pt, pelo menos o DNS.pt diz lá que pede cópia do cartão de cidadão do NIF antigo... Achas que via registrar não precisam disso?
É estúpido, porque para registar não pedem cartão de cidadão, por isso até podes registar mamalhudas.pt com o NIF do 1º ministro, mas depois para transferir já pedem cartão de cidadão...

Nuno77

Membro
Nunca vi nenhum registrar pedir qualquer documentação para transferir um domínio, por isso deve dar para fazer dessa forma.

Os domínios .pt têm regras! São diferentes de todos os outros :-)

Podem ver aqui os procedimentos: http://blog.ptservidor.pt/tutoriais/como-transferir-um-dominio-pt-para-outra-pessoa/

kurtmix

Membro
Para os domínios .pt, pelo menos o DNS.pt diz lá que pede cópia do cartão de cidadão do NIF antigo... Achas que via registrar não precisam disso?
É estúpido, porque para registar não pedem cartão de cidadão, por isso até podes registar mamalhudas.pt com o NIF do 1º ministro, mas depois para transferir já pedem cartão de cidadão...
É verdade, eu como não uso domínios .pt não sabia disso. Mais um factor a ter em conta para não querer dominios .pt é a burocracia.