Blogs e promoção – Parte 2

Lida 39987 vezes

fpware

Fundador
A primeira parte deste Tutorial pode ser encontrada aqui:
http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=950


Blogs e promoção – Parte 2


Revisão

Na primeira parte deste tutorial falei-vos acerca das características que um blog tem que o torna apetecível aos motores de busca:

1. Muitas páginas de conteúdo – cada entrada (post) num blog, corresponde a uma nova página de conteúdo, com título (<title>), conteúdo e URL (endereço) próprios.

2. A actualização permanente - uma vez que tenhas o teu blog online deverás actualizá-lo, pelo menos, cinco a seis vezes por semana, fornecendo desta maneira novos conteúdos para os motores de busca indexarem. Ao contrário da maior parte dos sites que são estáticos e raramente actualizados, um blog é dinâmico, está em constante actualização, os motores de busca privilegiam isso!

3. O pinging e o RSS. Estes dois métodos são alternativos à submissão do endereço do teu blog através do formulário de submissão de novo site do motor de busca. É importante que seja o motor de busca a encontrar o blog! A submissão directa pode prejudicar o teu ranking!

Uma vez revista a matéria abordada, passemos agora à segunda parte deste tutorial.


Linking

Vamos falar acerca de uma das partes mais importantes dos blogs e que lhe garantem uma posição de destaque nos motores de busca: o linking.

Tantos os links para outros sites (vamos chamar-lhes links de saída), como os links que apontam para o teu blog (vamos chamar-lhes links de entrada) são muito importantes para o teu blog!

Em jeito de resumo e como primeiro conceito chave, nesta matéria, fica uma frase que li algures e que dizia qualquer coisa do género:

“A estratégia de marketing para um blog deve ser a seguinte: cria o teu blog, começa a criar posts, faz um ping cada vez que actualizas o teu blog. Submete o teu blog aos maiores directórios de blogs e de RSS. Começa à procura de parceiros para link e troca links com eles. Repete a sequência!”


Directórios

Comecemos pelos links de entrada. Em primeiro lugar, submete o teu blog a directórios com PR! Podes encontrar alguns aqui:
http://www.123promotion.co.uk/directorymanager/

Uma definição de PageRank (PR) pode ser encontrada aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank

Isto é algo que deves fazer sempre! É uma maneira de fazer com que os motores de busca encontrem o teu blog através de sites que eles consideram importantes! Isto é muito importante para o PR futuro do teu blog!


BlogRoll

Outra coisa que podes fazer é instalar um BlogRoll, podes encontrar um bastante bom aqui: http://blogrolling.com

O que é um BlogRoll? Um blogroll é uma colecção de links para outros blogs (ou sites) de preferência com a mesma temática que o teu.

Alguns spiders estudam simultaneamente os links de saída do teu blog e os links de entrada para o teu blog.

Os donos dos blogs que inserires no teu blogroll, provavelmente irão visitar o teu blog e retribuir o link que lhes estás a oferecer. É uma prática comum!

Outra coisa que podes fazer é encontrar blogs que tenham um serviço de listagem de blogs que lhes enviam visitas (um exemplo deste tipo de serviços é o http://www.referer.com ) e enviar-lhes visitantes!


Parceiros

Procura parceiros, visita fóruns de webmasters com secção de troca de links e coloca lá o endereço do teu blog, com uma breve descrição e o teu contacto.

Descobre os blogs que estão a trocar links com outros blogs semelhantes ao teu! E propões aos respectivos bloguista uma troca de visitas!

Visita outros blogs de qualidade na área de interesse do teu blog, de preferência com bons PRs e propõe ao respectivo bloguista uma troca de links.

Dica: Imediatamente a seguir a enviares o e-mail a solicitar a troca de links com outro blog, coloca o link para esse blog no teu. Isso irá sensibilizar o bloguista em questão, aumentando as probabilidades de ele te listar ;)


Torna-te num comentador activo!

Visita blogs da mesma área de interesse do teu e deixa comentários com regularidade (uma boa parte dos blogs permitem que coloques a URL do teu blog quando comentas um post).

Sê cordial, cumprimenta o dono do blog pelo seu texto, contribui com qualquer pensamento! Não faças isto por SPAM!


Outras Técnicas de Promoção do teu Blog

1 – Coloca a URL do teu blog na assinatura dos teus emails.

2 – Coloca o endereço do teu blog, com um pequeno texto descritivo nos fóruns em que participas activamente.

3 – Aproveita na totalidade as ferramentas que o software do teu blog coloca à tua disposição, tais como: o “E-mail this post”, “Post Pages” e a “Blogger Navbar”.


Conclusão

Estão nestes dois tutoriais as dicas necessárias para lançares o teu blog e obteres níveis de tráfego consideráveis.

Estás à espera de quê? Qualquer negócio precisa de um blog!

Boa sorte! :D

karrico

Membro
qualquer dia chateio-me contigo, estas-me sempre a por a trabalhar :)
Grande post és um espectaculo :)

fpware

Fundador
ainda bem que gostaste! é a trabalhar que se faz $$$  :wink:

karrico

Membro
Citação de: "fpware"
ainda bem que gostaste! é a trabalhar que se faz $$$  :wink:



mas tb não era preciso tanto trabalho :)

fpware

Fundador
:lol:

Houve tempos em que era mais fácil... Mas os spammers deram cabo disso ;)

karrico

Membro
esses spammers deviam ser presos :)

fpware

Fundador
Ou mortos  :lol:

karrico

Membro
Citação de: "fpware"
Ou mortos  :lol:



não vamos exagerar :p

fpware

Fundador
Estava a brincar  :lol:  :lol:  :lol:

surfrib

Membro
O facto de um blog alojado no blogspot não ter a barra de navegação no topo "Blogger Navbar” pode afectar a sua indexação no google, ou o page rank desse blog??

 :wink:

fpware

Fundador
Citação de: "surfrib"
O facto de um blog alojado no blogspot não ter a barra de navegação no topo "Blogger Navbar” pode afectar a sua indexação no google, ou o page rank desse blog??

 :wink:


À partida não...  :wink:
Excelenteeeeeeeeeeeeee!!!! :D  :D  :D  :D

fpware

Fundador
:D  :D  :D

Tartaruga

Membro
És o maior fpware!

fpware

Fundador
Não sou nada :P

Obrigado Tartaruga!  :D