← Hosting

Qual a vantagem de uma VPS?

Lida 20190 vezes

Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Pois, imaginando que uso esta máquina com 8 cores ficaria caríssimo. Para além disso, como se colocam 10 VPS´s num só core? Ou 80 em 8 cores? Isto para não falar dos 30 ou até mesmo 100.

De qualquer das formas já os contactei, vou aguardar uma resposta.

Sim, já andei a ver também o OpenVZ e o Xen, mas o Virtuozzo despertou-me interesse sobretudo pelo seu Manager. É rápido e simples de utilizar.

Existem alternativas para paineis como o HyperVM, também a pensar. Neste caso, se calhar iria para o Xen, já que a grande vantagem que vejo no VZ é mesmo o seu painel.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Citação de: "Santo"
Citação de: "asturmas"
Ha, so se for isso mas em portugal nao estou a ver vps geridas


Quando dizes "em portugal" queres dizer alojado em datacenter nacional certo?

Porque doutro modo não posso concordar contigo uma vez que existem várias empresas nacionais a vender soluções de VPS, só que baseadas em datacenters fora de Portugal.

Saudações


Sim em territorio nacional
Pois os preços para portugal iram ser elevados nem que seja pelo preço das licenças quanto mais geridos
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "marsupillami"
Pois, imaginando que uso esta máquina com 8 cores ficaria caríssimo. Para além disso, como se colocam 10 VPS´s num só core? Ou 80 em 8 cores? Isto para não falar dos 30 ou até mesmo 100.


Temos máquinas com 8 cores em que o máximo de VPS's não ultrapassa as 16 a 20. Isto porque só temos dois produtos - 512Mb e 1Gb. Caso a maioria seja 1Gb então o numero diminui consideravelmente. É tudo uma questão de balanço. Se venderes VPS's de 128Mb podes provavelmente ter umas 30 ou 40 sem problemas. O que verificamos é que a tendência para o abuso é grande. Dessa forma tivemos que implementar através do VZZ um control apertado sobre os recursos usados.

Aqui o mais importante é também a memoria do servidor...8 a 16Gb é o normal. PAra teres uma máquina competitiva terás de dar prioridade a CPU/Memoria em vez de disco.

Se as VPS's correm cPanel/WHM então ai tens um problema sério com 128, 256 e até mesmo 384.. o cPanel usa bastantes recursos para disponibilizar todos os serviços. Pela experiencia que temos 512 é realmente o melhor valor.

Citação de: "marsupillami"
Sim, já andei a ver também o OpenVZ e o Xen, mas o Virtuozzo despertou-me interesse sobretudo pelo seu Manager. É rápido e simples de utilizar.

Existem alternativas para paineis como o HyperVM, também a pensar. Neste caso, se calhar iria para o Xen, já que a grande vantagem que vejo no VZ é mesmo o seu painel.


O VZZ é super completo. Pricipalmente quando queres realmente limitar os recursos de cada VPS ao que foi contratado. Ciclos de CPU, I/O, memória, tens um controle para tudo de modo a evitar abusos que podem prejudicar todos os clientes do servidor por causa de 1 VPS.

Vai dando noticias das tuas experiências...

Saudações
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

A questão que eu coloco é:

Citar
100 VPS LICENSE - $199.95/MONTH


Como se conseguem colocar, por exemplo 100 VPS´s em apenas 1 CORE?

Sim, já vi que muita RAM é o essencial. Para 8 cores o mínimo devem ser mesmo os 16GB. Um dos factores mais importantes para venda parece ser mesmo a RAM, dando a impressão que será o primeiro factor para onde o cliente olha. Reparo que não é costume referirem frequências garantidas, nem, qual o tipo de CPU (ex: 1Ghz na arquitectura Woodcrest != 1Ghz na arquitectura Nocona). Apenas RAM (Garantida e Burst), Espaço em disco e Tráfego.

Pelo que já experimentei do Virtuozzo, sim, existem várias opções de "limitação" de recursos. Mesmo ao nível de largura de banda. Pelo que li, o Xen também parece permitir o mesmo, excepto o "Burst" de RAM.

No que diz respeito aos discos... depende da sorte que se tiver com os clientes... prefiro estar prevenido nesse aspecto pois também deverá ser importante.

Estou a aguardar o contacto da SWSoft, para ver se compensa ou não. Agradou-me bastante, mas n tenho interesse em ter 50% ou mais do valor pago a reverter para o pagamento dessa licença. Também não tenho interesse em entrar num negócio que exiga demasiada manutenção, onde seja muito trabalhoso criar novas contas, por ex, ou geri-las, pois também não me parece ser um negócio com bastante lucro (quando comparado, por ex, com servidores dedicados ou o próprio alojamento partilhado).  Entretanto devo experimentar Xen e OpenVZ.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Realmente essa esta estupida
Mas digamos que por 199$ tens 25 licenças para 4 cores
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Santo, ando a experimentar o Xen e digo-te que até estou bastante bem impressionado. Estou a testar com o Xen sobre CentOS 5 a correr algumas VPS´s em Debian, Fedora e CentOS, a puxarem através daquele benchmark, e  parece-me separar bastante bem os recursos. Não tem possibilidade de configurar "Burst RAM", mas talvez não seja importante.

Para a gestão recorro ao HyperVM. O aspecto é um pouco fraco, mas em funcionalidade está bastante completo. Tem como vantagem poderes gerar "networks" de VPS´s tanto em Xen como OpenVZ, e movimentares VPS´s entre servers facilmente, à semelhança do Virtuozzo.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O Xen está bem cotado.

Aqui a única coisa que eu penso que tens de ter em atenção é quais os destinatários do produto. Se vais vender a revendedores com cPanel/WHM aconselho um minimo de 512Mb de RAM e prepara-te para dares suporte muito acima do que é normal em contas partilhadas..(falo por experiência - um revendedor dá mais trabalho que 50 clientes normais e é bem mais exigente - atenção que não me estou a queixar, apenas a relatar um facto).

Se por outro lado vais lançar as VPS's para um público alvo que quer apenas alojar 1 ou 2 sites mais concorridos, juntas à oferta um DirectAdmin e provavelmente com 256Mb faz-se a festa e o cliente fica super satisfeito.

Outro segmento funcional é VPS's geridas o que é bastante atractivo face ao pouco conhecimento do público em geral para lidar como uma VPS..

Boa sorte no lançamento desse negócio!

Saudações
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Pois, provavelmente irei enveredar mais pelos planos com mais MB. Interessante também que a própria empresa que desenvolveu o HyperVM disponibiliza um painel que, segundo eles, necessita de apenas 15MB em Idle.  O DirectAdmin, é, de entre os "grandes", sem dúvida o preferível, quando recursos disponíveis são um problema.
Offline

tiovivi 
Membro
Mensagens 865 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

se o preço for fixe eu ainda t compro! depende do pacote! aé pq ando à procura de alojamento... (revenda ou vps)
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Bem, testei OpenVZ e Xen, e o que posso dizer:

a) Xen parece ter um pouco mais de overhead que o OpenVZ, mas não me parece ser notório. Isto será devido à sua forma de virtualização.

b) Tem como vantagem a separação efectiva de recursos. Mesmo o Swap está dividido por VPS´s.

c) Outra das grandes vantagens que me pareceu bastante importante, é a possibilidade de utilização de outros SO´s, como por exemplo Debian e Fedora. Existem muitas pessoas que preferem o Debian a uma distro baseada no RHEL, pelo que se tem mais liberdade.

Conclusão:

- Vantagens do OpenVZ:
OpenVZ tem um pouco menos overhead.
OpenVZ permite a "burst RAM", o que poderá ser uma vantagem.

- Vantagens do Xen:
Xen permite uma divisão mais efectiva e concreta de recursos.
Xen permite a utilização de outras distros.

Acabei por optar pelo Xen. Claro que só em ambiente de produção é que se consegue efectivamente sentir as limitações de cada um dos softwares de virtualização... mas mesmo assim não diferem mto uns dos outros, pelo que resultado final deverá ser semelhante.
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

por acaso testei o Xen e parece-me bastante bom mas isto tambem foi só para experimentar... "nada de tecnico" o centos 5 está muito completo. gostei da tua dica marsu... simples de instalar e tudo mais
Offline

pjssms 
Membro
Mensagens 486 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pelo que estive a ler com cpanel t~em que se ter pelo menos 256 mb de ram.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Citação de: "pjssms"
Pelo que estive a ler com cpanel t~em que se ter pelo menos 256 mb de ram.


Também menos é para por sites em html e já é demais... lol
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mas só o cpanel come 256mbs de ram...
Offline

SSPT 
Membro
Mensagens 408 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Os preços irão mesmo depender da colocação dos servidores:
Dual AMD Dual Opteron 875 [ 4 * 2.2Ghz]
8GB RAM
500 GB HDD (O disco vai depender mto do nosso alvo)
1000$-1500$

Colocation:
1U + 10Mbits unmetered = 200$

Isto anualmente daria algo tipo (2 meses gratis na colocation, pagariamos 10 e receberiamos 12)
3000$-3500$

A maquina aguenta 31 VPS de 256mb de ram (sem overcommit)
3500 / 31 = 113$/y = 9,5$/m por vps [Custo do SP]



A maior limitação é mesmo as condiçoes da colocation.

PS: O OpenVZ tem um optimo desempenho e cada VPS ira usar menos memoria que com o Xen ja que so é utilizada a kernel dos HOST