← Negócios Online

Freelancer ou Criar Empresa?

Lida 10138 vezes

Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Caros companheiros,

Tenho uma duvida do qual gostaria de discutir com a comunidade. Qual é a melhor opção, trabalhar como freelancer, ou abrir uma empresa? quais são as vantagens e desvantagens de ambos?

Espero que consigamos tirar deste tópico informação útil para quem tem esta duvida, ou quer avançar com uma das opções...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Viva,
Referes-te ao "modo de trabalho" ou ao modo de facturação? Ou seja empresa ou recibos verdes por ex?
Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Viva,
Referes-te ao "modo de trabalho" ou ao modo de facturação? Ou seja empresa ou recibos verdes por ex?

Eu refiro-me a tudo, Quais são os prós e os contras de cada opção? é mais vantajoso trabalhar como freelancer ou por outro lado abrir uma empresa?
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Deixo-te aqui este artigo da Ana Martelo que fala sobre isso: http://www.serfreelancer.com/motivos-para-nao-montar-a-sua-agencia/
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Se te referes à forma jurídica (empresa vs. trabalhador independente), o melhor é falares com um contabilista e ouvir opinião.

Eu optei por criar uma "sociedade unipessoal". Mas isto foi há muitos anos e não te posso garantir que seja a melhor opção.
Para mim serve porque separo "finanças pessoais" de "finanças da empresa". Na prática do dia-a-dia, é absolutamente indiferente, pois não tenho nem tenciono vir a ter pessoal na folha de pagamentos.

Só recibos verdes tem a vantagem de não teres que ter contabilidade organizada. Empresa permite-se meter lá para dentro mais uma série de custos, mas ao mesmo tempo tens que pagar a um TOC... enfim, prós e contras como em tudo

Informa-te junto de um contabilista honesto e informado q.b.
Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Apaulo, realmente pretendo muito em breve falar com um contabilista, só gostaria de discutir o assunto por aqui primeiro para estar melhor preparado para debater com o contabilista.

Obrigado pelo link do artigo cgoncalves n é um artigo muito aprofundado mas toca em questões que realmente se deve ter em conta.

A percentagem a pagar as finanças e segurança social é diferente se for uma micro empresa? ou um freelancer?
Offline

xforge 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

completamente diferente :)

como empresas terás de pagar impostos como o IRC (se tiveres lucro), derrama, pagamento por conta, pagamento especial por conta e também segurança social (aqui não sei se é melhor ou pior que recibo verde mas pagas como empregado 11% e a empresa 23% (varia um pouco de acordo com algumas situações mas nada de especial)).

vais ter ainda outro custo que é a contabilista. alguns dos impostos (PC e/ou PEC) que mencionei não pagas nos primeiros 2 anos de actividade e penso que isso ainda continua em vigor. pagas ainda outros pequenos valores ao longo do ano mas nada de especial.
Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ja tive a falar com um contabilista e realmente acho que para nós webmasters acaba por compensar muito mais ir pela opção de freelancer, em vez de uma micro empresa, isto porque como mini empresa as coisas ficam muito mais caras. So compensa escolher a opção de micro empresa quem tem muitas despesas para apresentar, pelos vistos é só essa a única vantagem...

PS - Sinceramente tinha a ilusão que ao criar uma empresa teria mais vantagens....
Offline

xforge 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

depende da facturação que tenhas.

não te esqueças que é provável que no próximo dia 1 de Janeiro entre em vigor o Código Contributivo. E pelo que vi os impostos irão aumentar para os freelancers.
Offline

x4lov 
Membro
Mensagens 174 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

depende da facturação que tenhas.

não te esqueças que é provável que no próximo dia 1 de Janeiro entre em vigor o Código Contributivo. E pelo que vi os impostos irão aumentar para os freelancers.
1 de Janeiro..?
Sim, basicamente uma LDA compensa para quem tem muitas despesas pois pode deduzir o iva e afins..
Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois mas para quem não tem muitas despesas não é uma boa opção... Como webmasters não ha assim muitas despesas que seja possivel apresentar infelizmente :(
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Só compensa criar uma empresa se facturares muito ou se forem várias pessoas a trabalhar em conjunto e quiserem fazer uma sociedade, caso contrário deixa-te estar como trabalhador independente ou empresário em nome individual...
Offline

xforge 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

O pagamento especial por conta foi abolido http://economiafinancas.com/2009/11/fim-do-pec-pagamento-especial-por-conta-em-janeiro-de-2010/

Não foi abolido. A oposição votou uma série de leis na generalidade apenas. Uma delas entrou logo em vigor que foi o adiamento por um ano da entrada em vigor do código contributivo.

Todas as restantes propostas como o PEC desceram à especialidade. E no mês de Janeiro a oposição acedeu ao governo e juntou essas propostas à discussão do orçamento.

Por isso ainda nada se sabe se irão avançar. Sinceramente? Vai ficar tudo na mesma.
Offline

epape 
Membro
Mensagens 42 Gostos 1
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

acho que também tens de ver o que vais facturar. Se vais apenas facturar serviços ou produtos, como publicidade, por exemplo. Como já disseram, depende do volume de facturação também.
Para um webmaster, se tiveres empresa, todos os gastos com dominios, alojamento, computadores, portateis, etc, poderás colocar na empresa como custo.
O melhor é juntares os dados do que gastas, em quê, e do que ganhas e em quê e como. E depois falar com um contabilista.
eu trabalho com freelancers, que facturam a cima de 6/7k por mês e a maioria tem empresa. A actividade não é esta. Pode dizer se que é consultoria.