← Hosting

CloudFlare - CDN gratuito

Lida 7922 vezes

Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Alguém conhece ou utiliza o serviço de CDN gratuito da CloudFlare?

Parece-me interessante, e mesmo o serviço deles pago até que nem é caro!

Só muito recentemente é que fiquei a saber o que era o Content Delivery Network e os seus benefícios. Alguém que utilize esses serviços pode dar a sua opinião?
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

eu utilizo em algumas páginas e acho muito bom, no caso do cloudflare ser gratuito melhor ainda, consegues reduzir a carga do teu servidor em cerca de 25%, o que na minha opinião é excelente.
Além da página ficar mais segura e com melhor uptime.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu comecei a usar porque um dos meus sites estava sempre a levar com ataques ddos e isso, com a versão paga, foi o remédio para o problema. Estou a gostar :)
Offline

Carlos Faustino 
Membro
Mensagens 396 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

5* CDN Cloudflare por acaso nota-se logo uma redução na carga como em ataques.
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Desculpem lá, mas não acredito nessa coisa, especialmente para mim que - desde há bem poucos dias - tenho sites em solo nacional.

A CDN é internacional, logo diminui a velocidade.


Para as pessoas que dizem que estão a sofrer ataques, pergunto:
- têm servidor próprio? se não, vai na volta o vosso alojamento é burro e não sabe configurar as coisas como deve ser para terem segurança
- têm servidor próprio? se sim, que medidas efetuaram para garantir proteção anti DDoS por software?


Tudo isso é importante e deve ser ponderado antes de mover os vossos serviços para terceiros.


Rui
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nós usamos a CDN no nosso jogo, é uma grande ajuda para distribuir os gráficos pelos nossos jogadores americanos, asiáticos, etc...
Offline

alexandrito 
Membro
Mensagens 37 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Tecnologias de Load Balancing e Proxy/Cache para aumentar a velocidade de user experience, e Alta-Disponibilidade

Com umas Firewalls (Layer7) e IPS (Intrusion Prevention System) de última geração consegues reduzir drasticamente o número de ataques

Estas tecnologias são sem dúvida uma das nossas prioridades.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Rui, em parte tens razão. Em vários casos não se justifica colocar numa CDN, sendo que um deles, é exactamente quem aloja em Portugal, para visitantes portugueses, já que a maioria das CDN´s não tem presença em Portugal.

Em muitos outros casos, em que a necessidade de uma serviço distribuído globalmente, com todas as vantagens que tal implica, a CloudFlare torna-se uma excelente oferta.

Quanto à protecção DDoS, muitos dos ataques são de uma dimensão que firewalls por software não conseguem suster. Alguns deles nem com firewalls de última geração como o alexandrito indica conseguem ser mitigados.
 
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Então se não conseguem... para quê mudar para a CDN?

O facto puro e duro é: se Anonymous conseguem deitar abaixo sites da CIA e da PJ (inter e nacional, respectivamente) uma CDN pouco ou nada faz.
Em suma: é fogo de vista.

Pode até parar uns ataquesinhos, mas garanto-vos uma coisa: se todos estiverem na mesma CDN, "ataquezinhos" à mesma CDN por várias pessoas vai surtir o mesmo efeito.


E para que não haja dúvidas: existem DDoS que simplesmente não se conseguem evitar nem proteger. Deal with it.


Rui
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Rui, uma CDN não é para proteger contra ataques DDoS, mas sim para distribuir conteúdo web por vários pontos do mundo.
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Rui, uma CDN não é para proteger contra ataques DDoS, mas sim para distribuir conteúdo web por vários pontos do mundo.

Mas parece que é para isso que alguns o usam:

Eu comecei a usar porque um dos meus sites estava sempre a levar com ataques ddos e isso, com a versão paga, foi o remédio para o problema. Estou a gostar :)


A forma de distribuir por todo o mundo é terem um operador/DC com bom peering...

Sinceramente se o vosso conteúdo é original não entendo como o vão distribuir por uma rede "pública" e ainda por cima gratuita.
É como a minha teoria do DropBox free... mas isso já seria offtopic.


Rui
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O cloudflare não é um CDN propriamente dito, é uma ferramenta que permite filtrar tráfego que seja prejudicial para os vossos sites. Até IP's de spammers por exemplo, podem ser bloqueados ou mostrado um código de verificação. Se o vosso servidor estiver offline, ele mostra o conteúdo que está espalhado pelos servidores deles e ainda poupamos trafego e recursos no servidor...

Esta é uma empresa séria, tem qualidade e até já foi elogiada pelo departamento de defesa dos estados unidos. A velocidade mesmo no serviço gratuito é excelente, quem tem conta premium tem mais opções para conter possíveis ataques ou trafego indesejado. Se verem o status do serviço, também é excelente: http://www.cloudflare.com/system-status.html

Eles "alojam" muitos e bons sites... até foram eles que estiveram a proteger o site dos lolzsec durante os últimos tempos, por isso não podemos falar em apenas proteção de "ataquezinhos" :) E como devem de entender, outros grupos tentaram certamente ataca-los ;)

Eu estou satisfeito com o serviço. Acabaram-se os problemas que eu tinha, como o site recebe visitas de paises como o Brasil e o site está na Europa, os visitantes de lá têm mais velocidade... e também era alvo de spam nos comentários... isto diminuiu bastante também.

Usem (usando os dns deles) e depois digam qualquer coisa :cool:
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado Celso, não os conhecia. Acho que vou experimentar num dos meus sites e ver. :)
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Depois de ler os vossos posts, fiquei com a ideia que no meu caso não vale a pena utilizar esse tipo de serviço. Isto porque os leitores do meu blog são maioritariamente de Portugal.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

A forma de distribuir por todo o mundo é terem um operador/DC com bom peering...

Se um site é acedido a partir de todo o mundo, uma solução como a CloudFlare é excelente. Por muito bom peering que tenha o DC, nunca será suficiente para fazer frente à distância.

Em relação aos ataques, só o facto de estar distribuído globalmente, permite que os ataques não tenham foco num só ponto, mas em vários (para sortirem efeito). Tal reduz a intensidade dos ataques, já que os recursos utilizados em cada ponto da Cloud é menor. Julgo que será esta a razão para se considerar uma plataforma com tamanha resiliência no que a ataques de Denial of Service diz respeito.