← SEO

Pagina com milhares de partilhas e backlinks não fica rankeada no Google

Lida 7228 vezes

Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ontem criei um artigo que recebeu um destaque elevado nas redes sociais e em outros blogs, mas por incrivel que pareça, nem a pesquisar pelo nome do meu blog a pagina aparece.


O artigo é este: http://biovolts.com/jogos/2672-comic-con-portugal
7 mil likes no facebook
80 no twitter
dezenas de links em outros blogs


Na pesquisa Comic Con Portugal aparece isto e não aparece a pagina :/
Até a minha pagina no G+ aparece.


O Robots.txt é este: http://biovolts.com/robots.txt
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Aqui aparece, não está muito bem posicionada, mas aparece!
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não é estranho isso, tendo em conta que a maioria das paginas que está à minha frente falam do artigo no Biovolts?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Parece-me claramente que o google vê o teu site como um site de baixa qualidade. Agora isto pode ser por muitos motivos, qualquer coisa que fizeste no passado. Ou então alguma falta de optimização do site, assim de repente não encontrei a metatag robots no header, o sitemap tem um erro na indicação da hora que o artigo saiu (um "Z" no fim?), pelo menos nunca tinha visto aquilo...

Mas não é normal teres artigos a linkar para ti e esses artigos estarem à tua frente.
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Em 2013 houve uma grande variação dos URLs no site, o que originou muitos Erros 404, será isso relacionado?

No WooRank o site tem um pontuação boa até: http://www.woorank.com/pt/www/biovolts.com

Quanto ao Sitemap, estou a usar o Xmap para o gerar, não sei como o Z foi lá parar.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Provavelmente, isso é modificação bastante agressiva se não for bem tratada com os respectivos redirect 301 para as novas urls... :/
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Tjda já tive um caso parecido...

A primeira coisa que te recomendo é que verifiques (duas vezes) tudo o que possa eventualmente estar a penalizar-te.

Em segundo, envia um pedido de reconsideração e explica tudo o que fizeste de forma bem detalhada. Mesmo que tenha sido só uma alteração de urls e correção de redirects, explica isso tudo, como estava antes, como ficou depois e como fizeste essa transição.

Foi exatamente isso que eu fiz e cerca de dois dias depois tinha os rankings todos de volta.

P.S. Importa dizer que se for uma penalização algorítmica (Pinguin ou Panda) só resolves depois de corrigir os problemas e não com pedidos de reconsideração.
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Muito obrigado pela resposta. Qual o site do Google para fazer o pedido de reconsideraçao  em PT, ou é no internacional?
Offline

NatureV 
Membro
Mensagens 25 Gostos 1
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fourth year Anniversary

Já vai em 12 mil likes! Muito bom : )
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Já estive a ler e rever as directrizes do Google, e sempre que tento aceder a um link para a pagina de reconsideração do Google, entro na pagina do webmaster tools na parte das penalizações manuais, mas não tenho nenhuma. Onde faço um pedido de reconsideração sem que tenha sofrido uma penalização manual?
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Tens a certeza que não sofreste uma penalização algorítmica?

Uma forma que tens de ver isto é através do analytics. Se tiveres sido penalizado, a determinada altura deverás ter sentido uma forte quebra nas visitas orgânicas. Compara por exemplo com as datas das atualizações conhecidas e verifica se coincidem com alguma quebra: http://moz.com/google-algorithm-change

Se tiver sido o caso, a primeira coisa a identificar é qual das atualizações levou à quebra, se foi o Panda ou o Pinguin.

Depois e mediante a atualização responsável, corrigires os erros que lhes dizem respeito. De uma forma muito superficial, o panda atacou conteúdo sem qualidade e o pinguim atacou os backlinks suspeitos. Como primeiro check up a cada um recomendaria, por exemplo, ver se existe conteúdo duplicado, conteúdo sem qualidade (thin content) e também um check up a backlinks suspeitos (com ferramentas tipo Open site explorer, Majestic SEO, etc).

Se se confirmar que tiveste uma destas penalizações, algoritmicas, não existem pedidos de reconsideração possíveis, o que tens de fazer é diagnosticar e corrigir os problemas ASAP e depois esperar que o Google atualize os rankings devolvendo ao site a sua posição natural.
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Obrigado pela resposta, a quebra coincide com as alterações no URL do site, primeiro com a mudança do forum em SMF para Kumena e depois com a alteração das categorias, onde o objectivo foi encurtar a URL. Neste exemplo, o URL em questão sempre foi esse biovolts.com/categoria/id-alias não houve mudanças.

6 de Setembro de 2012 ocorre a ultima quebra. Não existe nenhuma actualização nessa data.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Ok, nesse caso deve ter sido mesmo a alteração massiva das urls.

Quando eu tive um problema semelhante o Google ainda não tinha implementado as notificações de ações manuais no WT, ou pelo menos não de forma exaustiva, e quando enviei o pedido de reconsideração nem tinha a certeza de haver um penalty manual ou não - confirmaram-me que havia, e que o tinham retirado.

Fui ver agora o WT e de facto não encontro a opção de enviar um pedido de reconsideração quando não existem notificações de penalties. Isto faz sentido se não houver notificações "esquecidas" - acreditemos que não e que portanto o teu site não está penalizado.

Assim a única recomendação que te deixo é a de procurar corrigir os redirects se houver algum erro (verifica que endereços estão a dar 404 e faz o redirect 301 para as páginas mais apropriadas).

De momento não tenho mais ideias, deixa ver se mais alguém consegue sugerir algo. Boa sorte!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Também so me ocorre ser problema dos 404.. Vai ao WMT, vê todos os erros de 404 que ele tem registados e começa a fazer os 301 direitinhos
Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ok, muito obrigado pela ajuda.