← CMS - Gestores de Conteúdos

Quanto cobrar por site?

Lida 24222 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O Spec disse tudo, só se pode cobrar caro caso o wedesigner realmente tenha skills que justifiquem esse preço. Agora também é verdade que há pessoal que é enganado porque não percebe nada de webdesign e paga quantias enormes por trabalhos péssimos.
Offline

jota29 
Membro
Mensagens 19 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Concordo com os 300 euros se for algo realmente simples.

Depende totalmente do nível do design e do programador, podes dar mais detalhes?

É que tanto há sites por 100 euros como por 5000...
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Quando comecei a trabalhar como freelancer fazia assim:

  • Tinha um preço base ao qual nunca aceitaria fazer trabalhos. Este preço serve para cobrir o tempo que gasto para fazer a proposta ao cliente
  • Criação de design
  • Conversão para HTML+CSS
  • Adaptação a CMS / Programação
  • Tempo gasto na inserção de alguns conteúdos, aquisição de imagens, etc.
  • Colocação do projecto em ambiente de produção
  • Revisão de ocorrências, bugs, alterações finais

Algumas coisas podem parecer absurdas a alguns mas o tempo é dinheiro e se não cobrar por pequenas alterações / revisões vão consumindo tempo e no final são algumas centenas de euros de trabalho gratuito. Óbvio que o cliente não vai ver na proposta uma linha que diga revisão de bugs ou algo parecido mas é sempre cobrado.

No fundo tens de pensar bem no quanto precisas, quanto achas que deves cobrar, encontrar um consenso e não teres medo de apresentar a proposta. Quando comecei achava que cobrar 2000 euros por alguns sites simples era um tanto absurdo. Hoje compreendo perfeitamente porque cobram esse valor.

Já agora um nota para os principiantes, cada cliente tem o seu valor ;) se o cliente pretender baixar o preço tentem fazer uma avença mensal com ele, cobram um valor pelo projecto e outro valor mensal por manutenção do site.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sinceramente o que eu acho é que é preciso ter-se perfeitas noções de quando se é verdadeiramente um profissional, porque eu já vi pessoas que não são mais do que pseudo-profissionais a pedir quantias exageradas para realizar trabalhos básicos. Até dediquei um artigo a isso no meu blogue: A Proliferação Do Pseudo-Profissionalismo Na Internet.
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Sabes que grande parte do valor cobrado não está relacionado com a qualidade do trabalho mas sim com a forma como o vendes. Quem vende algo básico a preços altos é um excelente comercial.
Quantos sites não existem em que os clientes pagam 50 60 70 mil euros e várias empresas faziam o mesmo, possivelmente melhor, por menos uns 10 ou 15 mil euros.

O mesmo acontece comigo, tenho alguns anos de experiência, tenho conhecimentos no entanto recuso-me a fazer projectos como freelancer se forem abaixo dos 500 euros e mesmo com 500 euros tem de ser algo básico sem complicações a nível de programação. O motivo é simples, menos que 500 euros para mim não compensa o esforço.

No entanto quando comecei fazia o mesmo género de sites por 150 euros...
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

o governo pagou 99.500€ por um site em drupal, por isso basicamente podes levar o preço que quiseres, lol
Offline

skin 
Membro
Mensagens 200 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

o governo pagou 99.500€ por um site em drupal, por isso basicamente podes levar o preço que quiseres, lol

Em drupal com um template já existente, isso sim é o cumulo :P
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Em drupal com um template já existente, isso sim é o cumulo :P
90% das empresas que fazem negocios com o estado têm cunhas.... mas vamos voltar ao assunto original do topico...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sabes que grande parte do valor cobrado não está relacionado com a qualidade do trabalho mas sim com a forma como o vendes. Quem vende algo básico a preços altos é um excelente comercial.

Isso depende da perspectiva, pois eu posso dizer que quem vende algo básico a preços altos está simplesmente à espreita para se aproveitar daqueles que conhecem muito pouco o mercado.

Eu concordo que se deve pagar por trabalhos de qualidade, mas o preço só pode ser alto quando a qualidade do trabalho é também elevada.
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso depende da perspectiva, pois eu posso dizer que quem vende algo básico a preços altos está simplesmente à espreita para se aproveitar daqueles que conhecem muito pouco o mercado.

Eu concordo que se deve pagar por trabalhos de qualidade, mas o preço só pode ser alto quando a qualidade do trabalho é também elevada.

Concordo, mas para isso é necessário alguém externo para avaliar essa qualidade.
Pois o que para ti pode ser excelente para mim pode ser medíocre.
E há clientes que não percebem, ou pouco percebem, e como só vêm o aspecto visual, pode estar excelente, mas depois por trás, a nível do CORE ser uma trapalhada autêntica.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Concordo, mas para isso é necessário alguém externo para avaliar essa qualidade.
Pois o que para ti pode ser excelente para mim pode ser medíocre.
E há clientes que não percebem, ou pouco percebem, e como só vêm o aspecto visual, pode estar excelente, mas depois por trás, a nível do CORE ser uma trapalhada autêntica.

Pois mas isso ainda é mais complicado até porque o cliente comum não tem noções dessas, ele olha apenas para o design. De qualquer forma também existem pessoas competentes que podem analisar os aspectos mais técnicos da coisa.
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois mas isso ainda é mais complicado até porque o cliente comum não tem noções dessas, ele olha apenas para o design. De qualquer forma também existem pessoas competentes que podem analisar os aspectos mais técnicos da coisa.

Sim, claro.
Mas por exemplo, tu, sendo um comum cliente, não percebes nada de código, sabes lá se o trabalho foi feito com qualidade?
O trabalho pode até fazer tudo o que queres, e tu ficas satisfeito, mas isso não implica que tenha qualidade, pelo menos não no meu ponto de vista, por exemplo pelo motivo que mencionei no post anterior.

É claro que existem sempre pessoas competentes que podem analisar, mas convenhamos que o comum cliente não o faz, e não paga para o fazerem.


Concordo plenamente contigo que a qualidade deve ser paga e preços elevados devem corresponder a qualidade elevada, mas isso é subjectivo.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O que mais me chateia neste tipo de trabalhos é os clientes estragarem boas ideias e bons designs com ideias do seculo passado... mas enfim quando não se pode mudar a opinião do cliente é fazer o que o cliente pede..
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim, claro.
Mas por exemplo, tu, sendo um comum cliente, não percebes nada de código, sabes lá se o trabalho foi feito com qualidade?
O trabalho pode até fazer tudo o que queres, e tu ficas satisfeito, mas isso não implica que tenha qualidade, pelo menos não no meu ponto de vista, por exemplo pelo motivo que mencionei no post anterior.

É claro que existem sempre pessoas competentes que podem analisar, mas convenhamos que o comum cliente não o faz, e não paga para o fazerem.


Concordo plenamente contigo que a qualidade deve ser paga e preços elevados devem corresponder a qualidade elevada, mas isso é subjectivo.

Exacto eu sou um "cliente comum" limito-me a analisar o aspecto visual e as funcionalidades, mas o mercado funciona assim até porque a maior parte dos clientes não percebe de programação e como tal é um aspecto do trabalho que não consegue avaliar tão bem. De qualquer forma no que diz respeito ao design, aí já é mais fácil de distinguir um bom aspecto de um mau trabalho.
Offline

Grnetwork 
Membro
Mensagens 85 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Instalar e configura CMS's paga assim tão bem? Porra, tenho de deixar a programação de soluções à medida de parte que isso paga muito bem para quem não faz quase nada :|

@TiagoP
10 a 20 horas para instalar e configurar um script? Isso é trabalho para muito menos horas...

Nota: Aquilo que eu estou a dizer é a minha interpretação do que está a ser dito. Ou seja, usar coisas grátis e já feitas com o mínimo de desenvolvimento.

Um Cms é a ponta do icebergue, mesmo antes de se instalar um "script" Tem que comprar um dominio, configurar um dominio, Configurar o CMS, pois todos CMS "nunca de maneira alguma seria um site pronto" UM cms É uma estrutura de site. quem faz o site é você, que configura o site é voce tambem, quem desenvolve o Layout para um projeto pago, tambem deve ser feito pelo criador do site. Quem trabalhar com ferramentas de SEO "Que praticamente são os melhores em CMS" Tambem é o desenvolvedor do site.

Não desvalorize o trabalho que existe em um cms, como qualquer outros site, existe muito trabalho por traz, eu garanto que não é menos trabalho, porque desenvolver um  Layout do zero e original não é pra qualquer um. =]

10 a 20 horas é o tempo que gasto só no layout.