← SEM/AdWords

[Adwords] Proteção da Marca

Lida 14868 vezes

Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Então é o seguinte, estou a trabalhar com uma marca e um concorrente anunciou para as keywords "Nome_da_Marca", ou seja, quando se pesquisa por "Nome_da_Marca" aparece o anúncio deles.

Existe alguma forma de eu notificar a Google para solicitar a remoção do anúncio? Uma vez que eu não posso anunciar para marcas, entidades ou personalidades.

Alguém já teve uma situação idêntica?

Obrigado :)
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Então é o seguinte, estou a trabalhar com uma marca e um concorrente anunciou para as keywords "Nome_da_Marca", ou seja, quando se pesquisa por "Nome_da_Marca" aparece o anúncio deles.

Existe alguma forma de eu notificar a Google para solicitar a remoção do anúncio? Uma vez que eu não posso anunciar para marcas, entidades ou personalidades.

Alguém já teve uma situação idêntica?

Obrigado :)

Podem concorrer para a keyword não a podem é ter no texto do anúncio, será isso? Essa regra foi alterada há pouco tempo por acaso.
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Luís dá uma vista de olhos aqui:

http://support.google.com/adwordspolicy/bin/answer.py?hl=pt&answer=6118

Vou ler atentamente Ricardo, obrigado :)

Podem concorrer para a keyword não a podem é ter no texto do anúncio, ser isso? Essa regra foi alterada há pouco tempo por acaso.

Então espera, eu posso anunciar para a keyword "Nike" com (exemplo) "Compra aqui os teu ténis" a direcionar para o site da Adidas? Tinha ideia que não.

EDIT: Pesquisei por várias marcas e nenhuma delas tinha um anúncio adwords, era tudo resultado orgânico. Duvido que se possa fazê-lo.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Então espera, eu posso anunciar para a keyword "Nike" com (exemplo) "Compra aqui os teu ténis" a direcionar para o site da Adidas? Tinha ideia que não.

Sim.
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Sim.

Segundo o link que o Ricardo me enviou não o posso fazer. Além disso é muito estranho todas as pesquisas de marcas de renome só apresentarem resultados orgânicos. Senão todos os concorrentes iriam fazê-lo.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Segundo o link que o Ricardo me enviou não o posso fazer. Além disso é muito estranho todas as pesquisas de marcas de renome só apresentarem resultados orgânicos. Senão todos os concorrentes iriam fazê-lo.

Em portugal podes...

Queres exemplos, não consegues encontrar?
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Em portugal podes...

Queres exemplos, não consegues encontrar?


Olhei à minha volta e fui pesquisando as marcas que me fui lembrando e não encontrei nenhum anúncio adwords. Mas podes dar exemplos que é sempre bom para analisar.
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Tens razão Nuno.

"Regiões da UE e da EFTA: nas regiões da UE e da EFTA, não impedimos a selecção de marcas comerciais como palavras-chave. Contudo, em resposta a uma reclamação, a Google fará uma investigação limitada para determinar se uma palavra-chave (combinada com determinado texto do anúncio) não é suficientemente clara em relação à origem dos bens e serviços anunciados. Um exemplo poderia ser um anúncio que insinue falsamente a afiliação ao proprietário da marca comercial. Se determinarmos que é efectivamente confuso, removeremos o anúncio mencionado na reclamação."
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olhei à minha volta e fui pesquisando as marcas que me fui lembrando e não encontrei nenhum anúncio adwords. Mas podes dar exemplos que é sempre bom para analisar.

Tens de ir a mercados mais agressivos ;)

pesquisa:
credibom
cofidis


Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Interessante, não sei se hei de concordar ou discordar. Mas pronto assim sendo as marcas têm de se aguentar.

Vou começar a prestar atenção a isso, porque estamos a falar aqui de uma boa oportunidade. É que praticamente não encontro anúncios na pesquisa de marcas, tendo uma loja online que vende por exemplo tenis, posso anunciar para "tenis nike", "tenis adidas", etc, sem problema.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Interessante, não sei se hei de concordar ou discordar. Mas pronto assim sendo as marcas têm de se aguentar.

Vou começar a prestar atenção a isso, porque estamos a falar aqui de uma boa oportunidade. É que praticamente não encontro anúncios na pesquisa de marcas, tendo uma loja online que vende por exemplo tenis, posso anunciar para "tenis nike", "tenis adidas", etc, sem problema.

O problema é que quando te metes com as marcas, elas respondem. E vais ter de bidar bem alto para aparecer. Been there, é um jogo que não vais queres jogar, pelo menos sozinho. Mas enquanto elas não se apercebem e estiverem a dormir... Força!
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Um bom exemplo é a fnac que tem termos de divulgação na Internet esta sempre atenta e na vanguarda, que anuncia ate para os produtos dos concorrentes:



Podes ver aqui outro caso num artigo escrito pelo Nuno, na altura em que a Ensitel "caiu"

http://www.maistrafego.pt/caso-ensitel-o-que-um-webmaster-pode-aprender
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Em Portugal podes fazer isso sem problemas, o que já roça a utilização indevida de marcas é colocar o nome da marca num anuncio...

Ex "Ténis Nike" e apontar pó site da adidas... Mas por experiência própria o Google caga para os pequenos
Offline

luantdb 
Membro
Mensagens 138 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Eu recebi uma mensagem que de empresa a dizer para retirar o nome "Links patrocinados" da minha campanha do google, porque a empresa dele supostamente estava registada com esse nome lol

Entrei em contacto com o adwords e com um jurista para averiguar a situação, e como é uma palavra "abrangente", pode ser utilizada sim!

É o mesmo que alguém registar o nome "Água", ninguém mais pode utilizar esse nome?

Proibir de usar o nome "links patrocinados" porque uma empresa registou esse nome, chega a ser irónico! Na minha empresa leva o nome "***- marketing digital". Ninguém poderá usar o nome "marketing digital"? Não faz sentido!