← Desenvolvimento

O [meu] dilema do prefixo WWW

Lida 7490 vezes

Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Para algo que quero preparar para o meu site facilitava-me bastante se eu optar por me livrar do prefixo www ficando apenas com o domínio. Refiro-me ao WordPress 3 e à integração com o MU, que me permite ter uma única instalação do script e separação de posts entre o site principal e o blog. Ou seja, exemplo.net seria o site principal e blog.exemplo.net o blog.

Há quem defenda a remoção do www por várias razões, eu sinceramente não tenho opinião definida sobre isto. Por um lado fica-se com um domínio mais simples e fácil de publicar e nos dias de hoje o www já é um pouco redundante.

Mas a verdade é que ainda há muita gente leiga nestes assuntos e se eu escrever por aí exemplo.net, quantos irão perceber que é um endereço para um site? Refiro-me a pessoas comuns e não a malta como a que anda neste fórum pois esses sabem bem a diferença. Se no entanto escrever www.exemplo.net já não provoca qualquer interpretação errada. Claro que dependendo dos sites um gajo sempre pode colocar o http:// antes, por exemplo, num cartão de visita. Mas noutros contextos talvez não seja adequado.

Li também que ter um site a funcionar com exemplo.com e www.exemplo.com era mau para SEO. Ou seja, um deles deveria redireccionar para o outro e o site não deve funcionar na integra para ambas as hipóteses mas sim para apenas uma delas. Isto confere?

Um outro pormenor interessante que reparei ao publicar este post é que o www.exemplo.net é automaticamente tomado como um link e isso ajuda às pessoas a perceberem que podem clicar ali, enquanto que no caso do exemplo.net isso já não acontece.

Opiniões?
Offline

Katiero Porto 
Membro
Mensagens 85 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Antigamente eu gostava mais de usar o www. Hoje em dia não. Eu prefiro sem. Fica mais limpo.

Dependendo de como o servidor está configurado, e dependendo de como o seu .htaccess em si está, o site pode não funcionar sem o www.

Eu tenho o costume de nunca digitar o www, somente o domínio direto e fico surpreso com a quantidade de erros 403, 404 ou 500 que recebo.

Quando vamos instalar o WP este sempre seleciona esse fator do mesmo modo que digitamos na barra de endereços ao iniciar a instalação. Se digitar o www, ele inclui, caso contrário ele não coloca. Isso pode ser alterado no painel de administração a qualquer momento. O fato é que se usamos sem o www, e acessamos o site digitando o www, ele remove, e se usamos com o www e digitamos apenas o domínio, ele acrescenta. Ou seja, um direciona para o outro.

O meu site, http://katie.ro/ está hospedado na hostgator e funciona de qualquer forma, com e sem www. Isso acontece para sites estáticos simples na maioria dos hostings compartilhados que já usei. Podemos sempre remover o www na seção de gerenciamento de DNS, no entanto eu deixo como está.

Quanto ao WPMU, ai a coisa muda, isso porque cada novo blog seria um subdomínio, então não sei exatamente o que acontece com a configuração. Recomendo que faça uns testes.

O fato é que no Google Webmaster Tools tem uma opção onde podemos escolher como desejamos que apareça o nosso site no Google, com ou sem www. Para poder usar esta opção temos que adicionar e confirmar o domínio com e sem www.

Acredito que o Google sabe bem entender que www não se trata de um subdomínio com o mesmo conteúdo, como também ignorar isto para que não seja conteúdo duplicado. Não é o mesmo do que ter dois domínios para um site, o que realmente pode ser prejudicial se não for feito de maneira correta, anulando a indexação do conteúdo de um dos domínios.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Na minha opinião com o www. é melhor porque muita gente não sabe o que é o http:// e porque o www. é logo associado a um endereço. Uma coisa somos nós que estamos sempre na internet e já mexemos isto de olhos fechados e outra é os utilizadores normais de internet que nem sabem que o Internet Explorer é apenas um programa para navegar na web :lol:

O wordpress por defeito redirecciona de www.site.com para site.com (e vice-versa), por isso não há problemas sobre o conteúdo duplicado. O que realmente interessa é que se usares o endereço site.com, o utilizador ao aceder por www.site.com deve de ser redireccionado para o endereço que usas porque se mostra o mesmo conteúdo nos dois lugares podes ser penalizado.

Sobre a questão do Google considerar o www como um subdomínio, tenho 99.9% de certesas que não. Até eles têm www. no domínio e têm n milhões de sites nos seus resultados, têm que saber que um site com www. não é subdomínio.
Offline

dardevelin 
Membro
Mensagens 249 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

É isso mesmo que o Celso disse. Antigamente usava-se o www como subdomínio mas também não era exclusivo pois quando era realmente subdomínio encontrava-se é mais coisas do género ww1 ou www1 e não propriamente www.

Offline

civil 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

Concordo com o Celso. Eu costumo manter o www e depois redireccionar o non-www para o www.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu também uso o www, pelas mesmas razões apontadas pelo Celso, para a larga maioria das pessoas o www faz sempre parte de um endereço de Internet. E tenho os sites a reencaminhar o URL sem www para o com www.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O Pedro Dias da Google recomenda redireccionar um para o outro com um 301 para evitar conteúdo duplicado...
http://www.pedrodias.net/dominios-com-e-sem-www/

No entanto acho estupido se isto realmente for verdade...
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O Pedro Dias da Google recomenda redireccionar um para o outro com um 301 para evitar conteúdo duplicado...
http://www.pedrodias.net/dominios-com-e-sem-www/

No entanto acho estupido se isto realmente for verdade...


se bem percebi a ideia então também é estúpido o google considerar conteúdo duplicado através das tag e das categorias  :wink:
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3


se bem percebi a ideia então também é estúpido o google considerar conteúdo duplicado através das tag e das categorias  :wink:

:facepalm:

Isso tem alguma coisa a ver? lol

É claro que é estúpido! Então www.xxx.com não é o mesmo que http://xxx.com? lol
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

:facepalm:

Isso tem alguma coisa a ver? lol

É claro que é estúpido! Então www.xxx.com não é o mesmo que http://xxx.com? lol

Na verdade podes muito bem ter um site em xxx.com e outro completamente diferente em www.xxx.com. Por isso é que o Google pode considerar conteúdo duplicado. Parece parvoice mas acho que é assim que o Google "pensa".
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Na verdade podes muito bem ter um site em xxx.com e outro completamente diferente em www.xxx.com. Por isso é que o Google pode considerar conteúdo duplicado. Parece parvoice mas acho que é assim que o Google "pensa".

Como?

Subdomínio? Acho que o Google ainda consegue destingir um simples www. para um subdomínio www.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Como?

Subdomínio? Acho que o Google ainda consegue destingir um simples www. para um subdomínio www.

O que consideras ser um simples www? É a mesma coisa que um subdomínio. www.xxx.com é igual que qualquercoisa.xxx.com, ambos são subdomínios, simplesmente o www é o "standard" mas na prática são ambos subdomínios.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Outro argumento para reencaminhar um para o outro é que os maiores sites da net fazerem-no. google.com, google.pt, facebook.com, wikipedia.org, ..., todos reencaminham para www.dominio.com. Até o Twitter o faz, mas ao contrário, se escreveres www.twitter.com reencaminha para twitter.com.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

:facepalm:

Isso tem alguma coisa a ver? lol

É claro que é estúpido! Então www.xxx.com não é o mesmo que http://xxx.com? lol

penso que o Rodrigues já explicou parte da solução  :lol:

A outra parte é simples, então como tu falas o site.com/tag/post e site.com/post também não são a mesma coisa? são, ou seja o conteúdo é o mesmo mas no fundo não é a mesma coisa para o google e não só...
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Penso que é preferível teres o www. antes do domínio e o redireccionamento 301 activo.

Isto porque, como dizes:

- É mais fácil de perceber que se está a falar de um site.

- quando escreves www em muitas plataformas é logo reconhecido como um dominio