← Domínios

SEO: domínios ".com.pt" vs "outros"

Lida 7610 vezes

Offline

Mikemix 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Uma dúvida existencial... :)

Se queremos desenvolver uma web temática, e que esteja bem posicionada no mercado nacional, por exemplo numa keyword especifica "peixes".

Qual seria o melhor ponto de partida...
A) um domínio ".com" composto? ex. (tudopeixes.com)
B) um domínio ".com.pt" directo? ex. (peixes.com.pt

A realidade é que no Google dificilmente aparece um ".com.pt" bem posicionado, será porque ninguém os desenvolve, ou será que as "aranhas" do Google nem não os tem muito em conta???

Alguém com experiencia nestes domínios ou que tenha alguma teoria?

Abraços!  :)


Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

A questão das TLDs não tem influencia no posicionamento, mas o peixes. tem muito mais potencial sem duvida..
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

ou então por custarem 20/25€ ano e o pessoal apostar mais nos .com/.net etc mais baratos ;)
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

o .com.pt só fica bem posicionado no google.pt, pelo menos com um domínio que já tive era assim. no google.com.br aparecia na 4ª página.
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

seja o .com ou o .com.pt ou mesmo outras extensões como por exemplo peixes.la, não é o factor de qual TLD que vai decidir um melhor posicionamento ou não...

Conteúdo de qualidade, backlinks relevantes e bons, e o factor tempo para ganhar confiança aos olhos dos motores de busca. É isto realmente o mais importante do que o TLD em si.

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

o .com.pt só fica bem posicionado no google.pt, pelo menos com um domínio que já tive era assim. no google.com.br aparecia na 4ª página.
É logico que se usas .com.pt queres te "atirar" ao mercado portugues e não ao brasileiro....
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

usando os mesmos metodos das outras tlds quando criamos um site os .com.pt para o google.pt indexa bem?ter um bom domínio indexado no .pt não quer dizer que o .com.br esteja também nas primeiras paginas certo?
Offline

Mikemix 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

...acho que há aqui algumas confusões.

Uma coisa é o Google.com e outra é o Google.pt. Indexar bem um site numa palavra portuguesa "premium" no Google.com só se tiveres um TLD .com ou .com.br Para indexar no Google.pt se tiveres um TLD .com ou .pt também indexas bem, a minha dúvida é se os .com.pt indexam bem?

Podem discordar (é só a minha opinião), mas para mim o dominio tem um 30/40% de peso no algoritmo de indexação do Google.

As teorias, dos bons conteudos, backlinks, "truques" SEO, ...etc, são derrotadas quando aparecem TLDs .pt (dos amigos do INPI) quase sem conteudo e em dois dias estão indexadas no primeiro lugar do Google.pt ...e, amigos, essa é a realidade neste momento!

seja o .com ou o .com.pt ou mesmo outras extensões como por exemplo peixes.la, não é o factor de qual TLD que vai decidir um melhor posicionamento ou não...
:shock: Nem 8 nem 80 ....indexar em primeiro lugar no Google.pt uma web com dominio .la??? Nem que seja uma web top em conteudo e em SEO, do meu ponto de vista é impossivel :!: (...na minha humilde opinião claro ;) )

Abraços! :)
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

:shock: Nem 8 nem 80 ....indexar em primeiro lugar no Google.pt uma web com dominio .la??? Nem que seja uma web top em conteudo e em SEO, do meu ponto de vista é impossivel :!: (...na minha humilde opinião claro ;) )

Não sabes o que falas mesmo.... eu tenho um site .la em 2º lugar no google.pt para uma keyword com muito trafego. Volto a repetir o TLD não interessa qual é, interessa sim o conteúdo do site, backlinks de qualidade e factor tempo.
Offline

Mikemix 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Não sabes o que falas mesmo.... eu tenho um site .la em 2º lugar no google.pt para uma keyword com muito trafego. Volto a repetir o TLD não interessa qual é, interessa sim o conteúdo do site, backlinks de qualidade e factor tempo.

Se assim é, peço desculpa e retiro o que disse. :-# Estamos sempre a aprender!

Podes partilhar que keyword é?
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tal como já foi discutido noutros tópicos, a extensão (TLD) não tem qualquer peso nisto. A única diferença é que as pessoas conhecem mais facilmente um .com que um .com.pt, mas em termos de SEO o que é mais importante são as keywords no nome do domínio, não a extensão.
Offline

lossehelin 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Rodrigues. Concordo com quase tudo o que disseste, mas na minha opiniao acho que a extensao tem algum peso... falo por experiencia propria
Offline

Mikemix 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Tal como já foi discutido noutros tópicos, a extensão (TLD) não tem qualquer peso nisto. A única diferença é que as pessoas conhecem mais facilmente um .com que um .com.pt, mas em termos de SEO o que é mais importante são as keywords no nome do domínio, não a extensão.

Na teoria estou totalmente de acordo, principalmente nas keywords do nome do dominio! Mas a dúvida é...

...por ex. no caso do site do Algarve que tens. O mesmo conteudo num "algarve.pt" achas que não estaria melhor indexado?
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O TLD tem o seu peso e pode ser determinante em determinados nichos mais concorridos. De qualquer forma outras variáveis poderão ajudar a ultrapassar (ou minorizar) a desvantagem.

Wedding Planning no google.ie e google.co.uk:

http://www.google.ie/#hl=en&source=hp&biw=1366&bih=514&q=wedding+planning&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=c6fd895ff184468a

http://www.google.co.uk/#sclient=psy&hl=en&q=wedding+planning&aq=1&aqi=g4g-o1&aql=&oq=&gs_rfai=&pbx=1&fp=5041473e231b710e

Outro indicador forte que reforça a importância do TLD quando se pretende segmentar localmente é o facto do Webmaster Tools não permitir segmentar o Local do site / domínio caso este seja formado  por um TLD geográfico, ou seja, um .pt está efectivamente ligado a Portugal e em teoria será mais vantajoso escolher o dominio.pt ou .com.pt face ao dominio.es ou dominio.ie se o nosso objectivo for obter posições no google.pt.

Na teoria estou totalmente de acordo, principalmente nas keywords do nome do dominio! Mas a dúvida é...

...por ex. no caso do site do Algarve que tens. O mesmo conteudo num "algarve.pt" achas que não estaria melhor indexado?


Presume-se que queiras dizer posicionado e não indexado. A indexação não está directamente relacionada com o TLD.

Em termos de posicionamento acho que o Algarve.com.pt não perde para o Algarve.pt uma vez que são os dois .pt. Ainda assim deixo o Rodrigues pronunciar-se :D
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

...por ex. no caso do site do Algarve que tens. O mesmo conteudo num "algarve.pt" achas que não estaria melhor indexado?

Não, ambos estariam em igualdade, a diferença é que p .pt é mais fácil de decorar que o com.pt, mas em termos de SEO seria igual para ambos.