← Hosting

Disaster Recover Plans

Lida 1507 vezes

Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Olá a todos, este tópico destina-se aos providers que andam por aqui.

A minha empresa tem um serviço muito critico.
Com a entrada em novos mercados como o americano estão-nos a pedir informações sobre o nosso plano de contingência em caso de catastrofe natural ou algo parecido no datacenter.

O que é certo é que o nosso provider não nos ajudou com isto estando na iminência de perder muitos servidores físicos, mais os que seriam necessários para manter essa estrutura futura de desastre.

O que peço aqui é:

Apresentem-me sugestões de planos a implementar pela vossa parte com os respectivos preços.

Preciso de coisas como redundância de dados em localizações diferentes, não sei o mínimo de distancia aceitável mas diria uns 200km talvez. Em países diferentes talvez fosse o ideal, mas aí talvez a redundancia de dados seria complicada...
Redundancia de IP instantânea, isso é possível ? Ou seja o IP que aponta para o datacenter 1 passar imediatamente para o datacenter 2 em caso de falha do primeiro ? A opção de alterar o IP no DNS não é muito aceitável, no entanto não sei se o que peço é possível.


Assim de repente estas são as minhas duas maiores preocupações, lembrem-se actualmente são dez máquinas físicas, para um segundo site teríamos de ter um mínimo de 6, mais os custos de replicação e manutenção. Penso que já é um valor bastante elevado.

Só uma ressalva, não sou eu que decido no entanto tenho uma palavra a dizer, este pedido foi enviado para vários providers nacionais mas achei que devia dar uma chance aqui no +t .

Obrigado
Fico a aguardar
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Algumas questões:

- Quão importante é a continuidade do negócio? Disponibilidade 99,95% a 100%?
- O principal objectivo deste plano será a protecção de dados ou também alta disponibilidade?
- Sendo requisito alta-disponibilidade, as aplicações já estão preparadas para esse efeito? Que tipo de aplicações são, sites estáticos, dinâmicos...
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

não sei se é melhor continuar esta discussão em privado ?

tens skype ? hrpoliveira
Offline

alexandrito 
Membro
Mensagens 37 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Já passei por alguns clientes grandes e montar infra-estruturas de DR pode ser um processo muito complexo.

A largura de banda prevista e desenho da arquitetura é um processo muito crítico para o DR.

Não me querendo alongar muito mais sobre esta matéria caso pretendas discutir o assunto mais em detalhe poderemos discuti-lo em Private.

abs