← Desenvolvimento

O desesperado precisa de ajuda na escolha de qual projecto começar!

Lida 5987 vezes

Offline

Bito 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

No seguimento do tópico que abri anteriormente, de nome "Empreendedor Desesperado", venho pedir a vossa ajuda para escolher pelo qual projecto devo começar, tendo em conta os meus recursos e o potencial dos projectos.

Bom, vou então delinear os projectos por onde penso que posso começar, e no final do post, listo os recursos que já tenho, como templates e scripts:

# forumtomar.com


Objectivo: Ser um portal da cidade de Tomar, onde quero incluir notícias, fórum e zona de classificados, os quais podem ser incluídos no fórum.
Público-alvo: Residentes de Tomar especificamente, mas também turistas de outros países
Design: fiz um banner/header eu mesmo, e penso que seja mais ou menos isto que quero que fique, mas com mais umas melhorias
Script: Tenho uma licença Vbulletin Publish Suite 4, mas como tenho mais projectos idênticos a este não sei pelo qual devo começar.
Problemas: Não sei ao certo quais as categorias do fórum que hei-de criar, talvez secção Geral, depois fórum de Freguesias, sendo cada sub-forum para cada freguesia, depois fórum para cultura, ensino, política, empresas e feedback das mesmas. É neste ponto que estou mais encalhado que me impede de lançar o site, tirando o problema do script.           


# lexusclubpt.com


Objectivo: Ser um portal de entusiastas e proprietários de Lexus em Portugal, um vulgo car club, mas que do qual quero fazer algo mais requintado e profissional, mas para começar, um simples portal com notícias relacionadas com a Lexus, e fórum.
Público-alvo: Portugueses proprietários de Lexus, e em segundo lugar os entusiastas Lexus
Design: Um colega aqui do fórum fez-me o logotipo e um header, portanto essa parte está coberta.
Script: Vbulletin também, mas como disse, não sei em que site usar primeiro.
Problemas: Poucos, apenas me falta seguir para a frente com o projecto, criatividade em criar as categorias do fórum, e também escolher se utilizo o Vbulletin aqui ou noutro domínio.

# nightfacts.com
Tenho bastante conhecimento nesta matéria, mas ainda falta algumas coisas a este projecto para começar.

Objectivo: CMS com notícias, eventos, artistas, editoras, agentes, tudo o que envolva o mundo da noite, mais virado para a dance scene mas com espaço para outras vertentes.
Público-alvo: Todo o mundo
Design: Nada estudado nem sondado ainda
Script: Wordpress, pelas minhas pesquisas parece-me o mais flexível e fácil de usar
Problemas: Falta design, o domain name parece-me um pouco batido e fora de contexto tendo em conta o objectivo, mas quando o comprei não me lembrei disso. Pode ser um problema mas nada de grave julgo eu.

# track-spirit.com


Neste site já tive uma loja online de peças JDM para automóveis, mais especificamente de competição, viradas para track-days, mas peças mais exóticas, dificeis de encontrar. Pretendo voltar a reabrir a minha actividade neste ramo, começando online, e depois loja física.

Objectivo: Loja online onde coloco os produtos à venda, também CMS com notícias e categorias, onde posso colocar conteúdo de cada marca que represento, eventos em autodromos, conteudo importante de foruns e comunidades do estrangeiro ou que se engloba no mercado, mesmo que isso implique dar ideias à concorrência. Pretendo vender, mas ao mesmo tempo dar a conhecer ao mercado coisas que normalmente não vêm cá que é a cultura de circuitos, algo que abunda no mercado japonês e que tenho algum conhecimento.
Público-alvo: Todo o mundo, seria em inglês, e uma secção portuguesa posteriormente, e mais tarde secção em francês, e mais linguas no futuro, dependendo dos custos vs ganhos.
Design: Logotipo já tinha, tenho até material promocional já feito, por isso vou-me manter neste design.
Script: CMS com loja online


# pontorural.com


Este site é o da empresa dos meus pais, onde sou gerente.
Objectivo: loja online, e também secção de nóticias.
Público-alvo: Portugal
Design: pode-se ver já na página de introdução e o brevemente online, tendo já criado página facebook, mas ainda sem conteúdo digno.
http://pontorural.com
Script: talvez consiga usar um da lista que vou colocar abaixo na minha lista de recursos.
Problemas: falta-me implementação do script, no qual estou indeciso, e começar a inserir produtos na loja online, fazer as páginas habituais numa loja online como o Sobre Nós, Termos e Condições, Contacte-nos, etc.


RECURSOS:

1 licença Vbulletin Publish Suite 4.0
1 wordpress theme: http://themeforest.net/item/slash-wp/701905
1 wordpress theme: http://themeforest.net/item/king-size-fullscreen-background-wordpress-theme/166299
1 opencart theme: http://themeforest.net/item/zeta-shop/470766
1 script de galeria: http://activeden.net/item/portfolio-multi-media-tab-gallery-with-admin-as3/84963
1 template de facebook fan page: http://activeden.net/item/facebook-fan-page-multimedia-template/168133
1 wordpress theme: http://themeforest.net/item/tutsplaza-premium-community-theme/113225
1 cms com loja: http://activeden.net/item/universal-full-template-with-shop-cms-and-2-skins/105443

Com estes recursos talvez consiga fazer alguma coisa, mas se for preciso algo mais e que seja aconselhado, também posso adquirir, mas queria evitar essa parte de momento.



E é isto pessoal.

Opiniões precisam-se! Por que projecto devo começar, que me possa ser mais fácil de concluir e manter, e passar ao próximo, não esquecendo a rentabilidade...

Obrigado desde já a todos pela ajuda.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas!

Sinto muito se te confundi no teu outro tópico.

O que queria dizer era o seguinte:

AGE!

Visto o que apresentaste agora aqui, digo o seguinte:

Em especifico, e com vista a rentabilidade, recomendo que apostes numa das lojas. Os projectos anteriores (noite, lexus e forum tomar) são projectos que provavelmente somente serão rentabilizados com publicidade e a médio / longo prazo.

Com a loja operacional e pronta a receber encomendas, a rentabilização encontra-se de seguida (após promoção e divulgação nos canais apropriados)

Para além disso os outros são projectos mais dificeis de atingir velocidades de cruzeiro quer pelo mercado limitado (Tomar tem pouco mais de 15k habitantes), quer pela dificuldade de actuailização (um site sobre a noite a nivel mundial não é fácil/barato em tempo, de actualizar).

Dos forums o que me parece mais "fácil" de rentabilizar é o do Lexus. Contudo tens de tentar targetizar o mercado demográfico desta marca. A minha percepção é de que é um mercado mais idoso e não faz muitos apaixonados, como outras marcas com mais notoriedade.

---

Tb não vejo nenhum problema em avançares com todos estes projectos. Se dedicares 20 semanais a esta vida (se fizeres disto full time ainda tens mais tempo) tens 4 horas para cada projecto.

Repito o que disse no inicio e no post anterior:

Pensa menos e age! :)

Fica bem e felicidades!
Offline

Bito 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Como disse no outro tópico, não me confundiste, pois percebi perfeitamente a tua mensagem, e agradeço-te!  :grin:

Ao fórum Lexus, sei que o público-alvo é pessoal mais idoso, e vai ser mais dificil rentabilizar do que um fórum Bmw por exemplo. É um nicho pequeno, mas desta maneira é só meu, se não aparecer mais ninguém!  :lol:

Obrigado pela opinião cjseven!
Offline

pmra 
Membro
Mensagens 155 Gostos 1
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Olha um conterrâneo...
O mais fácil de rentabilizar será mesmo as lojas online devidamente estruturadas e publicitadas. Penso eu...
O projecto do clublexus acho-o interessante e talvez com futuro, mas é preciso tempo e conteúdo para ir avançando.
Um projecto sobre a noite tem alguma concorrência, mas se apresentar alguma coisa que o diferencie, talvez tenha hipóteses.
Quanto a um forum sobre Tomar, deve ser um bocado difícil de rentabilizar. Penso que já existirá alguma coisa do género gerido por um dos jornais da cidade. Já existem alguns blogs com muita informação diária sobre a cidade e por isso pouco espaço de manobra. Eu por exemplo tenho o linhaceira.net e para ter algum tráfego tive de começar a escrever sobre temas mais genéricos ou artigos de opinião. É dificil de conseguir muito trafego neste tipo de projectos.
Cria conteúdo, vê o que gostas mais e depois de algum tempo faz uma auto avaliação dos teus trabalhos e verifica o que te dá prazer e que também é rentável.

Bom trabalho!
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Olhando para os projectos e para o recursos não percebi muito bem para que queres os temas de galeria, o tema tutsplaza pode ser útil.

O melhor é pegares num mais com um publico alvo mais abrangente e trabalhares esse, só depois avançar.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Como disse no outro tópico, não me confundiste, pois percebi perfeitamente a tua mensagem, e agradeço-te!  :grin:

Ao fórum Lexus, sei que o público-alvo é pessoal mais idoso, e vai ser mais dificil rentabilizar do que um fórum Bmw por exemplo. É um nicho pequeno, mas desta maneira é só meu, se não aparecer mais ninguém!  :lol:

Obrigado pela opinião cjseven!

Entrar em nichos pequenos porque estão pouco explorados não sei se será o melhor caminho.
Se não estão explorados é por algum motivo. Outra coisa é se vocacionares a rentabilização para esse alvo com alguma afiliação interessante.
A loja online é uma boa ideia, eu tenho uma e rentabiliza bastante bem, mas esse nome track-spirit não faz pensar à primeira vista que é uma loja, lembra mais um tracker de p2p  :superlol:

Sendo projectos tão divergentes acho que a loja será o mais rentável mas também o que mais tempo vai exigir, falo por experiência. Um fórum se for bem organizado e arranjas colaboradores mantém-se sozinho.
Offline

Carlos Azevedo 
Membro
Mensagens 159 Gostos 13
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Se queres uma rentabilização a curto prazo e digo ja para amanhã  :grin:, começa pela loja online  :superlol:

É onde realmente invisto e dedico as minhas horas de trabalho, todos os outros projectos de foruns, sites, blogs são projectados a medio/longo prazo e neste momento ainda estão com pouca publicidade e apenas os encaro como um hobby.

Acredita que o mundo do ecommerce traz bons lucros a curto prazo,  mas não penses que os clientes caiem do ceu ou de uma simples pesquisa do google, como em tudo na vida o sucesso é sinonimo de muito trabalho e dedicação e para teres bom trafego na tua loja vais ter de bater a muitas portas e uma unica loja online dá muito trabalho e requer muita dedicação da tua parte, logo é bom que esqueças um pouco os outros projectos para já.

Se gostas mesmo da loja e queres alcançar bons ganhos, dedica-te à loja e quando ela finalmente estiver a dar o retorno que precisas então ai avança para outros projectos com mais calma. Acho que estas a querer tudo e no fim vais acabar por não querer nada.

Boa sorte para os teus objectivos.
Offline

Bito 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

A loja online dá trabalho também, e não serve de nada se não for promovida. Felizmente, onde sou bom é em saber onde promover, e como promover, e onde encontrar o meu público-alvo. Ao longo destes anos, tenho notado que é nessa vertente que me destaco.

Vou esperar por mais opiniões.

Obrigado aos que já comentaram!  :obrigado:
Offline

nandotx 
Membro
Mensagens 1012 Gostos 1
Feedback +9

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu apostava na loja online, sem dúvida!

Aliás, tivesse eu ideia de um bom nicho para criar uma e apostava na hora.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Eu apostava na loja online, sem dúvida!

Aliás, tivesse eu ideia de um bom nicho para criar uma e apostava na hora.

Ideias? Há muitos nichos bons, alguns mais explorados que outros. O importante é marcar a diferença, ou vender algo quase exclusivo ou vender de forma inovadora.
Uma loja online é como uma loja fisica, requer muito trabalho e dedicação. Manter os clientes contentes não é fácil e cada vez estão mais exigentes.
Em practicamente qualquer nicho se a loja tiver bons preços, boa qualidade de productos e um serviço ao cliente atento e eficiente, terá sucesso concerteza. Cada vez as pessoas procuram mais as lojas online e compram comodamente desde casa.
Bons preços+bons productos+ entrega rápida+ bom atendimento = sucesso garantido.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu apostava na loja online que tens. Parece-me um bom nicho de mercado e com potencial. Normalmente quem faz track-days tem poder económico. Por outro lado acho que também devias apostar no forum da Lexus, que apesar de não haver pessoal com Lexus nos track-day's, poderá ser uma forma de publicidade à loja.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Desculpa a demora, acho que finalmente tive um tempo para vir opinar... :) Aqui vai a minha opinião, depois do teu tópico, sobre a tua situação actual.

Eu apostaria na loja track-spirit. Parece ter um retorno mais rápido que qualquer outro projecto. Fazer stock de alguns produtos mais procurados e começar a divulgar em sites lá fora e mesmo cá em Portugal. Acho que a pessoa mais indicada para te indicar uns sites porreiros para anunciar é o Rui Augusto, pois da área percebe ele.

A nível inicial, irias precisar de:
- Pequeno stock;
- Design da loja;
- CMS (eu apostaria também num blogue Wordpress, com alguns artigos relevantes, com o mesmo design da loja);
- Publicidade: facebook, publicidade directa e adwords;
- Serviço de SEO - fica a teu critério.

Nos outros projectos não encontrei grande potencial. A não ser a loja "Ponto Rural", que se é da empresa onde trabalhas, podes combinar comissões e começar a vender online. Parece-me ser um mercado um pouco limitado, mas quem sabe.

Fórum Tomar: como o cjseven disse, uma cidade tão pequena não merce o esforço. Na minha opinião, é um site que deves esquecer.
Clube Lexus: seria interessante fazer um clube online/offline com encontros mensais, com pagamento de quotas para criação de eventos, etc. Mas parece-me ser um pouco limitado (a marca Lexus não é certamente a marca mais procurada pelos Portugueses). Um fórum associado a uma marca como a Ford, Mazda, BMW, Audi alavanca-se mais rapidamente devido à forte presença deles nas estradas portuguesas.
NightFacts: não é um nicho rentável e é um nicho que exige muito a nível editorial. Festas acontecem todas as noites, em todas as cidades. Acho um pouco exigente demais fazer reportagens, galerias, sobre todas essas festas. Mas o domínio é muito bom, curto, brandable... Acho que ainda podes fazer alguma coisa dele.

Procura focar-te em nichos mais pequenos e não compres recursos à toa. O Wordpress é grátis e, por aí fora, encontras templates fantásticos a preço ZERO. Acho que podes aproveitar o dinheiro que irias gastar num determinado template e investir em publicidade, por exemplo.

Existem alguns nichos porreiros para investir neste momento cá em portugal... só se fala em crise, governo, poupar... tenta encontrar algum assunto que aches interessante e avança na sua construção. Se tens algum dinheiro para investir, a construção de lojas online com produtos importados e tempos de entregas >24h é uma boa possibilidade. Uma sugestão de produtos: produtos que te ajudem a poupar dinheiro! (sim, eu sei que esses produtos são todos tangas para gastares dinheiro, mas o povo gosta disso)

Lembras-te do Fuel Shark? :lol: Vendeu-se muito bem... :)
Offline

Bito 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Obrigado Diogo. Maior parte da tua análise vai de encontro com o que penso, e sinceramente tenho tendência a começar no track-spirit.

As tuas sugestões de novos nichos, são boas, mas eu já tentei começar um nicho desses menos "justos" para os clientes, mas não consegui. Não consigo vender ou criar algo que não traga algo de bom ou útil ao mercado.
Deixo esses nichos para outros!  :grin:
E eu agora, vocês prescreveram-me a receita de me focar apenas num site por agora! Portanto, seguindo os vossos conselhos, e o meu instinto, vou começar na track-spirit.  :grin:
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

devias encontrar um parceiro para te ajudar nas questões que não dominas....depois ajudo-te nisso.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Obrigado Diogo. Maior parte da tua análise vai de encontro com o que penso, e sinceramente tenho tendência a começar no track-spirit.

As tuas sugestões de novos nichos, são boas, mas eu já tentei começar um nicho desses menos "justos" para os clientes, mas não consegui. Não consigo vender ou criar algo que não traga algo de bom ou útil ao mercado.
Deixo esses nichos para outros!  :grin:
E eu agora, vocês prescreveram-me a receita de me focar apenas num site por agora! Portanto, seguindo os vossos conselhos, e o meu instinto, vou começar na track-spirit.  :grin:

Foca-te na loja, um sistema muito usado ultimamente é o prestashop que é gratuito e possui muitos addons.
Boa sorte!