← Projectos

sms-a-borla.com | Envia SMS Grátis

Lida 28716 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Muito bom projecto parabéns.
Offline

MiguelT 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Diogo, comentei o tema da internacionalização só para te alertar no caso de estares interessado em expandir ou de conseguir capital no futuro.
Este mês assisti (em Espanha) a um encontro de empreendedores online onde estavam alguns dos "big boys" do capital de risco que comentaram a importância de pensar na internacionalização quando se começa um projecto. Um até comentou que teve de gastar um milhão de euros :shock: extra porque o domínio com que iniciou o projecto não servia para se expandir... Claro que são outros voos, mas nunca se sabe.
Boa sorte para o projecto! :)
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Parabéns pelo trabalho e pela ideia, leva o meu voto para "site do mês".

No design do site, já aqui disseram e acho também que o vermelho no cabeçalho não é uma boa ideia. Não é bem visível.

Uma coisa a corrigir:
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Parabéns pelo trabalho e pela ideia, leva o meu voto para "site do mês".

No design do site, já aqui disseram e acho também que o vermelho no cabeçalho não é uma boa ideia. Não é bem visível.

Uma coisa a corrigir:



já agora aqui fica a resolução

ficheiro: template1.css (linha 287)

.caixa1-meio {
    width: 502px; - mudar para 503px
}


 :wink:
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4


já agora aqui fica a resolução

ficheiro: template1.css (linha 287)

.caixa1-meio {
    width: 502px; - mudar para 503px
}


 :wink:

Ai essa semântica :)
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ai essa semântica :)

então porque?  :-P

resolve de forma simples e rápida  :lol:


tb pode alterar
padding-right: 20px; - para 21px  :grin:
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Bom, demorou um pouco (na realidade bastante mais) que o previsto, mas está finalmente operacional! :)

Houve aqui um período que, por distracção minha, o site não estava a dizer que não estava operacional, de modo a que houveram algumas SMS submetidas que nunca chegaram ao destino. Vale o que vale, mas se isto for visto por alguma dessas pessoas, as minhas desculpas.

A demora prendeu-se com o facto de ter metido na cabeça que queria desenvolver um webservice para interagir com o sistema (via WSDL\SOAP). Curiosamente o cliente em JAVA para ir buscar as SMS custou-me mais a desenvolver que o servidor...

Isto tudo durante a época de exames, por si só tipicamente complicada.

Mas está finalmente operacional, a ver se agora consigo que a divulgação\rentabilização do projecto acompanhe a evolução técnica.

Numa segunda nota, haverá interesse no desenvolvimento de um plugin para o WordPress para a divulgação de artigos via SMS? Do género no final de cada artigo, colocar um input para divulgação do artigo via SMS. Ou é demasiado intrusivo?
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bom, demorou um pouco (na realidade bastante mais) que o previsto, mas está finalmente operacional! :)

Houve aqui um período que, por distracção minha, o site não estava a dizer que não estava operacional, de modo a que houveram algumas SMS submetidas que nunca chegaram ao destino. Vale o que vale, mas se isto for visto por alguma dessas pessoas, as minhas desculpas.

A demora prendeu-se com o facto de ter metido na cabeça que queria desenvolver um webservice para interagir com o sistema (via WSDL\SOAP). Curiosamente o cliente em JAVA para ir buscar as SMS custou-me mais a desenvolver que o servidor...

Isto tudo durante a época de exames, por si só tipicamente complicada.

Mas está finalmente operacional, a ver se agora consigo que a divulgação\rentabilização do projecto acompanhe a evolução técnica.

Numa segunda nota, haverá interesse no desenvolvimento de um plugin para o WordPress para a divulgação de artigos via SMS? Do género no final de cada artigo, colocar um input para divulgação do artigo via SMS. Ou é demasiado intrusivo?

Seria uma grande ideia... Nunca é demais receber notificações em tempo real em todos os dispositivos que tenha-mos a mao... E para quem nao tem ou nao gosta de andar com iPhones e mt mais pratico erceber sms do que ver o mail no telefone...

Julgo que serias o developer do tal plugin, que usaria a tua plataforma?

Vai em frente...
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Bom, algumas modificações estruturais no projeto. :)

Infelizmente entre curso e trabalho, cheguei à conclusão que não conseguiria dar o encaminhamento adequado ao projeto (muitaaa falta de tempo). Muito me surpreendeu, após ter apresentado aqui o projeto, ter sido contactado por 3 organizações diferentes com propostas de apoio no desenvolvimento desta aplicação (e com visões diferentes para aplicações da mesma).

Infelizmente nenhuma delas se "chegou à frente" em termos financeiros - e eu nesta fase da vida não me posso suportar financeiramente em promessas (preciso mesmo de receber pelo meu trabalho). Fiquei com a ideia de que o mercado para este tipo de solução tem potencial e está sub-explorado em Portugal.

Neste sentido nos últimos meses tenho-me vindo a desdobrar em contactos, no sentido de encontrar alguém disposto a financiar a "brincadeira". Há coisa de um mês encontrei "vender" a minha visão do projeto junto de um ex-cliente meu.

Com o apoio financeiro "no bolso", houve uma "profissionalização" do projeto - tanto a nível de objetivos, como metodologias. Da "brincadeira" está-se a tentar lançar um produto e um modelo de negócio com objetivos "comerciais" bem definidos.

Dois resultados imediatos:

  • A solução "base" a funcionar como backend para o envio das SMS foi alterada. Novidades: maior estabilidade, maior escalabilidade e mais funcionalidades (envio MMS, receção automatizada de SMS, ...).

    Neste capítulo ainda há bastante a evoluir, mas deu-se um passo de "gigante" em relação à solução anterior - que aqui entre nós "morria-me" nas mãos praticamente todos os dias, tanto mais que às tantas e à falta de tempo para encontrar o problema, já tinha desenvolvido um scriptzito para me avisar quando a aplicação ia abaixo. (LOL)  #-o


  • Uma reestruturação do site SMS à Borla. A inclusão da (malfadada) publicidade. É a face "negra" de entrarmos num regime de sociedade (perdemos a independência na tomada de decisão e temos de fazer concessões).

    No entanto o website tem exatamente o mesmo objetivo para o utilizador final - um local onde podem enviar SMS gratuitamente. Tenho é de o tornar auto-sustentável num prazo razoável de tempo.


  • A inclusão de um sistema de login no site, assim como a opção de aquisição de "pacotes" de SMS, assim como a disponibilização de envio de mensagens para qualquer operador.



O site SMS à Borla vai ser continuado. Vamos ter alguém responsável pela promoção do mesmo com o único propósito de se tornar auto-sustentável (mas não muito mais que isso).

A partir de agora os esforços vão ser desviados no sentido de desenvolver uma plataforma web que permita (de uma forma profissional), um aproveitamento do nosso sistema. E para já não me posso alongar mais - prometo que daqui a um par de meses venho aqui apresentar o novo projeto! :)


tbk22, desculpa não ter respondido a "tempo e horas", mas só vi agora o comentário. Sim, o plugin seria desenvolvido por mim.

Para já fica em suspenso (com a novo apoio\responsabilidade, tenho de desenvolver as soluções que julgo serem mais rentáveis - não as que eu acho mais "engraçadas" ou desafiantes), quiçá daqui a uns meses se faça essa brincadeira.

Mas agradeço (imenso) o comentário.


Continuação de um bom trabalho! :)
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Bom, hoje estive "entretido" a integrar o sistema de login do site com o FB.

Por uma questão de necessidade na segmentação dos registos, tomou-se a decisão de "forçar" o login através do Facebook - aproveita-se a informação que consigo extrair do perfil dos utilizadores e complementa-se essa informação com dados adicionais (no caso número de telemóvel).

Para um futuro próximo, tentar tornar o sistema redundante - não me sinto (nada) confortável a depender de um serviço terceiro para manter o site a funcionar (nem mesmo o Facebook).

Confesso que esta build da aplicação não teve uma fase de testes "decente" - mas sendo um serviço "não critico", conto com o feedback que vou tendo de quem utiliza o site. :)

Em último caso, subversion é o sistema salvador!

Continuação de um excelente trabalho!
Offline

bayoo 
Membro
Mensagens 408 Gostos 75
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Search Level 5 Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

O site está com bom aspecto, no entanto perdeu a relação com o dominio.
Já não é possível enviar SMS grátis, estive agora a testar e só permite escolher TMN, fiz o envio para um numero que tenho da TMN e não chegou nada.
Fora disso está o pacote de mensagens pagas mas deixa de ser sms-a-borla.com para ser paga-os-sms-no-sms-a-borla.com .

Contudo força com isso...
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Estás com um erro de ligação à bd após login

http://www.sms-a-borla.com/sms.php/autenticar/login

A Database Error Occurred

Unable to connect to your database server using the provided settings.

Filename: core/Loader.php

Line Number: 268


Check that ;)
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

O site está com bom aspecto, no entanto perdeu a relação com o dominio.
Já não é possível enviar SMS grátis, estive agora a testar e só permite escolher TMN, fiz o envio para um numero que tenho da TMN e não chegou nada.
Fora disso está o pacote de mensagens pagas mas deixa de ser sms-a-borla.com para ser paga-os-sms-no-sms-a-borla.com .

Contudo força com isso...

Já vem muito tarde (mas confesso que só vi agora). Houve aí um período conturbado (€€), o serviço foi restrito a TMN - manter a estrutura por trás do site custa dinheiro. O facto de não ter chegado a mensagem deve estar relacionado com um algum erro que tenha ocorrido na altura.

O serviço já está novamente 100% operacional (para as 3 operadoras).

Estás com um erro de ligação à bd após login

http://www.sms-a-borla.com/sms.php/autenticar/login

A Database Error Occurred

Unable to connect to your database server using the provided settings.

Filename: core/Loader.php

Line Number: 268


Check that ;)

Corrigido, obrigado pelo aviso.
Offline

jotix 
Membro
Mensagens 227 Gostos 10
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Diogo, antes de mais parabêns pelo trabalho!

Como funciona o serviço Premium? Já tentei enviar uma mensagem, e não consegui...

Podes explicar como é que isto envia as mensagens?
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Mas isso nos últimos tempos? E foi-te mostrado um erro no site, ou a mensagem foi dada como enviada?

O serviço Premium foi um sistema que se montou para ajudar a suportar os custos do site. O sistema é o mesmo, são-te dadas 400 SMS para enviares sem limitações. Tem sido a alternativa a minar o site com publicidade (se bem que de momento está mais "carregadito" do que já esteve).

Neste momento tens também uma API disponível para a submissão das mensagens. A maior parte dos interessados no serviço Premium tem é interesse na API - submeter o envio das SMS a partir do seu site / programa.

Em termos técnicos, penso que já falei lá para trás. Isto começou com um programa que escrevi para uma cadeira da faculdade que basicamente comunicava com o modem GSM através de uma porta em série.

A partir dai desenvolveu-se um pouco mais a aplicação (para interagir com uma BD MySQL em vez de guardar tudo em memória e conseguir definir um conjunto de regras para os envios) e meteu-se um site à frente do programa. Dai surgiu o sms-a-borla.