← Hosting

Estudo do mercado de hosting em Portugal e no Brasil

Lida 15535 vezes

Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu acho que umas das coisas que ainda não se falou por aqui, não é só num caso que se testa uma SP, pela sua qualidade, mas sim trabalhando com ela durrante algum tempo e também saber as opiniões de alguns clientes, não só os que dizem bem, mas também quem tem pontos negativos a dar a conhecer, boa sorte com isso.  :)

Um dos problemas é saber quem são os clientes. O engraçado era apanhar 5/10 clientes desprevenidos e fazer-lhes algumas perguntas também. Um teste anónimo.
Aqui pelo fórum podes encontrar alguns... Sempre é uma pequena ajuda. :)
Offline

sem_nick_22 
Membro
Mensagens 181 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Outro problema é que terás de escolher ofertas comparáveis. Por exemplo imagina uma empresa que oferece um serviço que custa 300€ / dia e outra um que custa 1€ / ano - obviamente que não podes comparar as ofertas. Nenhuma revista de carros faz um teste simplesmente de "CARROS", escolhem previamente um segmento (muitas vezes muito específico) e testam carros desse segmento.
Tu vais ter de fazer o mesmo - queres testar serviços base? VPS? É a primeira escolha a fazer.

Depois em termos de teste da qualidade do serviço, o problema é que na maioria das vezes só consegues avaliar um service provider quando há problemas. Se tens um site com uma visita por dia em que só tens um pequeno texto, é normal que não tenhas grandes problemas, independentemente da companhia. Tens de perceber é o que acontece quando o teu site tem problemas - se passa 1Mb do trafego limite, eles cortam-te logo ou dão-te warnings? Se tens um fórum popular os acessos à mysql efectuam-se correctamente quando há 2000 users ou tens problemas? E como estas duas perguntas há muitas outras que só consegues realmente testar quando estudas bem a companhia - daí achar que teste a 10 service providers já é enorme, quanto mais a 20 ou 30. Mas isto é se quiseres fazer as coisas em condições...
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sobre o http://www.webhosting.info/webhosts/tophosts/Country/PT pode dizer alguma coisa mas é pouco pois é apenas a um dns e eu posso muito bem (como tenho) ter varios dominios para dns logo o valor fica adulterado

Usa o search, coloca o nome dos DNS de algumas HSP's que por aqui andam e vais ver as surpresas que apanhas. Como dizia o meu avô, "Apanha-se mais depressa um mentiroso de que um coxo" :-)

Saudações
Offline

ricardor 
Membro
Mensagens 224 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já vi que aquele "TOP" das empresas com mais dominios em Portugal e nenhuma anda pelo +t, porque será...
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Atenção que aquilo não conta dominios .PT (e nisso a Amen tem uns 8 mil!).

Quanto a andarem por aqui, acho que nem 5% das empresas deste ramo andam por aqui... Por isso é que é um gozo enorme ver algumas empresas aqui intitularem-se liders de mercado com 500 ou 600 dominios.. Devem ser lideres de mercado apenas no +T!

Saudações
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pelo menos a qualidade a nível de SP´s está por aqui... :cool:
80% dos clientes da Amen, et5c.. devem estar muito contentes com o serviço devem. :-k
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Grande parte dos clientes Amen não é exigente e consome poucos recursos com apenas sites em html, pelo que a insatisfação não chega a essa ponto, mas a maioria que tentou utilizar o serviço mais a sério, acho que já nem cliente é...
Offline

ricardor 
Membro
Mensagens 224 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pelo menos a qualidade a nível de SP´s está por aqui... :cool:
80% dos clientes da Amen, et5c.. devem estar muito contentes com o serviço devem. :-k

Eu na Amen já vi de tudo, cliente satisfeitos que nunca trocariam a Amen por outra SP e clientes insatisfeitos.
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Conheço várias pessoas amigas, que compraram alojamento para simples sites de empresas, e que depois de pagarem um ano, tiveram de mudar devido á qualidade.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

A ideia é muito boa, mas acho que deverias ter aliados, por exemplo pessoas que não fosses tu, mas também que fossem de confiança, para estarem com alojamento na SP, e fazerem as perguntas.
Também te vai ajudar ter sempre por perto alguém que esteja ligado a SP's, e que perceba da área.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu acho que umas das coisas que ainda não se falou por aqui, não é só num caso que se testa uma SP, pela sua qualidade, mas sim trabalhando com ela durrante algum tempo e também saber as opiniões de alguns clientes, não só os que dizem bem, mas também quem tem pontos negativos a dar a conhecer, boa sorte com isso.  :)

Um dos problemas é saber quem são os clientes. O engraçado era apanhar 5/10 clientes desprevenidos e fazer-lhes algumas perguntas também. Um teste anónimo.
Poderias fazer 1 fase para questionar directamente a HSP, e a 2 fase os clientes, é uma ideia.
PS: Sorry pelo double post.
Offline

Paulo Faustino 
Membro
Mensagens 735 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pessoal mantenham-se focados nas ideias por favor. É isso que estamos a tentar debater e criar aqui. :cool:
Offline

CasaTuga 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Podias pensar numa parceria com uma revista de informática portuguesa,
colaboração no estudo ou vende-lo  no fim...... (ou as 2)
Offline

Paulo Faustino 
Membro
Mensagens 735 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Podias pensar numa parceria com uma revista de informática portuguesa,
colaboração no estudo ou vende-lo  no fim...... (ou as 2)


As publicações nacionais são sectores muito restritos e elitistas. É um meio complicado. Prefiro fazê-lo sozinho. :cool:
Offline

Krispim 
Membro
Mensagens 45 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Atenção que aquilo não conta dominios .PT (e nisso a Amen tem uns 8 mil!).

Quanto a andarem por aqui, acho que nem 5% das empresas deste ramo andam por aqui... Por isso é que é um gozo enorme ver algumas empresas aqui intitularem-se liders de mercado com 500 ou 600 dominios.. Devem ser lideres de mercado apenas no +T!

Saudações

 :offtopic:
Santo esta foi demais, estou a perceber-te  :superlol: