← Conversa Geral

Uma "idade ideal" para isto. Existe?

Lida 15677 vezes

Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não há idade para seja o que for, ainda há alguns dias foi noticiado o caso de um rapaz de 9 anos que recebeu o certificado de engenharia da Microsoft em redes informáticas (não é fácil de obter), aos 6 já tinha recebido um certificado da Microsoft.

Quem tem talento, está-lhe no sangue, nasce com ele. É claro que há gente que trabalha bastante para ter um nível profissional elevado, quem tem talento chega lá mais depressa.

Aprender! Quem anda nisto, tem que se consciencializar que é uma aprendizagem contínua, a tecnologia avança a uma velocidade vertiginosa. Quanto a min, a cada ano tenho que reaprender tudo de novo para estar a par e fornecer o que há de melhor aos clientes e desenvolver trabalhos decentes.

Se me perguntarem se eu entregava um trabalho a um míudo, a resposta é NÃO. É-me difícil entregar trabalho a muitos designers e programadores experientes, não entregava trabalho a muitos recém licenciados ou licenciados já com experiência.
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Talvez muito cedo, agora ando 'parado' tenho muito mais que fazer do que quando era mais novo, tenho escola, estudos, treinos. Falta de tempo... !

Exacto, mas não te esqueças que também tens testes, aulas, exames, fichas de avaliação e trabalhos de casa.
Offline

val3rio 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Eighth year Anniversary

@cpdesign
Não percebi bem o ponto de vista que queres defender.
Mas alguém com experiência profissional tem muitos mais conhecimentos do que um auto-didacta, isto se o grau de empenho for semelhante!
Outra questão, é que quem acaba o curso não mostrou ainda as suas capacidades, visto que esteve empenhado em cumprir tarefas direccionadas para as cadeiras, e não aquilo que realmente gosta de fazer e pretende mostrar que sabe fazer.
No meu caso tou a acabar um mestrado de design multimédia, e ainda não fiz nenhum trabalho que me orgulha-se ou consegui-se completar a 100%, porque a carga e pressão do curso e demasiado grande. Portefólio....nem vê-lo!
Mas sim, também existem auto-didatas aptos a completar tarefas avançadas da mesma forma que um profissional... tudo depende do empenho de cada um!
Não sei se desviei o tema, mas pareceu-me que estava a tombar para esta perspectiva.

Cumprimentos
Offline

Lipleite 
Membro
Mensagens 176 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Eu começei neste "mundo" aos 14 anos, tenho 15 e tudo o que sei e faço no Photoshop aprendi sozinho, tenho poucos pedidos porque não conheço muita gente mas em todos os trabalhos pedidos a mim(banners, logos, flyers, etc...) todos os "clientes" ficaram contentes e dizem que tenho geito, agora não sei se devo continuar nesta area, quanto mais cedo começar melhor é.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

@valerio
No fundo queria dizer que já procurei programadores, webdesigners e designers, muitos deles ditos experientes e alguns Licenciados e não os contratei por não satisfaziam o meu grau de exigência e qualidade. Dessa forma, dificilmente oferecia trabalho a um "miudo", porque não vejo o que teria para oferecer.

 :grin: Mas não sou radical, trabalharei com quaisquer pessoas que estejam á altura dos desafios, que trabalhem com rigor, qualidade, que cumpram os prazos e com bons métodos de trabalho.

Para quem não me conhece, tenho o 12º ano e sou um auto-didata, fiz um "cursito" de programação há uns anos, mas tudo o que sei hoje aprendi por mim próprio, e continuo a aprender: webdesign, CSS, XHTML, ASP.NET, SQL-Server. Não uso Joomla, Wordpress, Drupal e coisas afins; por questões de qualidade criei as minhas prórpias plataformas e ferramentas (não confio no OpenSource).
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

este tópico está a pedir este video:
Offline

val3rio 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Eighth year Anniversary

hehe oh stomberg esse ta fixe...
Sem duvida que o que realmente interessa é a qualidade do trabalho... sejam de pessoas com 10 anos ou 90.
E também acredito em auto didactas, porque conheço trabalhos muito bons de alguns, mas no mundo das "aparências" um curso e um portefólio ditam o ser aceite ou não. O resto é "cunhas", família ou "paisagem".  

Nunca é tarde para começar, até porque tive colegas de curso já com família e filhos, na volta dos 40, e fizeram trabalhos muito bons alguns que se destacavam mesmo do rebanho.
Continuo a defender que o factor chave é mesmo o empenho.

@cpdesign
Espero que não exijas trabalho de programação a um designer e trabalho de design a um programador!  :-#
Porque a ultima onda das empresas de software e outras, é tentar arranjar pessoal polivalente... algumas dão-se ao luxo de listar programas e tecnologias, mas em listas intermináveis, levantando os requisitos quase ao nível de um herói.
Mas eu tenho fé que não são todos assim, até porque só me aconteceu uma vez!


Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

ha aqui alguem com conhecimentos na gestão de redes linux (Red hat, suse) com mais de 500 servidores, com experiencia na gestão de plataformas LAMP, conhecimentos de ingles, etc?
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

ha aqui alguem com conhecimentos na gestão de redes linux (Red hat, suse) com mais de 500 servidores, com experiencia na gestão de plataformas LAMP, conhecimentos de ingles, etc?


O DarkHipno.
Offline

rgomez 
Membro
Mensagens 195 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

ha aqui alguem com conhecimentos na gestão de redes linux (Red hat, suse) com mais de 500 servidores, com experiencia na gestão de plataformas LAMP, conhecimentos de ingles, etc?


Mais de 500 servidores? Mesmo contando com os servidores virtuais, não me parece...
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Mais de 500 servidores? Mesmo contando com os servidores virtuais, não me parece...

Não liguei a parte dos 500. sorry :lol:
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

@val3rio
He He! Também há por aí empresas que pedem recém-licenciados com currículos de quem tem já 20 anos de experiência  :grin:

Acho que fui explicito e referi designers e programadores. Mas também é bom haver pessoas que trabalhem bem nas 2 áreas e sobretudo, designers e programadores que saibam trabalhar em conjunto  :cool:

Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que mudaram o assunto do tópico.
Offline

Daniel 
Membro
Mensagens 358 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu começei neste "mundo" aos 14 anos, tenho 15 e tudo o que sei e faço no Photoshop aprendi sozinho, tenho poucos pedidos porque não conheço muita gente mas em todos os trabalhos pedidos a mim(banners, logos, flyers, etc...) todos os "clientes" ficaram contentes e dizem que tenho geito, agora não sei se devo continuar nesta area, quanto mais cedo começar melhor é.

Eu tou contente com o teu trabalho

Bom quando à idade ideal penso que não existe. Tenho 15 anos e iniciei-me neste mundo à coisa de 2 anos mais coisa menos coisa, sei que ainda tenho muito que aprender mas com o tempo vai-se aprendendo. Acho que para começar neste meio tem de se primeiro gostar, ter força de vontade mas acima de tudo acho que o fundamental é ter responsabilidade.

Offline

João Madeira 
Membro
Mensagens 655 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Foi por volta de 12 que tive o meu primeiro domínio oferecido pelo Celso Azevedo, e foi ai que comecei.  Talvez muito cedo, agora ando 'parado' tenho muito mais que fazer do que quando era mais novo, tenho escola, estudos, treinos. Falta de tempo... !
Mas acho que tanto se pode começar aos 10 ou aos 20. Quanto mais cedo melhor, mas ha quem aprenda mais depressa!

LOL, andas sem tempo? Imagino quando passares para o secundário/universidade.
E para se começar? Sinceramente comecei com os meus 10 anos o meu primeiro site, se aconselho?
Nem por isso, com 10 anos pelo menos falando por mim não tinha a mentalidade necessária para criar um projecto na web ;)