← Google

Mudança de layout prejudica a indexação no google?

Lida 18509 vezes

Offline

Sapo 
Membro
Mensagens 10 Gostos 2
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Boas,
O site nunca mais se reergueu desde essa altura.
Às vezes, ainda aparece em primeiro no Googleem vários temas, mas quando sites similares aparecem... desapareço...:(
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Como já foi dito antes,  se a estrutura de links se manteve bem como as configurações "gerais" então não pode se dever a uma mera mudança de layout... Já alterei em tantos sites e mesmo diversas vezes e praticamente nem se notam alterações nas SERP seja para melhor ou para pior!
Offline

Sapo 
Membro
Mensagens 10 Gostos 2
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Então o que pode estar por detrás deste 'problema'?
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Então o que pode estar por detrás deste 'problema'?
Se quiseres envia-me o endereço do site em questão que tento perceber o problema.
Offline

Sapo 
Membro
Mensagens 10 Gostos 2
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Olá! Já te mandei uma Mensagem Privada.
Obrigado!
Offline

seviper 
Membro
Mensagens 111 Gostos 11
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts

Acho que depende da mudança, eu já mudei um layout para outro com mobile responsive e até fez muito bem
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Acho que depende da mudança, eu já mudei um layout para outro com mobile responsive e até fez muito bem

Nesse caso é normal, mudou para melhor
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Na minha opinião pelo que estive a verificar o site manteve as estruturas, o problema deveu-se a uma atualização do Google Panda que passou a penalizar sites com conteúdo "fraco". Aconteceu-me o mesmo a vários sites meus na mesma altura, principalmente sites de jogos online onde o conteúdo é maioritariamente abaixo das 300 palavras e muitas vezes reescrito. A mudança de layout foi apenas uma mera coincidência.

Para mim a causa foi isto:

http://searchengineland.com/panda-update-rolling-204313
Offline

Sapo 
Membro
Mensagens 10 Gostos 2
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Então a solução passa por ter sempre artigos com mais de 300 caracteres?
Outra dúvida, já agora: Se o problema é "só" esse, porque é que sites similares que têm artigos de 1 parágrafo (2, vá) muitas vezes têm mais relevância? A cena é que não existimos mesmo. lol. E foi tãaaaaaaaaao repentino. Não digo que quero estar sempre em primeiro. Isso é impossível, mas a verdade é que querendo ou não (e nunca fiz nada para tal) a realidade é que estávamos sempre em primeiro ou, na pior das hipóteses, estávamos na primeira página.
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Então a solução passa por ter sempre artigos com mais de 300 caracteres?
Outra dúvida, já agora: Se o problema é "só" esse, porque é que sites similares que têm artigos de 1 parágrafo (2, vá) muitas vezes têm mais relevância? A cena é que não existimos mesmo. lol. E foi tãaaaaaaaaao repentino. Não digo que quero estar sempre em primeiro. Isso é impossível, mas a verdade é que querendo ou não (e nunca fiz nada para tal) a realidade é que estávamos sempre em primeiro ou, na pior das hipóteses, estávamos na primeira página.

Sim ajuda bastante ter artigos maiores e bem estruturados, h1=titulo; h2=sub-titulos dentro do texto, parágrafos curtos, pelo menos uma imagem relacionada com (alt text).

Em relação aos sites concorrentes assim sem análise diria que não terão sofrido tanto, por possivelmente terem a estruturação dos textos mais cuidada e pela maior autoridade dos mesmo.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Se foi tão de repente então foi mesmo atualização do Google.
Quando apanhado, leva um tombo no espaço de um ou dois dias que fica dificil se levantar de novo.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Então a solução passa por ter sempre artigos com mais de 300 caracteres?
Outra dúvida, já agora: Se o problema é "só" esse, porque é que sites similares que têm artigos de 1 parágrafo (2, vá) muitas vezes têm mais relevância? A cena é que não existimos mesmo. lol. E foi tãaaaaaaaaao repentino. Não digo que quero estar sempre em primeiro. Isso é impossível, mas a verdade é que querendo ou não (e nunca fiz nada para tal) a realidade é que estávamos sempre em primeiro ou, na pior das hipóteses, estávamos na primeira página.
Não é assim tão simples, se fosse só ter artigos grandes e usar tags toda a gente o faria e seria uma beleza. A organização do site e otimização do texto é importante mas não é assim tão importante como isso, só será funcional se fizeres isso de forma o mais natural possível.
Aquilo que ocorreu prende-se certamente com um conjunto de fatores, não deixando de parte a hipótese de algum concorrente teu ter feito SEO negativo, visto que estavas nos primeiros lugares das pesquisas és um "alvo a abater" por eles.
Deves ser consciente que o crawler não vê o design do site, apenas vê texto e estrutura.
O que eu faria no teu lugar seria usar o webmastertools para verificar se não existem penalizações associadas a esse site, ou bloqueios de acesso ao crawler no ficheiro robots, ou demasiados erros nas requests, conteúdo plagiado, site pesado e lento, falta de versão mobile ou layout responsive, etc.
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Não é assim tão simples, se fosse só ter artigos grandes e usar tags toda a gente o faria e seria uma beleza. A organização do site e otimização do texto é importante mas não é assim tão importante como isso, só será funcional se fizeres isso de forma o mais natural possível.
Aquilo que ocorreu prende-se certamente com um conjunto de fatores, não deixando de parte a hipótese de algum concorrente teu ter feito SEO negativo, visto que estavas nos primeiros lugares das pesquisas és um "alvo a abater" por eles.
Deves ser consciente que o crawler não vê o design do site, apenas vê texto e estrutura.
O que eu faria no teu lugar seria usar o webmastertools para verificar se não existem penalizações associadas a esse site, ou bloqueios de acesso ao crawler no ficheiro robots, ou demasiados erros nas requests, conteúdo plagiado, site pesado e lento, falta de versão mobile ou layout responsive, etc.

Sim foi um pouco de tudo o que mencionas, o user cedeu-me acesso ao site, estive a analisei, entretanto alterei o robots.txt que estava a bloquear alguns recursos do site, coloquei algumas coisas desnecessárias para não indexarem, (ex: Formato)  e sim o site está lento em demasia. Vou ajuda-lo a "acelerar" o site e analisar o restante melhor a ver se melhoramos isto.
Offline

Sapo 
Membro
Mensagens 10 Gostos 2
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Mais de 2 anos depois do problema surgir, mais de 1 ano depois de ele se agravar de vez e cerca de meio ano depois de o ter exposto aqui, 'ressuscito' o tópico para dar o problema como resolvido e, talvez, ajudar quem tenha um problema similar.

A falta de relevância apareceu subitamente e foi em crescendo até nos tornar em algo perfeitamente irrelevante e muito escondido em todos os motores de busca.

Várias pessoas tentaram resolver (inclusive profissionais experientes). Ninguém conseguia resolver nem sequer identificar o problema (o que era mais desesperante ainda). Todos diziam que estava tudo bem. Chegaram a insinuar que deveria ser impressão nossa, porque realmente estava (aparentemente) tudo bem. Ya, right!!

Em pouquíssimo tempo o membro epilifalerav (http://forum.maistrafego.pt/index.php?action=profile;u=10670) identificou o problema de forma espontânea. Mais: Resolveu-o de forma eficaz, coisa que ninguém conseguiu fazer até esse momento. Tudo o que ele fez e tudo o que previu que fosse acontecer depois do 'trabalho' efetuado, concretizou-se.

Não tenho conhecimento técnico para dizer se foi um processo complicado, mas posso assegurar que fácil não foi. E o surpreendente foi a deteção quase imediata do que estava mal... e, depois, a sua consequente resolução.

Já agora, fi-lo em mensagem privada, mas gostaria também de o fazer em público: Obrigado, epilifalerav  :grin:

 :obrigado:
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado pelas palavras amigo :)

Foi um desafio bem interessante para mim e é um orgulho ver o "power" do site neste momento.

sucesso