← Arquivo

[Artigo em preparação] Princípios a ter em conta na escrita online

Lida 2903 vezes

Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Na sequência do artigo do Jerson pensei publicar um breve artigo sobre princípios a ter em conta na escrita online, que poderá ser publicado daqui por uns dias.

É um artigo breve que pode ser útil aos que se iniciam na escrita para a web mais dirigido para a forma como se concebe o conteúdo.

Segue a seguinte estrutura:
- Contextualização e importância do artigo em 2 parágrafos (com link para o artigo do Jerson :) )
- Investigações sobre a leitura online em mais 2 parágrafos com destaques importantes sobre a leitura online
- Princípios a ter em conta na escrita online, listados quase como regras a seguir
- Referência ao mercado da produção de conteúdo com link para a parte do fórum onde existem estas ofertas
- Conclusão

Precisava da vossa ajuda para encontrar uma imagem adequada ao tema...

Mais uma dúvida, aquele "gravatar?" que surge é o que está associado ao mail registado no fórum não é?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Imagem é uma questão de se procurar de acordo com a regras no flickr, mas se tiveres problemas avisa que nós damos uma ajuda. O Gravatar é o do email registado no fórum. É simples, crias conta para aqui http://en.gravatar.com/ adicionas o teu email, confirmas e tal e depois vais lá e colocas a imagem que queres usar como gravatar.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Obrigado Jerson!

Imagem é uma questão de se procurar de acordo com a regras no flickr, mas se tiveres problemas avisa que nós damos uma ajuda.

Sim estou com problemas em encontrar uma que sinta ser totalmente adequada,...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

uma maquina de escrever, um folha de uma carta, imagens de tipografia, etc ;)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ora vê esta que coloquei em anexo.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Obrigado Nuno, tentei por aí mas não me surgia  nada interessante...

Jerson gostei bastante dessa :)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado Nuno, tentei por aí mas não me surgia  nada interessante...

Jerson gostei bastante dessa :)

Hehehe tens aí alguns elementos interessantes e podes usá-la porque está de acordo com as regras. Força aí!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Jose está pronto o artigo? É só avisar...

Hoje vou escrever sobre criação de comunidades online. Carlos: Até ao fim do ano fazemos um ebook sobre este tema, o que dizes? Tinhas uns artigos interessantes sobre isto, onde andam?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Jose está pronto o artigo? É só avisar...

Hoje vou escrever sobre criação de comunidades online. Carlos: Até ao fim do ano fazemos um ebook sobre este tema, o que dizes? Tinhas uns artigos interessantes sobre isto, onde andam?

Nuno a curto prazo estás a pensar ter uma frequência de actualização para que valores?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Nuno a curto prazo estás a pensar ter uma frequência de actualização para que valores?

Estava a pensar cada um definir a sua, para vermos o que temos...

O ideal seria um dia da semana para cada um, e claro a liberdade para escrever mais sempre que se entender. Eu pessoalmente vou tentar escrever um post por dia ou mais. Não para publicar imediatamente, mas para preencher os vazios...

Mas a vossa opinião é essencial.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Estava a pensar cada um definir a sua, para vermos o que temos...

O ideal seria um dia da semana para cada um, e claro a liberdade para escrever mais sempre que se entender. Eu pessoalmente vou tentar escrever um post por dia ou mais. Não para publicar imediatamente, mas para preencher os vazios...

Mas a vossa opinião é essencial.

Pois, um post por dia ou até mais era o ideal, depois é uma questão de tempo também, porque demora sempre o seu tempo a escrever o artigo e tal. Eu estava a pensar numa meta mensal de artigos, não muito elevada de início, mas claro seria bom que fosse ultrapassada também. Outra questão é o que achas de publicação de vídeos interessantes relacionados com o webmastering, poderia ser algo interessante. E finalmente a linguagem que não me lembrei de perguntar antes, deve-se respeitar o acordo ortográfico?
Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E já alguem pensou num podcast sobre webmastering. Não era com o intuito de mostrar que sabemos mais que os outros ( eu pessoalmente não sei), mas sim falar das novidades, entrevistas, etc
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Jose está pronto o artigo? É só avisar...

Está pronto, só faltam 2 retoques finais. Logo que que esteja totalmente finalizado digo aqui.

Estava a pensar cada um definir a sua, para vermos o que temos...

Pessoalmente não terei hipótese de ter um ritmo de publicação superior cerca de 3 posts mês..

Penso que não seria bom começarmos com um ritmo muito elevado e depois acabar por ficar muito tempo sem publicar. O ideal é tentar espaçar quando possível.

E claro que há posts que têm uma dimensão temporal, podendo perder a essência se não forem publicados numa janela temporal adequada, mas há outros (como este meu primeiro) que são atemporais. 

Outra questão é o que achas de publicação de vídeos interessantes relacionados com o webmastering, poderia ser algo interessante. E finalmente a linguagem que não me lembrei de perguntar antes, deve-se respeitar o acordo ortográfico?

quando te referes a vídeos é com produção própria?

Quanto ao acordo ortográfico, penso que cada um deve (tentar) escrever de forma cuidada, adequada, perceptível e ausente de erros se sintaxe ou gramaticais. O uso do acordo ortográfico parece-me algo secundário e até mais pessoal.

E já alguem pensou num podcast sobre webmastering. Não era com o intuito de mostrar que sabemos mais que os outros ( eu pessoalmente não sei), mas sim falar das novidades, entrevistas, etc

A ideia de um podcast (ou videocast :) ) é boa e pode realizar-se em vários formatos que sabemos resultar: notícias, conversas a dois centradas em temas ou até entrevistas, que podem tornar-se mais "reais" e naturais do que as feitas enviando perguntas e recebendo respostas escritas. É algo que dá algum trabalho, mas que se destaca pela diferença. Oferece ainda a possibilidade ao utilizador de ir ouvindo enquanto anda pelo fórum :)
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Está pronto, só faltam 2 retoques finais. Logo que que esteja totalmente finalizado digo aqui.

Está pronto para publicar!

Falta colocar o thumbnail. É só deixar o link da imagem no custom field?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nos vídeos estou a referir-me simplesmente a vídeos interessantes sobre projetos online, wordpress etc. Isto se estivessem a pensar em ter uma categoria de vídeos, porque às vezes mostram por aí cenas interessantes.