← SEO

Nova info sobre como o Google avalia as páginas/resultados

Lida 4787 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O The SEM Post publicou vários detalhes sobre as guidelines mais recentes do Google (Outubro 2015) na avaliação de páginas/resultados, em especial no mobile. É sempre útil saber:

http://www.thesempost.com/google-quality-raters-guide-mobile/
Offline

bayoo 
Membro
Mensagens 408 Gostos 75
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Search Level 5 Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

Eu sinceramente por vezes estranho estas informações e vou explicar porquê. Faz cerca de 2 anos investi um pouco do meu tempo a fazer um teste que quero partilhar com esta comunidade, que consistiu no seguinte:
Comprei 2 dominios no mesmo registrar com as mesmas palavras, um do tipo "palavra1palavra2.com" e outro com as mesmas palavras mas com um traço no meio "palavra1-palavra2.com".
Teoricamente o primeiro domínio tem mais "força", mas ambos são relativos à mesma keyword. Criei 2 sites parecidos, com conteúdo relacionado, mas com texto diferente e segui as guidelines mais faladas na altura no primeiro domínio, mas no segundo não as apliquei, apostei em seo basico no segundo e para meu espanto o site com o primeiro domínio estava após 1 mês na segunda página de resultados do google para uma keyword e o segundo site estava em sétimo lugar na primeira página para a mesma keyword. Fiz mais alguns testes de keywords e todas elas davam os resultados do segundo site primeiro que o site mais trabalhado, com o qual perdi 5 vezes mais tempo e investi mais para cumprir as guidelines e ficar bem com o motor google. Depois de 5 meses os resultados continuavam similares. Sinceramente depois desse teste deixei de seguir à letra essas supostas regras e guio-me pelo que conheço de SEO básico, pela usabilidade dos sites e evitar erros. Pessoalmente deixei de correr atrás de algumas guidelines, principalmente aquelas que não me parecem coerentes. Tal como as métricas de velocidade dos sites, no meu caso um site que tentei otimizar muito para obter classificação A, resultaram na diminuição das visitas em vez do contrário.
Boa sorte e bom trabalho
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Eu sinceramente por vezes estranho estas informações e vou explicar porquê. Faz cerca de 2 anos investi um pouco do meu tempo a fazer um teste que quero partilhar com esta comunidade, que consistiu no seguinte:
Comprei 2 dominios no mesmo registrar com as mesmas palavras, um do tipo "palavra1palavra2.com" e outro com as mesmas palavras mas com um traço no meio "palavra1-palavra2.com".
Teoricamente o primeiro domínio tem mais "força", mas ambos são relativos à mesma keyword. Criei 2 sites parecidos, com conteúdo relacionado, mas com texto diferente e segui as guidelines mais faladas na altura no primeiro domínio, mas no segundo não as apliquei, apostei em seo basico no segundo e para meu espanto o site com o primeiro domínio estava após 1 mês na segunda página de resultados do google para uma keyword e o segundo site estava em sétimo lugar na primeira página para a mesma keyword. Fiz mais alguns testes de keywords e todas elas davam os resultados do segundo site primeiro que o site mais trabalhado, com o qual perdi 5 vezes mais tempo e investi mais para cumprir as guidelines e ficar bem com o motor google. Depois de 5 meses os resultados continuavam similares. Sinceramente depois desse teste deixei de seguir à letra essas supostas regras e guio-me pelo que conheço de SEO básico, pela usabilidade dos sites e evitar erros. Pessoalmente deixei de correr atrás de algumas guidelines, principalmente aquelas que não me parecem coerentes. Tal como as métricas de velocidade dos sites, no meu caso um site que tentei otimizar muito para obter classificação A, resultaram na diminuição das visitas em vez do contrário.
Boa sorte e bom trabalho

Já somos dois, acredito mais em que há muitos fatores que o google pretende mais passar uma determinada mensagem em relação a eles do que o real valor que os mesmo tem.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Isso é tipo um manual de bom comportamento, mas por vezes a regra é: "FAZ O QUE EU DIGO NÃO FAÇAS COMO EU FAÇO!"
No fundo se vamos cumprir todas essas diretrizes e as recomendações dadas pelas ferramentas métricas, voltamos ao formato de sites que havia há 10 anos atrás, pouco apelativos, muito estáticos, muito resumidos e organizadinhos como se fosse um livrinho...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Pessoalmente deixei de correr atrás de algumas guidelines, principalmente aquelas que não me parecem coerentes.

Plenamente de acordo, é preciso avaliar o que faz sentido para um determinado site e, sobretudo, para o público que tem. Senão caímos no disparate em que tanta gente caiu, quando o Google anunciou o incentivo ao https. Pessoal mudou a correr, sem planear, sem pensar, cometeu erros técnicos (alguns graves), acabou com menos visitas orgânicas e passou uma mensagem pouco desejável: em primeiro o SEO, depois as pessoas.

Posto isto, o meu objetivo com este post é em primeiro lugar, como é óbvio, a informação. Convém conhecermos os terrenos que pisamos. Em segundo, acho importante e interessante acompanhar tendências: por exemplo, comparas estas recomendações com as que o Google fazia há 3, 4 ou 5 anos e consegues tirar várias conclusões. Não apenas do que mudou, mas perceber também o que pode vir a seguir, o rumo que eles estão a tomar, e com isso poder ter alguma vantagem competitiva.

O que cada um faz com a informação e como a aplica (ou não) aos seus sites, é um assunto diferente. Mas a informação é sempre bem-vinda.
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Deixem-se de teorias complicadas, bolas!

Duas regras:
- conteúdo interessante / relevante
- site rápido e responsive

É o que o Google quer mostrar às pessoas. Tudo o resto vem naturalmente.
Se o conteúdo for interessante, os vistantes partilham no Facebook, Google+, Twitter, etc. que é o que confirma o seu interesse face ao Google.
Se o site for rápido e funcional em todos os dispositivos as pessoas usam-no e reforçam a regra anterior.

Claro que isto pressupõe HTML bem estruturado, uso inteligente do AJAX, etc...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Quem tiver interesse no documento completo (pdf), o Google já o disponibilizou:
http://www.google.com/insidesearch/howsearchworks/assets/searchqualityevaluatorguidelines.pdf
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Quem tiver interesse no documento completo (pdf), o Google já o disponibilizou:

Já o disponibilizou ou... "foi disponibilizado"?
A acreditar no rodapé "Proprietary and Confidential – Copyright 2015", mais parece ter sido a segunda hipótese...  ;)
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Já o disponibilizou ou... "foi disponibilizado"?
A acreditar no rodapé "Proprietary and Confidential – Copyright 2015", mais parece ter sido a segunda hipótese...  ;)
Foi a própria google que divulgou, aliás muito do conteúdo já estava disponível online e os users adsense já tinham alertas disso.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Já o disponibilizou ou... "foi disponibilizado"?
A acreditar no rodapé "Proprietary and Confidential – Copyright 2015", mais parece ter sido a segunda hipótese...  ;)

http://googlewebmastercentral.blogspot.pt/2015/11/updating-our-search-quality-rating.html