← SEO

Indexar Categorias. Sim ou não?

Lida 2878 vezes

Offline

frodo_sda 
Membro
Mensagens 70 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Olá a todos!

Há uma dúvida que me assola há algum tempo e que talvez me possa ser respondida por alguns de vós que já passaram pelo mesmo.

Está, no entanto, dividida em 2 partes:

1. Eu uso o All in One SEO plugin no meu site http://pararir.com e tenho seleccionado a opção de não indexar as categorias, pois não estou a usar excertos de artigos e tenho receio de levar penalizações do Google por conteúdo duplicado.  :procuranogoogle:

Na vossa experiência isto acontece mesmo, ou o Google ignora esta situação e atribui o link juice ao post original e não a qualquer página de categoria em que esse artigo está?

2. - O nosso site tem 2 "tipos", digamos assim, de categorias: algumas são auto-exclusivas como as Anedotas, Noticias Bizarras, Jogos Divertidos, etc. (As que se podem encontrar na nossa barra lateral). Ou seja, cada artigo individual do meu site está presente numa (e apenas numa!) destas categorias.

Depois temos os Temas (Loiras, Alentejanos, Picantes, etc...) onde já podemos encontrar o mesmo post repetido.

A minha pergunta é: querendo indexar categorias, há maneira de apenas indexar as que eu quero - as 1ºas, para pelo menos aliviar o problema do contéudo duplicado?

ps. - notem que nenhuma destas são tags. É tudo categorias. As tags são outra história (e também não estão indexadas, btw)


Desculpem a extensão desta dissertação e um obrigado desde já!  :obrigado:
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

No meu site de humor, semelhante a teu, coloquei há dois dias a opção de indexar as categorias... Em breve terei resultados e vou dizer aqui alguma coisa ;)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Obviamente que deves indexar as categorias...

Não te vou estar a explicar o que é conteúdo duplicado. Mas, vou-te dar um exemplo. Nos blogs em wordpress é frequente ver as categorias indexadas como sitelinks. ;)
Offline

frodo_sda 
Membro
Mensagens 70 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Obviamente que deves indexar as categorias...

Não te vou estar a explicar o que é conteúdo duplicado. Mas, vou-te dar um exemplo. Nos blogs em wordpress é frequente ver as categorias indexadas como sitelinks. ;)

Sim, esse é um dos principais motivos porque eu queria indexar categorias. Mas há maneira de apenas indexar as que eu quero, ou sou obrigado a indexar todas?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sim, podes definir as categorias que queres vender indexadas através do robots.txt

User-agent: *
Disallow: /category/nome_da_categoria

Neste caso, estarás a definir as que não queres que sejam indexadas
Offline

espaconline 
Elite
Mensagens 1066 Gostos 10
Feedback +10

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas, podes sempre usar o seguinte código para evitar esse problema.

Citar
<?php  // solves google duplicate content problem
if ( ( is_single() || is_page() || is_home() ) && ( !is_paged() ) ) {
   echo '<meta name="robots" content="index, follow" />' . "\n";
} else {
   echo '<meta name="robots" content="noindex, follow" />' . "\n";
}
?>