← Conversa Geral

Acordo ortográfico

Lida 6185 vezes

Offline

Dolphin78 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster Avatar

Com a entrada em vigor do acordo ortográfico, deixo-vos uma questão. Vão adoptar o acordo nos vossos sites?

No meu caso, dado que sou contra tal acordo, vou continuar a usar o nosso português, só nos sites dos clientes será conforme a preferência dos mesmos.

E vocês?

Cumprimentos,
Ricardo Roque
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu ando a tentar meter tudo com acordo. Mesmo a falar em forums tento sempre utilizar.
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Com a entrada em vigor do acordo ortográfico, deixo-vos uma questão. Vão adoptar o acordo nos vossos sites?

No meu caso, dado que sou contra tal acordo, vou continuar a usar o nosso português, só nos sites dos clientes será conforme a preferência dos mesmos.

E vocês?

Cumprimentos,
Ricardo Roque


Na minha opinião é melhor começar já a implementar o acordo ortográfico nos nossos websites, isto porque no próximo ano, tudo o que não estar segundo o acordo penso ser considerado um erro de escrita...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Também sou contra e vou deixar tudo como esta por agora...
Offline

alopes 
Membro
Mensagens 373 Gostos 8
Feedback -1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Já estou a adoptar nalguns sites. Depende do público alvo.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Nos sites onde recebo trafego do brasil ja vou usando, mas ainda sai de vez em quanto uma palavra com "c".

Também não sou de acordo, a lingua portuguesa, a original, sai a perder para nao falar que nao e um acordo a serio, se era para mudar entao ficava tudo igual... entao escreve-se facto em portugal, fato no brasil...

Vai ser tambem uma dor de cabeca para os que tem dominios que vao ficar errados com o acordo ortografico. Ou compram aos brasileiros ou tem que mudar de dominio, para um que talvez seja pior para memorizar. Enfim, um autentico crime contra a lingua portuguesa, mas quer queiramos quer nao, um dia vamos ter que usar.

 #-o

Sorry pelos erros de escrita, este computador nao tem um teclado portugues.
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Completamente a favor do uso do novo acordo, por inúmeros motivos:

- Será o futuro (e não é muito longínquo);

- Não tem qualquer jeito escrever da forma que não se diz. Para quê escrever "acta" quando se lê "ata"? Entre tantas outras... O "c" quando não se lê, cai.

P.S: Admito que seja difícil adaptarmo-nos. Eu também, por vezes, escrevo mal (sem o acordo).
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Vou continuar a escrever em Portugês. Lamento mas o novo acordo é tudo menos Português (pelo menos de Portugal).
Aliás, a minha assinatura de email contempla esta situação: "Lamento mas sou contra o acordo ortográfico."

Fico triste quando adulteramos a identidade nacional como é a nossa língua. É por estas ideias "fantabulosas" que se tentarmos ler um documento Português com 500 anos, ficamos sem perceber metade, mas quando tentamos ler um documento inglês, é tudo "clean and simple".

Abraços


Offline

Tiago Neto 
Membro
Mensagens 261 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Na minha maneira de ver, penso este acordo advém da seguinte situação:

 - Somos uma das línguas mais faladas do  mundo.

 - Os brasileiros têm um vertente diferente da nossa.

 - Logo, vamos adoptar a mesma linguagem que eles ( não são eles ) somos nós.
Offline

Miranda 
Membro
Mensagens 93 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Completamente a favor do uso do novo acordo, por inúmeros motivos:

- Será o futuro (e não é muito longínquo);

- Não tem qualquer jeito escrever da forma que não se diz. Para quê escrever "acta" quando se lê "ata"? Entre tantas outras... O "c" quando não se lê, cai.

P.S: Admito que seja difícil adaptarmo-nos. Eu também, por vezes, escrevo mal (sem o acordo).

Se soubesses para que serve a "c" antes do "t" percebias a lógica de, em algumas palavras, se utilizar.
Eu sou contra o acordo.  Mas terei que adoptá-lo (ou adotá-lo?) pois não quero passar por analfabeto.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sejam a favor ou contra é irrelevante, é para cumprir, se não for já terá de ser dentro em breve.
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se soubesses para que serve a "c" antes do "t" percebias a lógica de, em algumas palavras, se utilizar.
Eu sou contra o acordo.  Mas terei que adoptá-lo (ou adotá-lo?) pois não quero passar por analfabeto.

Infelizmente (ou não) não nascemos ensinados. Estou aberto a receber a tua resposta.

Como alguém disse, gostem ou não, é para cumprir.
Offline

Luizi 
Membro
Mensagens 522 Gostos 2
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Infelizmente assim será

Já tinha ouvido falar muito do novo acordo ortográfico, mas não liguei muito a isso porque pensei "eles não são burros ao ponto de estragar a nossa lingual como várias gerações", mas pelos visto isto sempre irá para a frente".
Podemos até ver que o Word 2010 já traz o novo acordo.


Mas agora estou com uma duvida.
Eu andei na escola durante 12 anos a aprender o nosso querido português, horas a fio a estudar para testes e exames de português para conseguir passar de ano com boas notas.
Agora expliquem-me, vou ter de voltar para a escola para aprender o novo português? Ou "eles" estão á espera que as pessoas comecem a usar as novas regras só porque anunciaram nos Média?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Infelizmente assim será

Já tinha ouvido falar muito do novo acordo ortográfico, mas não liguei muito a isso porque pensei "eles não são burros ao ponto de estragar a nossa lingual como várias gerações", mas pelos visto isto sempre irá para a frente".
Podemos até ver que o Word 2010 já traz o novo acordo.


Mas agora estou com uma duvida.
Eu andei na escola durante 12 anos a aprender o nosso querido português, horas a fio a estudar para testes e exames de português para conseguir passar de ano com boas notas.
Agora expliquem-me, vou ter de voltar para a escola para aprender o novo português? Ou "eles" estão á espera que as pessoas comecem a usar as novas regras só porque anunciaram nos Média?

12 anos é pouco, imagina quem é escritor/tradutor/etc e trabalha nisso à mais de 40 anos... isso sim vai ser pior.
Mas temos de nos adaptar.

Para quem é blogger até tem as suas vantagens, o português vai facilitar a comunicação com o mercado brasileiro que é bem maior que o nosso..
Offline

fmnj 
Membro
Mensagens 338 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

No meu caso, dado que sou contra tal acordo, vou continuar a usar o nosso português, só nos sites dos clientes será conforme a preferência dos mesmos.

Pessoalmente acho isso um erro.
Pois vais ter de arranjar "2" métodos... Depois estarás habituado num a escrever à antiga e noutro de acordo com o novo acordo.

Podes vir a "trocar-te todo" ao estares a usar os dois métodos.


...isto porque no próximo ano, tudo o que não estar segundo o acordo penso ser considerado um erro de escrita...

É verdade.


Também não sou de acordo, a lingua portuguesa, a original, sai a perder para nao falar que nao e um acordo a serio, se era para mudar entao ficava tudo igual... entao escreve-se facto em portugal, fato no brasil...

A palavra "facto" não muda. O "c" não é mudo... pronuncia-se.

Completamente a favor do uso do novo acordo, por inúmeros motivos:

- Será o futuro (e não é muito longínquo);

- Não tem qualquer jeito escrever da forma que não se diz. Para quê escrever "acta" quando se lê "ata"? Entre tantas outras... O "c" quando não se lê, cai.

P.S: Admito que seja difícil adaptarmo-nos. Eu também, por vezes, escrevo mal (sem o acordo).

Já pensei como muitos aqui.
Mas mais recentemente passei a ser a favor.
Até porque na produção de conteúdo um dos clientes quer os artigos em Novo Acordo.
E no site de legendas donde sou um dos fundadores, estamos a começar a aplicar o Novo Acordo às novas temporadas.

Em fóruns ainda escrevo com o antigo acordo.
Mas a tendência é para começar a mudar também.

Eu sou contra o acordo.  Mas terei que adoptá-lo (ou adotá-lo?) pois não quero passar por analfabeto.

Adotar :P
Sai o "p".

Mas agora estou com uma duvida.
Eu andei na escola durante 12 anos a aprender o nosso querido português, horas a fio a estudar para testes e exames de português para conseguir passar de ano com boas notas.
Agora expliquem-me, vou ter de voltar para a escola para aprender o novo português? Ou "eles" estão á espera que as pessoas comecem a usar as novas regras só porque anunciaram nos Média?

Boa dúvida.
Tens razão no que dizes.
Mas parece-me que temos de ser auto-didactas.
Ainda não vi nenhuma acção por parte do Governo/tutela do ensino quanto ao "ensinamento" do novo acordo.
Mesmo os próprios professores tiveram/têm dificuldade...

Enfim... salve-nos os pequenos guias colocados online como este:
http://aeiou.visao.pt/guia-pratico-para-perceber-o-acordo-ortografico=f543282
Mas nem todos estão completos, ou há alguma incoerência. lol