← Desenvolvimento

ASP - Criar um CMS de raiz

Lida 2215 vezes

Offline

bergonzzi 
Membro
Mensagens 7 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster

Boas,

Há aqui alguém experiente em ASP ou outra scripting language qualquer, habituado a programar CMS's?

Estou a desenhar uma comunidade online para ser lançada brevemente (espero), e apesar de já ter programado alguns backoffices para clientes em ASP, desta vez gostava de fazer uma coisa de raiz e com possibilidades de expansão no futuro.

Ou seja.. até agora tenho feito backoffices relativamente básicos, em níveis de utilizadores/permissões, sem hierarquia de conteúdos.. enfim, só mesmo inserir dados, actualizar outros, etc. Tenho já uma série de snippets que posso aproveitar claro, aqueles que dão sempre jeito.

O que vejo na maior parte dos CMS's já construídos são sistemas de módulos que funcionam quase como aplicações windows em que se pode instalar/desinstalar certos módulos, tal como definir aonde é que vão aparecer no site, etc.

Em termos de programação qual será a melhor abordagem para construir um sistema assim? Não preciso de nada muito complexo, mas queria pelo menos ter a versatilidade de desligar certos módulos (votações por ex. ou notícias) e instalar outros mais tarde.
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bem vindo ao +trafego bergonzzi!!

Desenvolver um CMS de raiz não é nada facil, não é qualquer pessoa que consegue ou tenha paciencia de fazer um CMS principalmente em ASP.
Vai ser muito dificil encontrar alguém que  queira fazer um CMS  de raiz  para a tua comunidade e principalmente  se  quiseres  o serviço de graça.
A melhor linguagem de programação para se fazer um CMS é "PHP" mas isso não significa que torna o serviço  mais facil.
Acho que será mais facil encontrar alguém se pagares a essa pessoa pelo serviço que ela prestar.
Offline

bergonzzi 
Membro
Mensagens 7 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Webmaster

kingless, talvez não tenha sido muito claro  :wink:

Quem vai programar o CMS sou eu!  :D este projecto é pessoal, é uma ideia que tenho há muito tempo e agora estou a aproveitar uma cadeira na faculdade para o começar, para me "obrigar" a trabalhar.. é preciso motivação, e muita!

Não teria dinheiro para pagar a uma pessoa.. e se não quisesse eu programar há montes de CMS's grátis por aí, e muito bons mesmo, Joomlas e afins. Eu quero é, primeiro, como exercício para a minha própria evolução, programar um CMS mais completo do que tenho feito até agora, e por outro lado ter a versatilidade de personalizar e adequar melhor as funções ao meu projecto em específico. No fundo quero fazer um sistema desenhado para este projecto mas que seja flexível ao ponto de um dia talvez o poder aproveitar sem ter que fazer grandes alterações.

A minha questão até é mais técnica.. em ASP, ou PHP, uma vez que a abordagem acaba por ser a mesma, só muda depois a maneira de por em prática, qual é (em abstracto) a melhor forma de começar um sistema CMS (flexível, modularizado)..?
Offline

kingless 
Membro
Mensagens 857 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sabes programar em PHP ou  Asp ?
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "bergonzzi"
qual é (em abstracto) a melhor forma de começar um sistema CMS (flexível, modularizado)..?


Eu diria modularizado, torna-se mais prático ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu diria php mas nao sei em kual das linguagens estas mais avontade..