← Tutoriais

Wordpress- Lição nº1

Lida 5345 vezes

Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bem decidi partilhar o pouco conhecimento que tenho no Wordpress. Estou a pensar em fazer semanalmente um artigo sobre o Wordpress.

Este foi o meu primeiro post:
Wordpress é uma plataforma de blog Open-Source que pode ser encontrada no Wordpress.org . O Wordpress permite a criação de artigos com uma interface bastante semelhante a outro processador de texto que estamos habituados a usar, fazendo com que a adaptação seja quase de imediato.

Os posts podem organizados em categorias, havendo assim uma melhor organização dos posts. Os posts publicados aparecem na página principal do blog, sendo que a ordem é do mais recente ao mais antigo. O Wordpress também tem como opção definir o número de posts que sejam apresentados na página principal. O Wordpress também inclui um sistema de comentários, que permite aos visitantes e aos utilizadores registados comentarem sobre um determinado artigo. A facilidade que o Wordpress proporciona ao webmaster na instalação de plugins e de temas é o que o torna tão especial. O Wordpress possui uma vasta comunidade, havendo assim milhares plugins, temas. Os plugins são pequenos scripts que facilitam a vida do webmaster, como por exemplo, o menu de navegação que vês na InfoWTEK é um plugin. Se eu não tivesse instalado esse plugin, teria que ter feito “á mão” o menu, o que dava muito mais trabalho que instalar o plugin!! Existem centenas de temas disponíveis na Web e a criação de temas para o Wordpress apenas requer algum conhecimento em CSS Para os webmasters com algum conhecimento em HTML/PHP não terão qualquer dificuldade em realizar os seus próprios edições no código para tornarem os seus blogs diferentes.

Instalação do Wordpress

Nesta secção irei explicar como deverás proceder para instalares o Wordpress no teu alojamento. Começamos pela criação de uma base de dados. Para isso vamos ao Painel de controlo do alojamento e entramos na área de base de dados MySQL. Digitamos o nome da base de dados, neste caso, “wordpress”.




Após a criação de uma base de dados é necessário de criar um usuário para essa base de dados(caso já tenham um utilizador passem para o passo seguinte).


Assim que tivermos uma base de dados e um usuário, temos que “relacionar” o usuário com a base de dados e definir as permissões desse mesmo usuário na base de dados.


Transferimos os ficheiros do Wordpress que podem ser encontrados aqui Wordpress (Em PT) para o alojamento.


Assim que os ficheiros estiverem no servidor vamos proceder então à instalação concretamente dita do Wordpress. Abrimos o browser e digitamos o seguinte endereço: http://oteudominio.com/wp-admin/install.php (isto porque transferimos os ficheiros para a raiz do alojamento. Caso tivéssemos extraído para uma pasta teríamos de digitar: http://oteudominio.com/nomedapasta/wp-admin/install.php

Clicamos no botão “Criar Ficheiro de Configuração” e na página seguinte clicamos no botão “Vamos Avançar”. Irá aparecer uma página na qual iremos introduzir os dados de configuração, introduzimo então o nome da base de dados que criamos, user que indicamos à base de dados e a respectiva password. Caso tenhamos colocado os dados de forma correcta irá apresentar uma mensagem de sucesso como esta:


Clicamos no botão “Instalar o Wordpress”, e preenchemos a página seguinte que pede o titulo do blog e uma conta email. Finalizamos assim a instalação e irá nos apresentar uma página com a password do user “admin”.

Para concluir a instalação apenas precisamos de ir à pasta wp-admin do alojamento e eliminar o ficheiro install.php

NOTA: Existem vários utilizadores que têm tido problemas a instalar a versão portuguesa do Wordpress.

Se ao acederem ao URL de cima e aparecer um erro semelhante a esta : “Warning: Cannot modify header information - headers already sent by….”

Este erro impede a instalação do Wordpress, por isso precisamos de corrigi-lo. Uma solução que encontrei para este problema foi pegar no ficheiro wp-config.php da versão Inglesa do Wordpress e alterar as definições para português.

No entanto para vos facilitar irei podem fazer o download deste wp-config.php , este ficheiro foi editado e apenas precisam de alterar certas linhas com as vossas informações (nome da base de dados, utilizador, password).

Para procedermos às alterações começamos por abrir o ficheiro wp-config.php com um editor de texto (podem usar o bloco de notas ou podem arranjar o programa chamado TextPad)

Editamos as seguintes linhas com as informações correctas, inserindo o nome da base de dados, utilizador e password.


Gravamos o ficheiro wp-config.php e transferimos esse ficheiro para a pasta do Wordpress. Agora voltamos digitamos novamente o mesmo endereço: http://oteudominio.com/nomedapasta/wp-admin/install.php e verificamos que já não apresenta a mensagem de erro e nem o botão para criar ficheiro de configuração. Sem a mensagem de erro podemos então instalar o Wordpress como descrevi em cima.

Tour pelo backoffice do Wordpress


Nesta parte do artigo irei dar algumas informações básicas sobre o backoffice do Wordpress. Esta é a página principal do backoffice do Wordpress, aqui é pode-se visualizar informações básicas como número de posts/páginas/comentários e alguns atalhos como o QuickPress que permite escrever um artigo logo na página principal do backoffice! A coluna no lado esquerdo da página é um menu de navegação, permite aceder a várias zonas do backoffice, as zonas ás quais irei falar a seguir. Dentro do próprio menu de navegação temos menus que organizam o backoffice.

Posts:
Neste menu podemos gerir os Posts procedendo então á criação, edição ou remoção dos mesmos. Podemos também gerir as tags e as categorias nesse mesmo menu.

Mídia:
Podemos fazer upload de ficheiros mídia através do Wordpress e neste menu podemos ver todos esses ficheiros.

Links:
Aqui podermos gerir os links criando, alterando ou eliminado.

Páginas:
Wordpress possui uma página principal predefinida, no entanto podemos criar várias páginas no nosso blog por exemplo, uma página para “contactos” outro “Sobre mim”, etc. E é no menu “Páginas” que efectuamos a criação e alteramos cada página.

Comentários:
Nesta zona podemos visualizar e moderar os comentários que são efectuados pelos visitantes e dos utilizadores registados.

Apresentação:
Esta zona permite-nos aplicar temas, gerir os nossos widgets e possui também um editor para editar os temas e os widgets. (a nível do código fonte). Um widget é um componente de uma interface gráfica , por exemplo para adicionar um calendário na barra lateral do blog, apenas é preciso adicionar um widget que tenha como função mostrar um calendário, facilitando assim o nosso trabalho.

Plugins:
Plugins como já expliquei são scripts que tornam o blog mais dinâmico. O Wordpress foi feito para se instalar plugins da maneira mais fácil que existe. No menu “Plugins” podemos procurar por plugins que pretendemos e instalar através de um simples click! Neste local também podemos activar e desactivar os plugins e também possui um editor para editarmos os plugins (a nível do código fonte)

Utilizadores:
Local onde podemos adicionar utilizadores, alterar ou remover informação de um determinado utilizador

Ferramentas:
Aqui podemos efectuar backups, ou realizar um restauro de um backup efectuado previamente. Também podemos actualizar o Wordpress com a ferramenta presente neste local.

Opções:
Neste menu encontra-se todas as configurações do Wordpress, como por exemplo, número de artigos a apresentar na página principal, formato dos links, definir restrições, etc!!

Plugins

Plugins são essenciais para qualquer webmaster, não só facilitam a nossa vida mas também tornam o blog mais apelativo aos visitantes pois pode tornar o blog num ambiente mais dinâmico. Podemos instalar os plugins de duas formas: 1-   Através do menu “Plugins” no backoffice do Wordpress 2-   Fazemos o download do plugin de um determinado local e fazemos upload para o servidor para a seguinte pasta : wp-contents/plugins/


No primeiro método, normalmente o plugin é imediatamente activado. No entanto, se procedermos à instalação pelo segundo método, teremos de ir ao menu “Plugins” e clicar onde diz “Instalados”, é apresentado uma página com 2 listas de plugins, plugins inactivos e plugins activos. Como ainda não activamos o plugin que enviamos para o servidor, então temos que ir á lista dos plugins inactivos e activá-lo. Mas é importante verificar se o plugin em questão é compatível com a versão do Wordpress que temos instalado.

TOP 5

Ad-minister
Este plugin permite inserir publicidade no blog e monitorizar as impressões e os cliques de cada publicidade.

http://wordpress.org/extend/plugins/ad-minister/

Wordpress menu Creator
Este plugin permite criar menus em várias partes do blog melhorando assim a organização do blog.

http://wordpress.org/extend/plugins/wp-menu-creator/

All in one SEO pack
Este plugin optimiza o blog para que os posts e as páginas sejam indexados pelos motores de busca de uma forma mais eficiente.

http://wordpress.org/extend/plugins/all-in-one-seo-pack/

Wassup
Este plugin permite monitorizar o as visitas do blog, inclui também um gráfico que nos permite analisar as visitas ao longo de um período de tempo.

http://wordpress.org/extend/plugins/wassup/

Contact Form 7
Este plugin permite-nos inserir um formulário de contacto numa determinada página.
http://wordpress.org/extend/plugins/contact-form-7/

Temas

Como tinha referido no inicio a comunidade do Wordpress é enorme e devido a este facto existem centenas de templates Free ou Premium (a pagar) pela Web. Um site que merece destaque é o http://www.wpthemespt.com. É um site nacional onde podemos encontrar vários temas para o Wordpress, em português, sendo que todos os temas foram traduzidos pelo autor do site. Para instalarmos um tema que tenhamos sacado na Web, apenas precisamos de copiar a pasta para a pasta wp-contents/themes/ que se encontra no servidor.


Após a transferência precisamos de activar o tema e para isso, vamos ao backoffice do Wordpress e no menu de navegação clicamos no menu “Apresentação” e depois “Temas”. Irá aparecer uma página com imagens pequenas de cada tema. Procuramos pelo tema que pretendemos activar e clicamos na imagem. Abre-se então uma janela a pré-visualizar o tema no nosso blog para activarmos clicamos onde diz “Activar -nome do tema-” que se encontra no canto superior direito dessa janela de pré-visualização.
TOP 5
Top 5

Typebased Theme(em PT)

http://wpthemespt.com/2009/typebased-theme

BlackGelly Theme(em PT)


http://wpthemespt.com/2009/blackgelly-theme

MysticGrunge Theme(em PT)

http://wpthemespt.com/2009/mysticgrunge-theme

Hello-Wiki(em PT)

http://wpthemespt.com/2009/hello-wiki-wordpress-theme

True Elegance Theme(em PT)

http://wpthemespt.com/2009/true-elegance-wordpresstheme

Agradecia que me dessem um feedback relativamente a este artigo, e se precisarem de alguma ajuda não hesitem em perguntar!



O resto do artigo está aqui http://infowtek.net/2009/05/01/wordpress-o-manual/
Offline

Miguel Dias 
Membro
Mensagens 1273 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Grande artigo :D continua :D
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado  ;)
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A publicidade é uma maneira para que os webmasters obtenham algum rendimento dos seus trabalhos. Para os visitantes nem toda a publicidade lhes interessa e  por isso não é aconselhável colocar publicidade de forma desorganizada.

Não é nada agradável entrarmos num blog que até tem material útil mas que está cheio de publicidade dificultando assim a leitura do visitante.

Dito isto, apresento-vos hoje um plugin que estou actualmente a usar na InfoWTEK, chama-se Ad-Minister e permite inserir e gerir facilmente vários sistemas de publicidade.

Features do Ad-minister:

Publicidade rotativa (com possibilidade de aumentar a frequência a que um conteúdo seja apresentado)
É possível definir uma data ao qual a publicidade irá expirar
Compatível com Widgets, facilmente se cria um Widget para as publicidades
Permite visualizar o número de impressões e de cliques de uma determinada publicidade
SETUP automático




Instalação do plugin Ad-minister
Para instalarmos o Ad-minister no teu Wordpress precisamos de fazer o download desse mesmo plugin.

Com um programa FTP acedes ao servidor, e extraímos o plugin para a pasta /wp-content/plugins.


Quando acabarmos de efectuar a transferência, entramos  no Painel de Administração, no menu Plugins clicamos onde diz ” Instalados”, e nessa página activamos o Ad-minister.

E pronto temos o Ad-minister instalado no Wordpress, agora nas próximas páginas vou explicar como é que iremos inseriras ditas publicidades no blog!


Definir posições de publicidade

Antes de metermos as ditas publicidades temos de definir as posições na qual essas publicidades irão aparecer! Esta parte poderá ser um pouco mais complicado pois iremos editar o tema para indicarmos as posições ao Ad-minister, mas não é nada que seja impossível!

Irei apenas explicar como é que devemos de inserir publicidade entre os artigos na página principal e como inserir publicidade no inicio e no final de um artigo individual, no entanto se quiseres podes colocar noutros locais, o processo é o mesmo!

Para inserirmos publicidade entre os artigos na página principal devemos de aceder ao servidor e entrar na pasta do tema que o blog está actualmente a usar /wp-content/themes/nomedotema . Dentro da pasta do tema que o blog está a utilizar temos um ficheiro chamado index.php.

Eu actualmente utilizo o DreamWeaver para editar e criar ficheiros em php, mas este é pago… Mas podem editar o ficheiro index.php sem problemas com o Bloco Notas, mas eu aconselho-vos a utilizarem este programa Notepad++ que apresenta o código de uma forma mais organizada!

Abrimos então o ficheiro index.php e procuramos então pela linha de código igual a esta:

Código: [Seleccione]
<?php endwhile; ?>
 e substituir por:

Código: [Seleccione]
<?php

do_action
(’ad-minister’, array(’position’ => ‘Entre Artigos’));

?>


<?php endwhile; ?>

Podem alterar o nome da posição “Entre Artigos” para outra palavra que identifique a posição a que está a ser colocado

Para confirmarmos que inserímos o código correctamente acedemos ao painel de administração do Wordpress, e no menu “Ferramentas” clicamos onde diz “Ad-minister”.

É nos apresentado a página do Ad-minister com uns separadores, clicamos no separador ” Position/Widgets”. Nessa secção podemos visualizar todas as posições que definimos, e se tudo correu bem irá aparecer a posição que definimos como representado na imagem:


Agora para colocarmos publicidade no ínicio e no fim de um artigo, temos de editar o ficheiro single.php que se encontra na pasta do tema do Blog.

Abrimos então o ficheiro single.php e para colocarmos as publicidades no inicio do artigo procuramos pela seguinte linha de código:

Código: [Seleccione]
<?php if (have_posts()) : while (have_posts()) : the_post(); ?>
e substituímos por :

Código: [Seleccione]
<?php

do_action
(’ad-minister’, array(’position’ => ‘No inicio do Artigo’));

?>


<?php if (have_posts()) : while (have_posts()) : the_post(); ?>

Para definirmos a posição da publicidade no fim do artigo procuramos pela seguinte linha de código:

Código: [Seleccione]
<?php endwhile; else: ?>
e substituimos por:

Código: [Seleccione]
<?php

do_action
(’ad-minister’, array(’position’ => ‘ No fim do Artigo’));

?>


<?php endwhile; else: ?>

Voltamos á página do Ad-minister para verificarmos que definimos as posições correctamente como mostra a seguinte imagem:



Inserir as publicidades no Blog

Assim que tivermos definido as posições que pretendíamos, apenas nos resta inserir as publicidades nessas posições.
Para criarmos um conteúdo acedemos á pagina do Ad-minister através do Painel de Administração e clicamos onde diz “Create Content”, é nos então apresentado um formulário.

Preenchemos o formulário com os dados da publicidade

Title - Título da publicidade

HTML Code -  O local onde inserimos o código da publicidade, neste caso inseri a publicidade do Adsense.

Schedule - Data na qual a publicidade irá expirar

Position - A posição em que a publicidade irá aparecer

Impressions - O número de impressões que a publicidade irá ter  (opcional), o número de impressões é basicamente o número de vezes que a publicidade irá aparecer na página.

Cliques - O número de cliques para que a publicidade se expire(opcional)

Weight - Definir o valor da frequência com que a publicidade deverá ser apresentada

Assim que acabarmos de preencher o formulário gravamos e vamos verificar se a publicidade é apresentada na posição que indicámos




http://infowtek.net/2009/05/09/wordpress-licao-nº2/
Gostaria de saber se acham os artigos claros ou estão muito confusos...
No próximo artigo do Wordpress estou a pensar em falar por exemplo em modificações ao nível do código do tema que possam melhorar a apresentação do blog, como por exemplo em vez apresentar artigos completos no blog, apresentar apenas excertos... Não sei bem o que irei falar ainda mas deverá andar por aí :)
Offline

Typhoon 
Membro
Mensagens 94 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Olá.
Acho estes artigos bastante importantes e ajudam muita gente.
No entanto gostava de fazer um reparo, e é apenas a minha opinião.
Colocas apenas parte do artigo e no final o link, acho que devias colocar todo o artigo e manter o link obviamente.
Simplesmente com o tempo há sites que fecham, endereços que mudam, entre outros acontecimentos que fazem com que depois tenhamos um fórum com muitos links e com pouco conteúdo.

Não leves a mal, pois como disse é apenas a minha opinião e tem o valor que tem.

Abraço.
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olá.
Acho estes artigos bastante importantes e ajudam muita gente.
No entanto gostava de fazer um reparo, e é apenas a minha opinião.
Colocas apenas parte do artigo e no final o link, acho que devias colocar todo o artigo e manter o link obviamente.
Simplesmente com o tempo há sites que fecham, endereços que mudam, entre outros acontecimentos que fazem com que depois tenhamos um fórum com muitos links e com pouco conteúdo.

Não leves a mal, pois como disse é apenas a minha opinião e tem o valor que tem.

Abraço.
Claro que não levo não levo a mal, para mim a tua opinião vale bastante e é por isso que esta tarde irei actualizar este tópico com os artigos completos e respectivo link ;)
Cumprimentos