← Conversa Geral

Foruns de webmaster no Brasil

Lida 9194 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mesmo assim acabou de lançar um ebook e em todos os posts tem sempre muitos comentários com elogios.

No mês passado saiu um post num blog brasileiro que se dedica ao blogger, lá dizia que o wordpress.com era uma grande alternativa ao blogger, o problema é que tudo o que diziam era as características do wordpress.ORG e não do .com. Mesmo assim teve muitos retweets e comentários favoráveis... depois vou ver quem é que foi que escreveu e afinal o autor tinha formação e praticava medicina. E é assim que se engana milhares de pessoas.

Verdade seja dita, esta hipocrisia generalizada vê-se em todo o lado, infelizmente a maior parte das pessoas ainda não sabe reconhecer um bom trabalho e depois é ver sistematicamente a mediocridade ser aplaudida, algo que me mete impressão. De resto existem bons projectos brasileiros, só que o país é tão grande que parece que só existe porcaria, mas não é bem assim.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O Brasil tem mais pessoas que Portugal, mas como todos sabem os conhecimentos, a capacidade económica e a informação existente é superior em Portugal.

Isto é senso comum não factual.

Os factos mostram-nos isto:

Brasil
População: ~200 milhões
Utilizadores de Internet: 76 milhões / 4º a nível mundial (8 Portugais ligados!!)
Internet Hosts: 19 milhões / 5º a nivel mundial
Racio Users/Hosts: 4 utilizadores por computador
Racio Users/População: ~38%
Taxa de Literacia: 88%
Gastos com Educação: 5,2% PIB
População abaixo do limiar da pobreza: 26%
Crescimento Economia: ~5%


Portugal
População: ~10 milhões
Utilizadores de Internet: 5,2 milhões
Internet Hosts: 3,2 milhões
Racio Users/Hosts: 1,625 utilizadores por computador
Racio Users/População: ~50%
Taxa de Literacia: 93%
Gastos com Educação: 4,4% PIB
População abaixo do limiar da pobreza: 18%
Crescimento Economia: ~1%

---

Cada mercado / pais é diferente e desenvolve-se de maneira diferente. O que percepcionamos daqui, como o Jerson fez notar, pode não corresponder à verdadeira "realidade". Basta sermos condicionados nos resultados das pesquisas que fazemos a partir dos motores de busca.

Com base neste números e naquilo que vejo na net, a minha percepção é que o Brasil arrebenta com Portugal, de longe, em termos de Design, Marketing, Programação, em suma, "Internet Stuff".

Considerando o ciclo actual de ambos os países, LOL, não tarda muito e vendemos nome da lingua.
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Todos dizem isso e continuo a ver trabalhos a ser entregues nas escolas com frases em brasileiro e a receberem altas notas.

1º não é brasileiro é português escrito no Gerundio, totalmente correcto, fora os erros que a maioria dos Brasileiros dá na escrita do Gerundio.

http://www.ciberduvidas.com/lusofonias.php?rid=1416
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=986229

Tenho de discordar disso, se assim é além de estarem a violar os direitos de autor é um insulto à língua portuguesa. tá vendo?

Fora o facto do plágio, ninguém insulta a língua portuguesa! No entanto correctamente deveria ser: está vendo?

Se os brasucas gostam de escrever no gerúndio é problema deles...

No entanto como achega ao tópico, alem de não frequentar sites brasileiros, raramente faço negocio com brasileiros pelo menos na net, devido ao facto de não confiar, infelizmente tenho tido azar com as pessoas que encontro (brasileiros) na net. Os que conheço em pessoa em tudo gente 5 estrelas.

Para isto do webmaster não conheço nenhum forum brasileiro bom, no entanto existem alguns bons sim para programação. E alguns deles foram dados como exemplo aqui...
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

António, os números que mostrastes são interessantes, mas a minha opinião de que essa quantidade não tem qualidade mantém-se.

Eu concordo que existem muitos sites com qualidade feitos por pessoas do Brasil, alias, eu disse isso no fim do meu comentário. Apenas apontei alguns defeitos que vejo nos sites do Brasil para justificar a minha ideia de que é melhor participar num fórum português mais pequeno onde existem pessoas que entendam do assunto do que participar num fórum grande onde existem mais profissionais mas também existem mais pessoas que pensam que sabem.

A dias uma pessoa do Brasil contactou-me a perguntar o que eu achava de ter 2 pop ups a abrir no seu site... eu disse que não era bom para os visitantes. Horas depois responde-me dizendo que ia usar mesmo os pop ups porque várias pessoas lhe disseram num fórum que não havia problemas.

Se fazes esta pergunta aqui no mais tráfego, quase de certeza que te vão dar uma resposta semelhante a minha. A técnica pode ser eficaz, mas a verdade é que é chato para os visitantes.

Vê-se também alguns comentários que elogiam artigos sem sentido escritos por pessoas que dizem ser "experts" na area dos sites. Para que me serve 1000 sites destes quando 1 ou 2 que dissessem coisas certas é o ideal?

Procurando nesses sites, há até quem chegue a pedir a volta de 500 reais para criar um blog no blogger, comprar um domínio e usar um template grátis... se praticam esses preços é porque as pessoas não têm conhecimento da realidade... criar um blog no blogger demora 10 minutos (se quiseres tiveres que criar um registo no Google)...

Concordo contigo quando dizes que o Brasil "bate" Portugal em tudo mas também se em Portugal temos 10 pessoas a fazer uma coisa, lá têm 1000 ou mais, não é de admirar. O mesmo deve de acontecer para os desinformados e para os que só criam lixo.

Podia também entrar nos pagamentos, tenho um site onde 70% das visitas são do Brasil e os que me dão mais dinheiro são os portugueses, mas isso já é assunto para outra conversa :-P
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Celso, compreendo o teu ponto de vista.

Não sou grande utilizador da net brasileira nem tenho grande experiência com esse mercado. Ainda assim acho que é errado induzir generalidades.

Aqui no +t (Portugal) também surgem perguntas descabidas e conselhos "errados" e isso é normal acontecer. E até é um bom sinal. É sinal que o mercado está a dilatar.

Os experts surgem em todas as áreas e em todos os mercados. Aqui no +t podem ser mais facilmente descobertos pois andamos aqui nós :lol: que não damos grande margem de manobra. Num forum com milhares de utilizadores será com certeza mais dificil controlar e criticar esses experts.

Colocarmos na mesma balança o +t com o http://forum.imasters.com.br tb não estará muito correcto. O +t é comunidade "pequena" muito dependente do mercado em que está inserido (Portugal com uma população pequena). O outro exemplo é um forum de cariz comercial a trabalhar num grande mercado.

Quanto aos preços, não vale a pena discutir esse ponto. Não tem a ver com Brasil nem com Portugal. Os preços são definidos pela oferta-procura. Se tu conseguisses vender blogs do blogger a 500 euros, não os vendias?

Mudar o óleo e as velas de um carro tb é simples (mais simples do que criar um blog do blogger) e se fores ao mecânico ele cobra-te uns bons euros. Se fores à marca então... O que é simples para uma pessoa, não é simples para outras. Just business, right? Quando te pagam para criares um site não te pagam apenas pelo site, pagam-te pelos teus conhecimentos ao seu serviço.

Tb não tenho grande sucesso com o tráfego brasileiro mas a culpa é minha pois não o estudo o suficiente. A inexistência de um processador de pagamentos que cubra Portugal/Brasil também dificulta essa questão. E também a dificuldade de um tuga registar um .com.br. Mas estou certo que o Brasil é muito rentável e, na minha opinião, com melhores perspectivas de futuro do que o mercado português.
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tb não tenho grande sucesso com o tráfego brasileiro mas a culpa é minha pois não o estudo o suficiente. A inexistência de um processador de pagamentos que cubra Portugal/Brasil também dificulta essa questão. E também a dificuldade de um tuga registar um .com.br. Mas estou certo que o Brasil é muito rentável e, na minha opinião, com melhores perspectivas de futuro do que o mercado português.

cjseven, eu sou de Portugal, cidadão português e tenho um dominio .com.br, e até te digo mais, é mais fácil registar um dominio .com.br do que um .pt!

Neste momento é preferível ter visitas de Portugal do que o Brasil, converte muito melhor as de Portugal, se em 20 visitas de Portugal pode converter 1 lead, no Brasil seria umas 2000 visitas ou mais para converter 1 lead por muito menos dinheiro, porque o real neste momento é muito mais fraco do que o euro.

Mas se o Brasil conseguir todos os anos crescer mais de 5%, daqui a 40/50 anos, o real poderá estar muito mais valorizado nos mercados e os brasileiros com maior poder de compra e os racios de visitas/leads melhorarem drasticamente.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

cjseven, eu sou de Portugal, cidadão português e tenho um dominio .com.br, e até te digo mais, é mais fácil registar um dominio .com.br do que um .pt!

Acho que é necessário possuir morada brasileira, correcto? Daí o meu comentário.

Citar
Neste momento é preferível ter visitas de Portugal do que o Brasil, converte muito melhor as de Portugal, se em 20 visitas de Portugal pode converter 1 lead, no Brasil seria umas 2000 visitas ou mais para converter 1 lead por muito menos dinheiro, porque o real neste momento é muito mais fraco do que o euro.

Mas se o Brasil conseguir todos os anos crescer mais de 5%, daqui a 40/50 anos, o real poderá estar muito mais valorizado nos mercados e os brasileiros com maior poder de compra e os racios de visitas/leads melhorarem drasticamente.

A análise relativa às conversoes é subjectiva pois depende do está a ser promovido / vendido. Provavelmente estás a falar da tua experiência com os teus projectos relacionados com "jogo". Nesse segmento acredito que as conversões sejam mais baixas, assim como os valores pagos.

Por um lado a estratégia de divulgação que utilizas poderá não ser a mais apropriada. O que funciona em PT poderá não funcionar em BR.

Por outro lado a taxa de penetração desses produtos ainda deve ser muito baixa, deixando muito espaço para os afiliadores crescerem sem pagarem comissões muito altas.

Quanto maior for a taxa de penetração >> maior a guerra por quota de mercado >> comissões mais elevada para quem ajudar a conquistá-la. Penso eu de que... :D

Em termos absolutos existem mais pessoas com poder de compra no Brasil do que em Portugal. Em termos relativos Portugal deverá ganhar, mas por pouco.

O Brasil já vende online "pa caraças". É preciso é identificar aquilo que se vende e satisfazer essa oferta.

---

Conta-se que, certa vez, uma Empresa de calçados resolveu enviar um de seus vendedores para a África no intuito de realizarem um levantamento sobre a possibilidade de expandirem seus negócios por aquelas paragens…

Lá chegando e após sondar o cenário local durante vários dias, visitando lugarejos, as grandes cidades e conversando com as pessoas o vendedor, um tanto cansado e desanimado, enviou um e-mail para a Empresa, dizendo:

- “Senhores, cancelem o envio de sapatos, pois aqui na África ninguém usa sapatos…!!!”

A companhia, firme no propósito de vender sapatos na África, não se convenceu e decidiu mandar um outro vendedor. Escolheu um vendedor jovem sem muita experiência, sendo assim não iria comprometer as vendas dos clientes atuais atendidos pelos “vendedores mais experientes. A companhia achava que ele poderia ser capaz de vender alguns pares de sapatos.

O segundo vendedor lá chegando e após sondar o cenário local durante vários dias, visitando lugarejos, as grandes cidades e conversando com as pessoas, também enviou um e-mail (sem saber do tero da mensagem de seu colega) informando a situação, dizendo:

- “Senhores, tripliquem o envio de sapatos, pois aqui ninguém sua sapatos, AINDA…!!!”