← Desenvolvimento

Adblock e o futuro da Internet

Lida 27513 vezes

Offline

PFernandes 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Como muitos de vós sabem não sou muito de criar tópicos mas realmente tenho acompanhado este assunto e estou relativamente preocupado, pois pode mudar a internet como hoje a conhecemos. Derivado ao facto de ser o modelo de publicidade online actual que suporta toda a internet, seja simples blogs e ate gigantes como o Youtube.

O Adblock para quem não conhece é uma extensão para browsers que visa bloquear todos os tipos de Adds/Publicidade dos websites, totalmente configurável e já disponível para plataformas moveis.
Basicamente o website é visualizado sem as publicidades/Adds/Banners/Popup e afins.

Vamos aos factos da questão:

Janeiro 2006: Lançamento do Adblock apena para Firefox

Novembro 2010: Adblock para Firefox chega aos 100 milhões de downloads

Outubro 2012: 15.2 milhões de utilizadores do Chrome já usam o Adblock.

Janeiro 2013: Os gastos em 2012 com publicidade foram de $88.4 billiões (Fonte: ZenithOptimedia).
Em 2012 devido ao numero de utilizadores de Adblock 6% dos Adds de toda a internet não foram visualizados.

Abril 2013: versão Adblock Plus para Firefox chegou aos 200 milhões de downloads.

Crescimento previsto de aumento de utilizadores de Adblock 100% a 150% ao ano

Se as previsões estiverem correctas este ano cerca de 12% a 15% de total a publicidade online não será visualizada.
Qual a vossa opinião sobre este assunto?
Que medidas pretendem tomar?

Cumprimentos
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts


Que medidas pretendem tomar?


Continuar a usar o Adblock, tem funcionado bem até hoje.  :superlol:
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Desde que quem use os blocks sejam macacos ligados á internet eu não tenho problemas, pois são os mesmos que mesmo vendo anuncios que lhes interesse não dão click porque pensam logo que estão a dar uns centimos a ganhar a outra pessoa.

Se este tipo de sistemas chega ao utilizador comum, aí sim começa a ficar mais complicado. No entanto não estou a ver nenhum browser a trazer isto por defeito num futuro próximo pois põe em causa o equilibrio da internet, baixando as receitas de publicidade a qualidade dos website baixa ao mesmo tempo.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Basta os webmasters começarem a negar pessoas que utilizam adblock, muitos website já fazem isto...

Exemplo para wordpress: http://wordpress.org/plugins/no-adblock/
Offline

razor 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fifth year Anniversary

sou a fovor de usa-lo em sites como youtube e em paginas onde anúncios ficam saltando na tela e não te deixam utilizar o site
Offline

Denrrou 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma Webmaster

Podemos estarmos todos certos de que muito em breve o google tomará alguma ação sobre isto.

Pois que não gostará nada de ter tal massivo desfalque.

Pode-se já perceber que em suas páginas de pesquisa, quando identifica que estás a usar o AdBlock, apela para que o desative.

Já percebi isto muitas vezes e penso que seja uma questão de tempo para tomarem uma ação mais intrusiva com relação.

Vejamos.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Penso que o Safari já tem essa opção por defeito. No fundo é o utilizador a descartar o modelo de negócio do webmaster. A solução é criar outro modelo que não dependa do AdBlock. As pessoas não vão simplesmente desligar o AdBlock para manter o equilibro na Internet, assim como preferem comprar produtos baratos vindos da china em vez de produtos nacionais. A maior parte das pessoas apenas se preocupa com as suas necessidades imediatas e básicas.

Tenho a certeza que a maior parte dos users quando confrontados com a mensagem do No AdBlock vai fechar a janela sem pensar duas vezes. Esconder/alterar código de forma a mostrar publicidade poderá ser ainda pior, afinal de contas quem é que este tipo pensa que é?  :superlol:

O AdBlock ainda não é um problema grave, mas poderá colocar em causa o modelo de negócio do AdSense / Google nos próximos anos. Há no entanto ainda muitas outras formas de fazer dinheiro na Internet.  :cool:

Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

O utilizador "normal" (principalmente Windows) ainda não adere, mas recordem-se que os geeks aderem massivamente, logo, nichos de geeks (e afins) irão certamente descer de valor.

Uma coisa tem que estar associada à outra.  :-k
Offline

Tugra 
Membro
Mensagens 41 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Todos os meus websites tem plugin No Adblock...

Engraçado querem as coisas mas não querem ver banners...
Offline

Viriatu 
Membro
Mensagens 154 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Todos os meus websites tem plugin No Adblock...

Engraçado querem as coisas mas não querem ver banners...

eu eu acho muito bem... existem formas simples de passar ao lado do adblock e fazer o user mamar a imagem quer ele queira quer não, mas quem pensa que pode fazer isto e nao ter 300% mais trabalho, espaço em disco e banda nao vai agarrar nada dos blockers.

Eu visito um site, como user informado procuro quem me dá a melhor info com menos ads... é que é mesmo assim, e com o tempo até o maior dumb ass user vai abrir a pestana e perceber que afinal perde xxx horas por ano porque um site que usa regularmente usa demasiada publicidade.

No fim do dia o adblock nasceu de uma necessidade de alguem que pensa exatamente como eu ou perto disso, e basta tempo para ser normal para todos os users. Eu até fiquei meio aparvalhado ao ver que o adblock tem apenas 7 anos, parece algo que tenho desde sempre.

Eu pessoalmente nao trabalho com adsense, mas acho que é perfeitamente possivel fazer outro tipo de call to action que nao necessite mais que um link. Se o conteudo for bom, o user vai carregar, porque nao iria? porque a publicidade nao lhe diz nada? então o webmaster é que deve reflactir sobre isto, "será que devbo continuar a usar pop ups" será que o meu background wrapper nao irrita os meus usuarios?" será que nao vendo um produto merdoso?"

O que eu quero salientar é que se o user nao quer ver a publicidade existe uma razão assim como existe a possibilidade de ele desbloquear o teu site e ver tudo, mas depende DELE, e eu tenho que dizer que acho bem, no fim do dia o produto mais querido e precioso da internet é mesmo o user....
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

A verdade é que há sites que abusam estrondosamente da publicidade (deixei de visitar o Maisfutebol por causa disso, por exemplo) e como é natural os utilizadores começam a ficar cansados.

Pagando o justo pelo pecador, mesmo que tenhas um site a pensar mais no utilizador do que na publicidade, a mesma vai continuar a ser mal vista e não cabe ao utilizador a "compreensão", se puder saltar a publicidade salta, da mesma forma que se avançam os intervalos nas gravações de TV.

De qualquer forma, não considero que o Adblock, ou alguma ferramenta do género, venha a colocar em causa os modelos de negócio na Internet, quanto mais não seja porque há muitas formas de se rentabilizar um projeto sem massacrar ninguém.
Offline

Viriatu 
Membro
Mensagens 154 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

A verdade é que há sites que abusam estrondosamente da publicidade (deixei de visitar o Maisfutebol por causa disso, por exemplo) e como é natural os utilizadores começam a ficar cansados.

Pagando o justo pelo pecador, mesmo que tenhas um site a pensar mais no utilizador do que na publicidade, a mesma vai continuar a ser mal vista e não cabe ao utilizador a "compreensão", se puder saltar a publicidade salta, da mesma forma que se avançam os intervalos nas gravações de TV.

De qualquer forma, não considero que o Adblock, ou alguma ferramenta do género, venha a colocar em causa os modelos de negócio na Internet, quanto mais não seja porque há muitas formas de se rentabilizar um projeto sem massacrar ninguém.

Também acho, e como já foi referido muitas vezes os macacos como nós, não compram no geral, não somos o "cliente normal". Mas eu penso muito nesta questão por acaso, para mim um click pode valer BUES^! ora, se o user não vê o banner como é? como vai ser o novo modelo? no fundo acho que depende muito mesmo do trabalho e da habilidade de quem escreve o artigo a té quem escolhe quais os produtos ou campanhas a promover. está tudo intimamente relacionado.
Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

O Adblock não vai vingar porque os gigantes não vão deixar. Mesmo que não evitem o sistema através de mecanismos informáticos, vão arranjar um esquema qualquer, por exemplo em que o youtube, gmail, google, facebook,etc... começam a ser pagos e ai vão ver a veneração aos banners, vão ser milhões a lamber as botas aos webmasters à conta da Google para voltar a ser à borla, depois arrancam com algo tipo " Se não quer pagar, não use adblock" e destroem o conceito.. É o Google...
Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

O dinheiro resolve (quase) tudo...

Não sei se resolve, pode adiar.

Os programadores de todo o mundo vão criar soluções semelhantes ao adblock para ganharem algum

Se forem 1000 soluções equivalentes ...