←  E-commerce

Criação de loja online

Lida 18080 vezes

Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Olá,

este é o meu primeiro post e pareceu-me ser o local mais indicado.

gostaria de saber que passos devem ser dados para a criação de uma loja online. Existem algum site onde se possa consultar este tipo de informação de forma a ter tudo legal?

Obrigado,

José Oliveira
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mas queres saber o que é preciso para ser legal ou como a fazer?
Para a fazer, além do alojamento, podes pagar alguém para a fazer de raiz ou utilizar um CMS como o Magento, oscommerce, etc. e depois alterar o template e adicionar pequenas coisas que precises.

Para estar legal, desde que tenha os dados todos da empresa, está.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Olá anjo2, obrigado.

Preciso saber o que é preciso para ser legal. Em particular a "relação com as finanças"

Para vender, por exemplos algumas pinturas ou artigos de artesanato. É necessário ter uma empresa?
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não. Podes cotar-te como empresário em nome individual. Para tal basta abrires actividade. Depois podes optar por recibos verdes ou factura/recibo.

Segundo as leis do comércio eletrónico (que muitas vezes não são respeitadas) terás de ter na tua loja informação sobre a empresa/empresário, incluindo morada e numero de contribuinte.

Saudações
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Olá Santo, obrigado, era esse tipo de informação que precisava, é claro que com mais informação surgem mais questões  :grin:

- Que burocracias estão associados ao registo de empresário em nome individual? Existem custos? É que o lucro poderá ser pouco...  :-?
- Onde posso consultar as leis do comércio electrónico?

Encontrei uma resposta a um tópico que pode ajudar quem procurar informação desta natureza, de um ponto de vista mais empresarial, fica aqui o link para essa resposta.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Em empresário em nome individual não és obrigado a ter TOC (Técnico Oficial de Contas) e não pagas SS (Segurança Social) no primeiro ano, no entanto a partir do primeiro ano já pagas SS, no minimo mais de 130€/mês, existe um tópico que fala sobre isto.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

..., existe um tópico que fala sobre isto.

Pesquisei e não encontrei.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Encontrei algumas referências que podem ajudar quem futuramente também tiver dúvidas nestes aspectos:

- Recibos Verdes ou criar uma Empresa?

- Recibos-verdes versus emissão de facturas

- Trabalhador Independente

Offline

doContra 
Membro
Mensagens 28 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Vou-te dar o meu conselho, que é o que dou a todos os meus clientes quando me chegam com projectos de lojas. Ao fim de um ano, terás alguns encargos. Para teres tudo legal deverás contar com despesas fixas na ordem dos 850 a 1200 euros. Se achas que a loja, ao fim de um ano poderá suportar estes encargos, força. Senão pensa muito bem no objecto para não estares a investir dinheiro e ao fim de 14 ou 16 meses estás a fechar a loja.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

A que tipo de despesas fixas te referes?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

As despesas legais mais as de manutenção da loja etc etc
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Manutenção da loja? só disparates.

Segurança social principalmente (no segundo ano) que te custa uns 130 euros mes. Se não tiveres contabilidade organizada e facturares menos de 10.000 euros o fisco faz as contas a 20% (salvo erro) de lucro e desses 20% "come" um X.

No entanto no primeiro ano estás isento de pagar SS.

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Manutenção da loja no snetido de alojamento, possivel designer e afins eu não digo disparates a toa.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Manutenção da loja? só disparates.

Segurança social principalmente (no segundo ano) que te custa uns 130 euros mes. Se não tiveres contabilidade organizada e facturares menos de 10.000 euros o fisco faz as contas a 20% (salvo erro) de lucro e desses 20% "come" um X.

A manutenção da loja seria feita por mim.

Segurança social, sendo também trabalhador por conta de outrem penso que não precisava pagar.

Quanto aos impostos, sendo legal como quero, têm mesmo de ser pagos...