← Conversa Geral

2010 - Prefácio para um grande ano

Lida 11422 vezes

Offline

skin 
Membro
Mensagens 200 Gostos 0
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A Web portuguesa, precisa de profissionais que façam menos "Eu estou AQUI, aqui... aqui, aqui, AQUI!" e estudem e trabalhem mais.

Aqui está a sabedoria. Sinceramente é nisto que eu acredito, os blogs e sites de nicho são bons para ganhar uns trocos agora, mas se querem ser realmente bons sigam isto.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso não tem muito haver com tendências da web para 2010, ou planeamento de projectos na web... isso são bases importantes para TODA A VIDA...
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mas quem disse que um site de nicho não tem qualidade ou não é um projecto de futuro e actualizado frequentemente?

Um nicho é uma área que eventualmente é pouco explorada e onde se aproveita o facto de haver pouca concorrência para se tirar partido disso, ou sendo o primeiro, ou colocando mais qualidade no produto final.
 

Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Acho que estão a confundir sites de nicho com sites de lixo.

Quem faz um site sobre telemóveis tem trabalho para não fazer mais nada na vida se quiser ser o melhor e ainda precisar de contratar empregados.

Quem faz um site sobre o Nokia 3210, consegue fazer outro site sobre o Nokia 3310 na semana seguinte, and so on... sem sacrificar a qualidade de nada.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Mas quem disse que um site de nicho não tem qualidade ou não é um projecto de futuro e actualizado frequentemente?

Um nicho é uma área que eventualmente é pouco explorada e onde se aproveita o facto de haver pouca concorrência para se tirar partido disso, ou sendo o primeiro, ou colocando mais qualidade no produto final.
 



É uma questão de semântica, 90% das vezes que ouvimos no +T sobre sites de nicho é pessoal dos 100000 mini projectos de ética duvidosa e com actualizações mensais...

é óbvio que não são todos assim, estamos a diferenciar quem aposta na quantidade em vez da qualidade e chega a um ponto que é te impossível ter o 10000000 sites actualizados e com informação útil, sabes tão bem como eu, o pessoal perde dois dias a cria o site mete-lhe lá 2 ou 3 artigos e de mês a mês vai lá.

estou a generalizar, claro que há excepções.




Agora que o web milionário fala nisso... para mim, normalmente sites nicho e sites lixo na maior parte das vezes confundem-se
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

site de nicho: www.adegga.com

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Epá, é óbvio que websites dedicados a nichos não têm que ser automaticamente lixo, o que o Spec deu a entender é que há uma tendência. E para além disso, não é qualquer pessoa que consegue ter um grande número de websites e realizar a sua gestão com eficácia, é preciso alguém já com experiência e algum conhecimento, ou seja, há um caminho a seguir, uma aprendizagem. Eu não condeno websites de nichos, nada disso, o que condeno (e acho que todos concordam comigo) é a falta de profissionalismo e os "projectos lixo" que nada acrescentam à web, independentemente do tipo de projectos que são.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

site de nicho: www.adegga.com

O problema sou eu... tenho a tendência a associar quem anda na caça ao nicho com projectos lixo. Não gosto da palavra!!! Nicho hoje me dia é desculpa para se ser spammer, é desculpa para criar lixo e até serve como produto de venda (já vi um tipo qualquer que vendia "nichos bons").

É exactamente como disse o Jerson, há um tendência para a inutilidade quando se fala em nichos

Sei perfeitamente o que é...  não tem nada de mal, mas não gosto mesmo nada da palavra... (my fault).




Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

para mim sites de lixo são sites de virus, worms, phishing, spywares aonde o objectivo desses sites é destruir qualquer computador do visitante que lá for e espalhar o virus para mais gente ainda que esteja ligada à net ou pior ainda roubar dinheiro da conta bancária do visitante aonde roubam todos os dias milhões de euros aos visitantes! e o novo perigo que ainda ai é o clickjacking, depois de infectado por algum site o visitante é vigiado por todo o lado sem saber, pass's, webcams, mails, dados pessoais bancários, tudo é vigiado e roubado sem o visitante se perceber de nada!






Offline

João Silva 
Membro
Mensagens 1185 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

para mim sites de lixo são sites de virus, worms, phishing, spywares aonde o objectivo desses sites é destruir qualquer computador do visitante que lá for e espalhar o virus para mais gente ainda que esteja ligada à net ou pior ainda roubar dinheiro da conta bancária do visitante aonde roubam todos os dias milhões de euros aos visitantes! e o novo perigo que ainda ai é o clickjacking, depois de infectado por algum site o visitante é vigiado por todo o lado sem saber, pass's, webcams, mails, dados pessoais bancários, tudo é vigiado e roubado sem o visitante se perceber de nada!


 mesmo!

Agora não é preciso 1000 mini sites para ganhar algum dinheiro online!

Quem cria sites de nicho, na maioria das vezes tem bons dominios e, só isso no futuro será uma vantagem também.

Cumprimentos
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

para mim sites de lixo são sites de virus, worms, phishing, spywares aonde o objectivo desses sites é destruir qualquer computador do visitante que lá for e espalhar o virus para mais gente ainda que esteja ligada à net ou pior ainda roubar dinheiro da conta bancária do visitante aonde roubam todos os dias milhões de euros aos visitantes! e o novo perigo que ainda ai é o clickjacking, depois de infectado por algum site o visitante é vigiado por todo o lado sem saber, pass's, webcams, mails, dados pessoais bancários, tudo é vigiado e roubado sem o visitante se perceber de nada!

Netfast, isso é crime...

Lixo é tudo aquilo que tem qualidade e utilidade duvidosa... estou a tentar explicar uma coisa que sei perfeitamente que sabes.


Há quem faça projectos porque o tema faz parte dos seu hobbys e interesses e há quem faça "projectos" porque encontraram um campanha de publicidade X ou Y e querem ganhar com isso. É igual? Claro que não...
Lixo são aquelas dezenas de sites que linkam sempre os mesmo sites através de sistemas de afiliados, sites vazios em conteúdo e sem utilidade.

Quem usa os motores de pesquisa quer encontrar rapidamente o que procura sem passar por esses sites inúteis e os próprios motores de pesquisa querem fazer os utilizadores chegarem rápido ao que procura... cada vez mais o conteúdo dos sites vai ter mais peso na pesquisa do que qualquer keyword no domínio.





Gostas de Jogos? faz um site sobre jogos, mantém conteúdo actualizado e trabalha nele.
Gostas de Aeromodelismo? faz um site sobre isso, cria uma comunidade...
Gostas de Ténis? faz um site sobre isso, com noticias e classificações do ranking mundial
Gostas de Carros? faz um site sobre isso...
Gostas de Cinema? faz um site de trailers ou de criticas de cinema..

Em 2010 em vez de andarem a correr atrás de campanhas publicitárias experimentem um projecto a sério, sobre uma área do vosso interesse.
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

spec, um profissional da web às vezes faz sites sobre o que gosta, outras vezes sobre o que lhe dá mais rentabilidade. Se o faz com qualidade ou não, depende do profissionalismo de cada um.

Pela tua lógica um jogador de futebol só jogava por amor à camisola, isso já lá vai e nunca mais vai ser assim.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

spec, um profissional da web às vezes faz sites sobre o que gosta, outras vezes sobre o que lhe dá mais rentabilidade. Se o faz com qualidade ou não, depende do profissionalismo de cada um.

Pela tua lógica um jogador de futebol só jogava por amor à camisola, isso já lá vai e nunca mais vai ser assim.

Não é a questão do "amor à camisola" é sim (como referiste) a questão do profissionalismo e isso aplica-se em qualquer área, tal como um jogador de futebol mais profissional será respeitado e pode evoluir mais do que o menos profissional e até ganhar mais dinheiro.

Eu peço que não deturpem as coisas, ninguém está a dizer que os websites de nicho são lixo, tal como o Spec disse: "Lixo são aquelas dezenas de sites que linkam sempre os mesmo sites através de sistemas de afiliados, sites vazios em conteúdo e sem utilidade." e todos sabemos ao que ele se refere.

A ideia do tópico é promover a qualidade, o profissionalismo, uma coisa é criar um ou mais projectos tendo como objectivo a rentabilização e outra coisa é criar aquele lixo a que o Spec se refere, acho que é importante fazermos esta distinção.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

spec, um profissional da web às vezes faz sites sobre o que gosta, outras vezes sobre o que lhe dá mais rentabilidade. Se o faz com qualidade ou não, depende do profissionalismo de cada um.

Pela tua lógica um jogador de futebol só jogava por amor à camisola, isso já lá vai e nunca mais vai ser assim.

Se não percebesses nada de Rentabilização Web e se não gostasses do tema eras capaz de ter um projecto bom e útil nessa área só porque dá dinheiro?


Pela minha lógica quem apostar num projecto de qualidade, tem um segmento, um caminho que pode dar-lhe muito mais que dinheiro, ganha estabilidade... quem anda atrás de modas (aka nichos) não consegue projectos tão bons e é obrigado a acompanhar a procura.
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Se não percebesses nada de Rentabilização Web e se não gostasses do tema eras capaz de ter um projecto bom e útil nessa área só porque dá dinheiro?


Pela minha lógica quem apostar num projecto de qualidade, tem um segmento, um caminho que pode dar-lhe muito mais que dinheiro, ganha estabilidade... quem anda atrás de modas (aka nichos) não consegue projectos tão bons e é obrigado a acompanhar a procura.

Eu percebo perfeitamente o que tu pensas dos sites de nicho e sei que em 95% dos casos tens razão, mas as coisas que dizes podem ser ofensivas para os outros 5% que leiam este tópico.

Eu tenho um site de culinária, não é o melhor mas também não é o pior. E não percebo nada do assunto, mas sei fazer um site e ser colocar receitas :D

É claro que o nosso gosto pessoal acaba por se reflectir na qualidade do site, mas lá por não conseguir fazer o melhor site em todos os tópicos, não faz deles lixo.