← Blogging/Comunidades

Blogs + Fóruns anulam-se ou reforçam-se?

Lida 4165 vezes

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá a todos,

Tenho aqui uma dúvida que acho pertinente e cuja discussão espero que venha a ser útil para todos.

Neste momento (web, ano 2010), tenho dois projectos com Fóruns bem desenvolvidos onde pretendo adicionar Blogs e um Blog bem desenvolvido onde pondero adicionar Fórum. Tanto Blogs como Fóruns são plataformas comunitárias e que permitem participação, debate e fenómenos sociais interessantes, como todos aqui sabem e alguns melhor que eu.

A minha questão é: um projecto que tenha um fórum aberto a posts e um blog aberto a comentários, começa a anular-se a si próprio, a dispersar a comunidade, ou por outro lado é possível que um reforce o outro e tanto comunidade como projecto cresçam com isso?

Já têm experiências que queiram partilhar? Uma opinião sobre o assunto? Está aberta a discussão ;)
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim, podem-se anular um ao outro. O ideal seria que o blog fosse parte integrante do fórum e que as contas de user do fórum e blog fossem as mesmas. Ou seja, que o blog fosse mais uma espécie de "portal" do fórum do que propriamente um blog independente.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não concordo. Há dois tipos de utilizadores distintos neste caso. Acho que o papel do blog tem de ser completamente independente do forum. Quando digo isto, quero dizer que tem de ser traçados objectivos diferentes, criar tipos de discussão diferentes e escrever de forma diferente.

Apesar de um forum e um blog ser a mesma coisa. A sua utilização e a forma como é vista pelos utilizadores têm de ser diferente. Têm de ter papeis distintos. Nem todos os blogs precisam de um fórum, mas todos os fóruns podem precisar de um blog.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Por um lado isso pode acontecer. No entanto o forum tem outras vantagens, nomeadamente conteúdo colocado por utilizadores, muito mais aberto à discussão, etc.
Mas se o forum tiver sucesso, nao tinha duvidas em implementar, alias é o que vou fazer num dos meus blogs agora.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ora aí está uma boa discussão!

Deixo a minha opinião, já tive esta experiência como membro em alguns projectos e mais recentemente no Bricolage Total que começou com um blog e depois um fórum.

Para que não se anulem têm de funcionar em complementaridade, ou seja não podem oferecer os dois o mesmo. Pessoalmente vejo o fórum como um local de troca de ideias, partilha, artigos menos pensados do ponto de vista da própria escrita, pois são muitas vezes muito informais.

Já o blog deve ter artigos cuidados, abrangentes, novidades.

Formas de complementaridade:
- indicar um link do fórum para uma discussão sobre um tópico que alguém coloca nos comentários do blog,
- Enviar a referência de um bom artigo no blog usando o sistema de envio notícias do fórum,
- divulgação mútua,
- convite a membros para escrever no blog,

O que não deve ser feito
- publicar um artigo nos dois lados, ainda que num dos lados não esteja completo,
- publicar num lado e colocar o link no outro (de modo sistemático)

Mas depende sempre do tema, do projecto, nada deve ser forçado. Há projectos que começam com fórum e têm um blog complementar apenas para notícias para "o exterior", há outros que têm excelentes blogs comunitários, há também outros que associam os comentários a um tópico no fórum...

A integração que o Luís refere será boa, mas apenas para blogs de múltiplos autores.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O que não deve ser feito
- publicar um artigo nos dois lados, ainda que num dos lados não esteja completo,
- publicar num lado e colocar o link no outro (de modo sistemático)

Ora aí está algo que muitas vezes faço e é uma das bases que me levou a abrir este tópico.

Se um determinado assunto está a ser debatido no Blog e no Fórum, a comunidade naturalmente divide-se porque não faz sentido a mesma pessoa estar a escrever a mesma coisa duas vezes, ou responde no Fórum ou comenta no Blog e com isto, geram-se duas discussões paralelas sem o mesmo interesse.

Outra coisa que me passou pela ideia, foi bloquear os comentários no blog e redireccionar para o mesmo assunto no Fórum, mas além de trabalhoso, do conteúdo duplicado e da obrigação de registo para se "comentar", fica algo estranho na minha opinião. Destinar papeis diferentes para os blogs e para os fóruns, como disse o Nuno, é algo a ter seriamente em conta.

Quem tiver mais opiniões e pontos de vista, chute o bitaite! :)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Também estou a pensar em adicionar um fórum ao meu blog depois de alguns pedidos. Eu acho, como já disseram ai, que se deve ter cuidado para "separar e juntar" as coisas ao mesmo tempo, não podes metes os artigos do blog no fórum completos, senão vais perder as visitas e comentários ao blog.

Metes um tópico com um resumo, do post do blog e com os comentários fechadas para os usuários serem "obrigados" a visitar e comentar o blog se quiserem. É o que penso.
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Como já foi referido o importante é não tratar os mesmos assuntos no fórum e no blog.

Também estou a pensar em adicionar um fórum ao meu blog depois de alguns pedidos. Eu acho, como já disseram ai, que se deve ter cuidado para "separar e juntar" as coisas ao mesmo tempo, não podes metes os artigos do blog no fórum completos, senão vais perder as visitas e comentários ao blog.

Metes um tópico com um resumo, do post do blog e com os comentários fechadas para os usuários serem "obrigados" a visitar e comentar o blog se quiserem. É o que penso.

Acho que assim não serve de muito, pois assim o Fórum e o Blog estão a ter a mesma função... Acho que assim faz dispersar os utilizadores.

É só uma opinião ;)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Como já foi referido o importante é não tratar os mesmos assuntos no fórum e no blog.

Acho que assim não serve de muito, pois assim o Fórum e o Blog estão a ter a mesma função... Acho que assim faz dispersar os utilizadores.

É só uma opinião ;)

A ideia é essa não? Ou queres os utilizadores todos sempre no fórum, e o blog fica de lado? :S O fórum continua a ser um fórum, com tópicos de discussão, ajuda e etc. Mas sempre que saia um post no blog, acho boa ideia fazer o que disse...
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que a ideia era afiliar um blog a um fórum e vice-versa, sem que se anulem...

Se tiver um fórum, não vou juntar um blog para dispersar os utilizadores, ou vice-versa.