← Conversa Geral

Escolha de processador para servidor dedicado

Lida 5240 vezes

Offline

tugaspeed 
Membro
Mensagens 103 Gostos 4
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Bom dia amigos,
Preciso de contratar um servidor dedicado e estou com uma dúvida na escolha do processador, tenho duas opções que tem as mesmas características a nível de ram, disco, etc mas a nível de processador posso optar por:
1 processador Intel® Xeon® Processor E3-1240 v3
ou
2 processadores Intel® Xeon® Processor E5620
A minha dúvida é qual escolher, porque apesar do primeiro ser mais moderno, a segunda opção são dois processadores e nas carateristicas fiquei confuso, seguem abaixo as caracteristicas de cada um e a minha pergunta é:
Escolhiam 1 processador E3-1240 v3 no servidor ou 2 processadores E5620????

Intel® Xeon® Processor E5620
(12M Cache, 2.40 GHz, 5.86 GT/s Intel® QPI)
nº Cores    4
nº of Threads    8
Processor Base Frequency    2.4 GHz
Max Turbo Frequency    2.66 GHz
TDP    80 W
Max Memory Size (dependent on memory type)    288 GB
Memory Types    DDR3 800/1066
Max # of Memory Channels    3
Max Memory Bandwidth    25.6 GB/s
Physical Address Extensions    40-bit


Outra opção:
Intel® Xeon® Processor E3-1240 v3
(8M Cache, 3.40 GHz)
Cores    4
Threads    8
Processor Base Frequency    3.4 GHz
Max Turbo Frequency    3.8 GHz
TDP    80 W
Max Memory Size (dependent on memory type)    32 GB
Memory Types    DDR3 and DDR3L 1333/1600 at 1.5V
Max # of Memory Channels    2
Max Memory Bandwidth    25.6 GB/s
Offline

DanielPT 
Membro
Mensagens 196 Gostos 30
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination

E5620
Offline

tugaspeed 
Membro
Mensagens 103 Gostos 4
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

E5620
A escolha tem algum motivo em concreto?
Offline

DanielPT 
Membro
Mensagens 196 Gostos 30
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination

Tens o dobro dos cores/threads.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Tens alguma necessidade de usar mais de 32 Gb de ram? se sim tens de ir para o E5620 se não, vai para o E3, é muito mais moderno e rápido.
Offline

tugaspeed 
Membro
Mensagens 103 Gostos 4
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Tens o dobro dos cores/threads.
Tem o dobro dos cores porque são 2 processadores mas a velocidade é de 2.4ghz e o outro é 3.4, não sei se a soma dos cores aporta alguma vantagem específica. O que reparei é que noutro servidor que tenho, o load do servidor é baseado nos cores do processador e por isso também era essa a minha ideia, penso que se tenho mais cores melhor, mas não sei se estou certo.

Tens alguma necessidade de usar mais de 32 Gb de ram? se sim tens de ir para o E5620 se não, vai para o E3, é muito mais moderno e rápido.
O servidor em questão tem 32gb ram certos, nem preciso de mais nem precisava de tanto, mas como a configuração mínima é essa não posso mudar esse factor. A minha questão é que na soma dos cores obtenho mais versatilidade, ou não? Ter 8 cores de 2.4Ghz não é melhor que 4 cores de 3.4GHz? Eu na minha ideia faço uma espécie de soma, mas não sei até que ponto é correcto fazer isso.
Depois também tenho a opção de escolher a localização de Madrid (Espanha) ou Paris (França) mas como estou a criar alguns sites para o mercado inglês acho que vou optar por França que está mais centrado e a porta de ligação tem a mesma velocidade nas duas localizações.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Uma vez que não precisas de mais ram, o E3-1240 v3 é muito melhor.

http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Xeon-E5620-vs-Intel-Xeon-E3-1240-v3/m6971vsm4602
Offline

tugaspeed 
Membro
Mensagens 103 Gostos 4
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Uma vez que não precisas de mais ram, o E3-1240 v3 é muito melhor.

http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Xeon-E5620-vs-Intel-Xeon-E3-1240-v3/m6971vsm4602

Mas no que respeita a cores não influencia ter menos? É que o meu problema é com picos de trafego em alguns sites e apenas 4 cores tenho receio... 1 processador E3-1240 aguenta mais que dois E5620 ?? Esse comparador é em relação a 1:1 mas a minha dúvida é 1:2 porque numa das opções são 2 processadores contra 1.
Que me dizes em relação a isso?
Offline

DanielPT 
Membro
Mensagens 196 Gostos 30
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination

Isto não é gaming. Não precisas de altos clocks. Precisas sim é de poder de processamento e nomeadamente o que se quer num dedicado para alojamento é que seja bom em multithreading. Se fosse E5620 vs E3-1240 v3, sem dúvida o E3-1240 v3. Mas entre 2xE5620 vs E3-1240 v3 o 2xE5620 é melhor.
Offline

bayoo 
Membro
Mensagens 408 Gostos 75
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Search Level 5 Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

Para sites o poder de processamento em divisão de threads é muito importante. A diferença desses processadores é no clock que para jogos ou streaming é importante. A diferença de idade dos processadores é de 3 anos que já é um bocado, mas para sites eu usaria a opção dos 2 processadores.