← Hosting

Ambiente e as empresas de alojamento

Lida 4564 vezes

Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Estou a realizar um trabalho que resulta na abertura de uma empresa relacionada com Web Marketing, eu quero falar sobre o marketing ambiental, para isso necessito de conhecer o que estas empresas fazem para reduzir os seus desperdícios, etc..

Onde posso encontrar informação sobre as medidas ecológicas das empresas/servidores/datacenters ou algo do gênero?
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Relacionado com datacenters/servidores nada melhor que a Google.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Relacionado com datacenters/servidores nada melhor que a Google.

Imagina, sou um tipo cheio de preocupações ambientais, quero ter um alojamento numa empresa portuguesa, existe alguma com preocupações ambientais nos seus serviços/servidores?
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Imagina, sou um tipo cheio de preocupações ambientais, quero ter um alojamento numa empresa portuguesa, existe alguma com preocupações ambientais nos seus serviços/servidores?

Não temos conhecimento disso. Mas como é de imaginar todos têm que ter, quanto mais não seja para pouparem na eletrecidade.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Imagina, sou um tipo cheio de preocupações ambientais, quero ter um alojamento numa empresa portuguesa, existe alguma com preocupações ambientais nos seus serviços/servidores?
Datacenter com medidas ambientais não... A unica coisa que me lembro é a interhost no taguspark que usa em parte ar da rua para refrigerar os servidores mas não sei até que ponto isso se pode chamar de ecológico.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Datacenter com medidas ambientais não... A unica coisa que me lembro é a interhost no taguspark que usa em parte ar da rua para refrigerar os servidores mas não sei até que ponto isso se pode chamar de ecológico.
Claro que se pode chamar de ecológico. É ar da rua, naturalmente arrefecido, sem recurso a máquinas de ar condicionado.

As empresas de alojamento em Portugal ainda não abriram os olhos para o seguinte: ser-se ecológico traduz-se em poupança.
Poupar no ar condicionado criando sistemas de ventilação natural (como esse de que falaste Asturmas, se bem que isso apenas deve ser possível no inverno), sistemas de arrefecimento à base de água e não de ar, substituição das frotas de servidores por outros mais eficientes energéticamente, substituição da iluminação nos DC por iluminação LED (que diminuiriam o consumo e o calor gerado pela iluminação), etc. Todas as pequenas alterações fazem diferença.

O FB está a construir o seu DC na Europa numa zona gelada. A localização depende de muitos factores, mas um deles é a temperatura exterior, já que assim vão reduzir os custos de arrefecimento.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

as empresas de alojamento que se fala Portuguesas não sao responsaveis pelas infra-estruturas dos seus datacenters. Obviamente que os maiores datacenters em portugal são de empresas que não sao de alojamento.

As preocupações ambientais também existem em portugal, mas muitas dessas coisas só são validas para datacenters novos, quem construiu os seus datacenters ha 10 anos, não tinha na altura muita da tecnologia que existe hoje. As questões de substituição dos servidores por outros mais eficientes é feita de forma natural e as poupanças são grandes, nomeadamente através da virtualização, actualização tecnologica das maquinas e descontinuação de mainframes e grandes maquinas Unix.

As questões de arrefecimento com água , de montagem de datacenters em zonas geladas, etc não sao muitas vezes possíveis de implementar em Portugal. 

Google, Microsoft, HP, Facebook, IBM são empresas que, entre outras, têm os maiores datacenters, replicados em várias localizações do globo.
Estas empresas compram muitas vezes contentores de servidores, com 1000 servidores cada contentor, de onde sai apenas o cabo da electricidade, a rede e o tubo do arrefecimento.

Podes fazer pesquisas por "green it", "green data center", etc


http://www.google.com/green/efficiency/
http://autarquiadigital.com/2011/01/21/datacenter-hp-em-evora/
http://www.computerworld.com.pt/2010/02/18/hp-abre-primeiro-data-center-refrigerado-por-energia-eolica/
http://www.datacenterknowledge.com/archives/2011/03/30/new-hp-data-center-will-test-green-technology/


Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Existe um na Islândia muito interessante - ThorDC - .
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Claro que se pode chamar de ecológico. É ar da rua, naturalmente arrefecido, sem recurso a máquinas de ar condicionado.

As empresas de alojamento em Portugal ainda não abriram os olhos para o seguinte: ser-se ecológico traduz-se em poupança.
Poupar no ar condicionado criando sistemas de ventilação natural (como esse de que falaste Asturmas, se bem que isso apenas deve ser possível no inverno), sistemas de arrefecimento à base de água e não de ar, substituição das frotas de servidores por outros mais eficientes energéticamente, substituição da iluminação nos DC por iluminação LED (que diminuiriam o consumo e o calor gerado pela iluminação), etc. Todas as pequenas alterações fazem diferença.

O FB está a construir o seu DC na Europa numa zona gelada. A localização depende de muitos factores, mas um deles é a temperatura exterior, já que assim vão reduzir os custos de arrefecimento.
Aqui vai: http://www.interhost.pt/site-admin/documents/040430exame_informatica_freecooling_maio09.pdf

Sistemas de arrefecimento de servidores a agua como a OVH tem exige uma grande infra-estrutura e servidores preparados para isso o que em Portugal não é viável.
Relativamente a troca de velhos servidores por novos isso é uma coisa que ocorre de uma forma natural.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Muito obrigado a todos, infelizmente a politica ambiental do datacenter não serve para o que pretendo, a minha empresa vai utilizar serviços de empresas revendedoras como a PTServidor, Visual-Fusion ou assim, pensava que este tipo de empresas teria politicas ambientais para abordar, de qualquer forma, vou usar serviços de impressão com papel reciclado, ja serve para demonstrar a preocupação ambiental da minha empresa  :-k
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Muito obrigado a todos, infelizmente a politica ambiental do datacenter não serve para o que pretendo, a minha empresa vai utilizar serviços de empresas revendedoras como a PTServidor, Visual-Fusion ou assim, pensava que este tipo de empresas teria politicas ambientais para abordar, de qualquer forma, vou usar serviços de impressão com papel reciclado, ja serve para demonstrar a preocupação ambiental da minha empresa  :-k
Empresas revendedoras do que? Como já foi infindavelmente discutido noutro tópico a maioria das empresas presentes no forum não estão a revender nada pois têm espaço e servidores próprios em datacenter.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Empresas revendedoras do que? Como já foi infindavelmente discutido noutro tópico a maioria das empresas presentes no forum não estão a revender nada pois têm espaço e servidores próprios em datacenter.

Enganei-me, usei as palavras erradas ;)
Offline

SamplingLine 
Membro
Mensagens 115 Gostos 3
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Muito obrigado a todos, infelizmente a politica ambiental do datacenter não serve para o que pretendo, a minha empresa vai utilizar serviços de empresas revendedoras como a PTServidor, Visual-Fusion ou assim, pensava que este tipo de empresas teria politicas ambientais para abordar, de qualquer forma, vou usar serviços de impressão com papel reciclado, ja serve para demonstrar a preocupação ambiental da minha empresa  :-k
Todas as empresas de uma forma ou de outra, com maior ou menor peso dentro delas têm implementadas politicas ambientais.

Desde os processos utilizados no dia a dia das empresas que têm vido a ser adoptados, ao simples envio de facturas electrónicas em lugar das tradicionais em papel, passando pela utilização de servidores mais ecológicos, cumprindo as normas ROHS, configurando-os também de forma a manter um compromisso consumo/performance aceitável, até á adoção de plataformas virtualizadas que, ao reduzirem o número de equipamentos em datacenter se reduzem drasticamente as emissões.

Os Datacenters, não é de hoje, e a par do que acontece com os parques de escritórios, Hotéis, Hospitais, etc., também têm as suas preocupações ambientais até porque existe relação directa do quanto se poupa na utilização de uma boa politica ambiental.

A nível de climatização no nosso país, não sendo este propriamente frio, faz-se a gestão possível dos parâmetros de funcionamento dos Chillers/VC’s/UTAN’S/UTA’S/VE’s

Uma gestão equilibrada dos sistemas, permite poupanças de milhares de euros/ano em consumos que se traduzem em melhores eficiências/aproveitamento de recursos e menos emissões.