← SEO

Como funciona um motor de pesquisa (search engine)

Lida 1419 vezes

Offline

Broken 
Membro
Mensagens 164 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Viva!

Tal como o titulo indica, hoje trago a pergunta que vale 1 milhão de euros!

Como funciona realmente um motor pesquisa / busca / search engine.

Ando a fazer um levantamento de informação para um projecto e gostaria de obter algumas opiniões, ideias e até mesmo se possível partilhassem também pdf's ou documentos para esta pesquisa que estou a fazer.

Como indica o titulo procuro compreender de uma forma mais aprofundada como funciona o motor de pesquisa como o google ou sapo ou yahoo.

Alguém trabalha / tem conhecimentos nesta área que possa partilhar informação ?


E eu com este tópico, pretendia expor mais ideias, conhecimentos. Será que o yahoo, google e o sapo por exemplo recorrem todos ao mesmo método?

Ou os métodos são diferentes ? Que diferenças são essas ? O que faz o do google ser tão conhecido e não dar espaço quase para os outros motores de busca. Eu pessoalmente conheço muita gente e 97% usa google.

Principais dúvidas:


- Como funciona a pesquisa de informação empresarial (Exemplo quando pesquiso: "Restaurante lugar raro" ele vai me devolver a morada, os contactos, etc etc. Se meter cinema zon lusomundo lisboa aparece logo os filmes a serem exibidos e as horas)

- Principais vantagens da utilização (o que nos leva realmente a usar um motor de busca ? eu noto que existe uma necessidade de encontrar rapidamente o que procuro e nao perder tempo.)

- Arquitetura do motor de pesquisa (podemos generalizar ? ou seja um motor de busca tem obrigatoriamente de fazer vários processos ?)

Cumprimentos,
Cristiano Perdigão.
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que tás seriamente a te abstrair demasiado dos teus objetivos. O que pretendes ao certo?