← Bitcoin

Minerar ou não minerar em 2018?

Lida 46789 vezes

Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Demoraria cerca de 4 ou 5 anos a recuperar o investimento nos fotovoltaicos... pelo investimento que é necessário (mínimo 2100€ para essa potência) investe em mais GPUs, é melhor :lol:
O valor mínimo que estás a dizer dá para perceber que não estás dentro do assunto. É normal que assim seja, mas posso garantir que em material novo consegue a partir de 1700€. Em material usado consegue a partir de 900€. Tenho uma pequena empresa nessa área por isso conheço bem os preços.
Quanto a compensar ou não isso já não sei dizer porque não estou dentro do assunto do que se ganha ao minerar nem tenho interesse em entrar nesse nicho. Mas é uma questão de fazer as contas.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

O valor mínimo que estás a dizer dá para perceber que não estás dentro do assunto.

Não tenho o conhecimento prático para fazer afirmações mas concordo com o @Diogo Pinto neste ponto.
A eletricidade não é assim tão cara ao ponto de dizer que é preciso painéis fotovoltaicos apenas para diminuir esse encargo. O dinheiro seria mais bem empregue aumentando o volume de processamento.

Agora, se já estas interessado na compra dos mesmos para a tua casa ou assim e queres aproveitar para recuperares o investimento mais depressa com mining, aí a conversa já é outra...
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Só sei que andei a olhar os preços do hardware na Tailandia e tudo o que é recomendado de graficas está sold out. Sobram as nvidia de 700euros com consumos de 250w, pra esquecer.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Só sei que andei a olhar os preços do hardware na Tailandia e tudo o que é recomendado de graficas está sold out. Sobram as nvidia de 700euros com consumos de 250w, pra esquecer.

Tens que ir ao "black market" hehe
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O valor mínimo que estás a dizer dá para perceber que não estás dentro do assunto. É normal que assim seja, mas posso garantir que em material novo consegue a partir de 1700€. Em material usado consegue a partir de 900€. Tenho uma pequena empresa nessa área por isso conheço bem os preços.

Por acaso, estou sim, dentro do assunto! Não tenho empresas na área, mas não preciso para perceber minimamente do assunto. Acabei de fazer uma instalação de três painéis e posso desde já dizer-te que de facto o valor que eu disse é o valor indicado. O valor de 2100€ é o valor médio de mercado com instalação. Não interessa comprar os painéis se não temos um engenheiro especializado a indicar-nos a melhor posição para conseguir optimizar os ganhos energéticos com exposição solar.

2100€ por um painel com essa potência é um bom preço para uma marca com uma boa garantia. (com transporte + instalação/mão de obra)

É como digo, não preciso de ter empresas em várias áreas para saber como as coisas funcionam. No caso do mining, também não tenho numa empresa na área, mas conheço muita gente que o faz ou fez no seu prime. Não compensa (nem nunca compensou) investir em soluções de power-supply quando podes investir em GPU e poder de processamento, acaba sempre por compensar investir em processamento.

A não ser que o teu objetivo seja "minerar" durante um curto período de tempo e depois alimentar meia dúzia de resources em tua casa. No meu caso específico, investi em painéis exclusivamente para ter água infinitamente quente (já tinha investido numa bomba de calor, por isso é que não investi em colectores solares) e alimentar a grid elétrica de maior parte dos eletrodomésticos. Só daqui a muitooooos anos vou ver algum retorno tangível, mas sempre valoriza a casa :)

Para dar um exemplo prático, tenho mais de uma empresa na área da saúde e não tenho nenhum curso de medicina.

Argumentum ad vercundiam - https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Por acaso, estou sim, dentro do assunto! Não tenho empresas na área, mas não preciso para perceber minimamente do assunto. Acabei de fazer uma instalação de três painéis e posso desde já dizer-te que de facto o valor que eu disse é o valor indicado. O valor de 2100€ é o valor médio de mercado com instalação. Não interessa comprar os painéis se não temos um engenheiro especializado a indicar-nos a melhor posição para conseguir optimizar os ganhos energéticos com exposição solar.

2100€ por um painel com essa potência é um bom preço para uma marca com uma boa garantia. (com transporte + instalação/mão de obra)

É como digo, não preciso de ter empresas em várias áreas para saber como as coisas funcionam. No caso do mining, também não tenho numa empresa na área, mas conheço muita gente que o faz ou fez no seu prime. Não compensa (nem nunca compensou) investir em soluções de power-supply quando podes investir em GPU e poder de processamento, acaba sempre por compensar investir em processamento.

A não ser que o teu objetivo seja "minerar" durante um curto período de tempo e depois alimentar meia dúzia de resources em tua casa. No meu caso específico, investi em painéis exclusivamente para ter água infinitamente quente (já tinha investido numa bomba de calor, por isso é que não investi em colectores solares) e alimentar a grid elétrica de maior parte dos eletrodomésticos. Só daqui a muitooooos anos vou ver algum retorno tangível, mas sempre valoriza a casa :)

Para dar um exemplo prático, tenho mais de uma empresa na área da saúde e não tenho nenhum curso de medicina.

Argumentum ad vercundiam - https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam
1º eu não disse que é necessário ter uma empresa na área para estar dentro dos preços mas quem tem, não tenho dúvidas que conhece melhor o mercado e o tipo de produtos adequados.
2º O facto de teres instalado uns paineis em casa não quer dizer que estejas dentro do assunto. Nem é necessário um engenheiro para calcular a posição, quem o faz são geralmente técnicos que são formados para isso.
3º Volto a afirmar que falas-te "a partir de 2100€" quando é errado porque há possibilidades mais económicas e de boa qualidade eu tenho vendido instalações completas com 8 anos de garantia e instalação incluída por 1900€ para potências até 1500W. E até já tive instalações com menor custo, algumas nem chegam a 1700€ que foi o valor que eu mencionei como base no meu post anterior.

Por isso mais uma vez reafirmo que não estás dentro do assunto, não chega ler um pouco pela internet e/ou falar com uma empresa do sector a tirar dúvidas para se poder afirmar que se está dentro do assunto.

Eu trabalho com várias empresas da área, conheço bem as marcas e os preços que cada uma pratica, conheço os tipos de paines mais adequados para o nosso país e como estou dentro desse ramo à cerca de 7 anos já tive possibilidade de assistir a várias formações e fazer vários testes para conhecer a qualidade do material de diversos fabricantes.

Existem submarcas que tem o mesmo fabricante e a mesma qualidade de material com a mesma garantia mas com um preço que pode chegar a 50% do valor da dita marca principal, são estratégias utilizadas pordiversas marcas e que só quem está dentro do mercado conhece realmente bem. Existem imensos fatores a ter em conta neste tipo de tecnologia, por isso falar em valores médios é muito relativo porque depende de diversos fatores, além disso dizer a partir de 2100€ não é um valor médio, mas sim um valor base que são termos muito diferentes.

Acho que há muita gente que diz que percebe de tudo, só porque se informou um pouco sobre um determinado assunto, mas existem temáticas que só estando dentro do mercado se pode dizer que se conhece realmente. O maior ignorante é aquele que acha que sabe tudo sobre tudo.

Bom fim de semana.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

´Tenho uma pequena empresa nessa área por isso conheço bem os preços.

Acho que há muita gente que diz que percebe de tudo, só porque se informou um pouco sobre um determinado assunto, mas existem temáticas que só estando dentro do mercado se pode dizer que se conhece realmente. O maior ignorante é aquele que acha que sabe tudo sobre tudo.

Quem se fez passar por uma autoridade com base na sua experiência com o mercado foste tu. Sem saber qual o meu background na área nem quanto tempo passei a estudar. Ou sem saber se falei com uma "pequena empresa" ou uma grande empresa. Ou quem foi a autoridade com quem falei e quem me deu as informações.

O facto de teres uma empresa não me diz rigorosamente nada, sinceramente... Sempre que alguém tem uma opinião convergente a retórica é a mesma.

Num post onde estávamos a falar de cripto (que é uma área que eu até percebo, ao contrário de ti que próprio disseste que só tens património por sorte) eu referi que não valia a pena investir em paineis solares em detrimento de poder de processamento. E tu vens para aqui dizer que eu não estou dentro do mercado.

O valor mínimo que estás a dizer dá para perceber que não estás dentro do assunto.

Tou-me a cagar para os painéis. É um mercado muito pouco apelativo e que não me diz nada. Mas continuo a dizer que estou dentro do assunto. Não me considerei expert (ao contrário de alguém que minimizou outra pessoa por ter uma empresa na área) mas disse apenas que estou dentro do assunto. E não é por tu dizeres que errei em 300€  no preço de entrada que eu vou dizer que estou errado, porque até agora não trouxeste nada de tangível para a conversa.

Voltando para o assunto que me levou a comentar (tirando a história dos 300€ > 10.000€): não compensa investir em power sources face ao investimento em processing power. É preferível mais GPUs.

O maior ignorante é aquele que acha que sabe tudo sobre tudo.

Frase perfeita! Só acrescentava o ponto da "humildade" e "arrogância". Há pessoas que nunca a demonstraram mesmo estando numa posição de clara desvantagem, em várias alturas.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

PS: eu falei com um engenheiro para orientação dos painéis e não com um técnico. Se um técnico é capaz de o fazer, provavelmente sim. Mas eu prefiro ter a assinatura de um engenheiro no projeto caso no futuro tenha qualquer tipo de problemas.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Eu procuro dar informações o mais precisas possível aos usuários, sem benefício nem prejuízo para mim. Desde o inicio que deixei claro que não estou dentro do assunto de minerar bitcoins e até cheguei a ler um pouco sobre o assunto à uns anos atrás porque ponderei fazer isso mas não achei rentável. Aqui foi falado se seria ou não rentável e o que eu mencionei foi que é possível contornar a questão dos consumos de energia que foram aqui ressaltados por um usuário.
Quis colocar uma alternativa ecológica e renovável a quem tem consumos elevados e cabe à pessoa fazer os calculos para saber se compensa em relação aos consumos que tem.
Não vim para aqui mencionar questões técnicas, mas quando foram falados em valores a partir dos quais se pode ter uma instalação solar para gerar 1500W/h eu tive que corrigir aquilo que foi dito porque estava falso.
Podes achar que 300 ou 400€ não é um valor razoável mas em termos percentuais é muito relevante neste caso.

Eu não minimizei ninguém porque tenho uma empresa, mas tendo formação em engenharia electrónica e 7 anos de experiência na criação de projectos solares posso afirmar que estou muito à vontade nesse assunto e sinto-me completamente à vontade para corrigir o que é dito.

Chegando ao mesmo tipo de linguagem eu posso afirmar que há muito leigo a falar do que não sabe e estou-me a cagar se és administrador ou não, nem se tens mais de uma empresa no ramo da saúde, nem que conhecimentos ou nível de estudos possuis. O que sei e volto a afirmar é que estavas a dar uma informação errada, eu corrigi essa margem de erro e o que recebo de volta é críticas dispersas e com teor pejurativo que nada de positivo aportam ao assunto, com linguagem pouco apropriada e completamente desnecessária que só desmotiva mais a participação nos assuntos do fórum.
Não lucro nada com participar nos tópicos, nunca chamei para aqui nenhum dos meus negócios, nunca usei o fórum para promover minhas empresas ou negócios ao longo dos anos que por aqui tenho andado e toda a minha participação tem sido honesta e sem más intenções.

Certamente está na hora de me afastar e de não participar mais neste fórum para não criar atritos. Vou converte-me em mais uma dessas pessoas que passa pelo fórum de vez em quando e nada comentam para não ser criticado. Certamente é hora de ponderar aproveitar melhor o tempo.

Bom fim de semana a todos!
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não lucro nada com participar nos tópicos, nunca chamei para aqui nenhum dos meus negócios, nunca usei o fórum para promover minhas empresas ou negócios ao longo dos anos que por aqui tenho andado e toda a minha participação tem sido honesta e sem más intenções.

Não quero comentar o resto, mas também não me lembro dos utilizadores que se mantêm activos atualmente o façam. Nem que as pessoas tenham más intenções ao vir participar no fórum, mau era! Talvez na altura em que isto gerava mais €.

Chegando ao mesmo tipo de linguagem eu posso afirmar que há muito leigo a falar do que não sabe e estou-me a cagar se és administrador ou não, nem se tens mais de uma empresa no ramo da saúde, nem que conhecimentos ou nível de estudos possuis.

Ora cá está. Onde quis chegar desde o início. Eu nunca utilizei as minhas empresas ou projetos para validar os meus argumentos, nem os meus estatutos ou nível de escolaridade. Ao contrário de ti, que fizeste exactamente isso. Referiste ser engenheiro já duas ou três vezes e a tua empresa duas ou três vezes igualmente só neste tópico. Novamente, isto é relevante: https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam

--

Mas apesar de tudo, eu sei admitir quando estou errado. Nem pretendo vir para aqui mentir ou conseguir conflitos, se bem que é isso que este fórum precisa um pouco. Neste caso específico, não me foi mostrado qualquer argumento que me prove errado relativamente ao assunto em tópico (mining), mas se alguém me quiser corrigir, agradeço profundamente.

--

Os paineis fotovoltaicos podiam ate custar 500€. Mais vale comprar 2 gráficas.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Esta foi uma discussão que podia ser evitada porque como o Diogo mencionou, o ponto relevante era apenas um:
Ao gastar dinheiro em mining, onde seria mais rentável? Poupar nos custos da electricidade através de painéis ou aumentar o processamento.

No final ficou-se a debater preços de instalações de painéis lol

PS. Mais vale este tipo de discussão e debate de ideias do que nenhum, por isso, não deixam de ter a sua utilidade ;)
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Não quero comentar o resto, mas também não me lembro dos utilizadores que se mantêm activos atualmente o façam. Nem que as pessoas tenham más intenções ao vir participar no fórum, mau era! Talvez na altura em que isto gerava mais €.

Ora cá está. Onde quis chegar desde o início. Eu nunca utilizei as minhas empresas ou projetos para validar os meus argumentos, nem os meus estatutos ou nível de escolaridade. Ao contrário de ti, que fizeste exactamente isso. Referiste ser engenheiro já duas ou três vezes e a tua empresa duas ou três vezes igualmente só neste tópico. Novamente, isto é relevante: https://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam

--

Mas apesar de tudo, eu sei admitir quando estou errado. Nem pretendo vir para aqui mentir ou conseguir conflitos, se bem que é isso que este fórum precisa um pouco. Neste caso específico, não me foi mostrado qualquer argumento que me prove errado relativamente ao assunto em tópico (mining), mas se alguém me quiser corrigir, agradeço profundamente.

--

Os paineis fotovoltaicos podiam ate custar 500€. Mais vale comprar 2 gráficas.
O que aqui estás a fazer é uma palhaçada, contestas o que eu digo e depois mandas PM a dizer para eu não levar a mal, que é bom criar discussões porque o pessoal gosta disso e é disso que o fórum precisa.
Eu não tenho perfil para palhaçadas nem idade para andar aqui a brincar.
Dou por terminada a minha participação. Espero que ao deixar de participar no fórum melhore a retórica e ocorra um melhor aproveitamento.
Um bem haja a todos.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O que aqui estás a fazer é uma palhaçada, contestas o que eu digo e depois mandas PM a dizer para eu não levar a mal, que é bom criar discussões porque o pessoal gosta disso e é disso que o fórum precisa.
Eu não tenho perfil para palhaçadas nem idade para andar aqui a brincar.
Dou por terminada a minha participação. Espero que ao deixar de participar no fórum melhore a retórica e ocorra um melhor aproveitamento.
Um bem haja a todos.

O facto de eu mandar MP a dizer que estava a tomar uma retórica diferente para tentar reanimar isto, não muda em nada a minha opinião sobre aquilo que tu dizes: eu contesto porque acho que não tens razão e porque acho que és arrogante na tua abordagem. Vieste para um tópico de mining com uma história no mínimo estranha de como tens 14.000$ numa wallet (tantas pessoas como tu nos últimos anos, é impressionante) e depois entraste a matar em que, como és engenheiro e tens uma empresa de energias tu é que sabes. :cool:

A única diferença (e a razão pela qual mandei MP) é que anteriormente eu não teria contestado e tinha pensado exatamente o mesmo, como sempre pensei. Mas desta vez disse! Porque acho que o fórum precisa. (O próprio spykergm sem fazer ideia do que eu estaria a fazer percebeu)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Correção: Minar ETH em Portugal ainda é rentável, sendo que uma rig de 6 gráficas gera cerca de 30€ por dia ao preço atual da coin. Estive com o meu amigo hoje que me disse que continua a "minar" ETH.

Ele chega a referir que levou algumas rigs para casa para ganhar dinheiro enquanto aquece a casa (e não o contrário) :lol:
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Pois ja temos o teu amigo, o Luis Marques e o meu vizinho aqui de Bangkok que tem uma rig em casa em LX a dizer o mesmo com valores semelhantes. Por isso parece-me viavel.

Eu ainda ando a procura das gráficas aqui para tirar vantagens da elect mais barata, mas esta muito dificil, ainda tenho de me dedicar aos sites.