Olá Carlos,
Agradecemos as palavras de apreço.
A nossa
cloud assegura disponibilidade de serviço, existindo a perda limitada de nodos de processamento, equipamento de conectividade à SAN e nodos de processamento da SAN. Não subsiste à perda de um datacenter. Todo o equipamento do Porto, sem excepção ficou sem energia, como tal, toda a cloud em baixo.
A
cloud da Visual-Fusion assegura ainda escalabilidade. Um servidor virtualizado não.
Sim, a nossa cloud recorre à virtualização para assegurar o acima indicado. Existem, no entanto diversos servidores virtualizados que não asseguram nada do acima indicado. Não é o nosso caso.
Quanto à definição de cloud, tens aqui um bom local para a discutir:
http://www.webhostingtalk.com/showthread.php?t=1070812 . Certamente terás mais uma definição, nas várias que aí constam.
Provavelmente na tua definição de cloud, assumes a necessidade de diversas clouds conterem a mesma informação, de tal forma que, existindo a perda de um datacenter, outro responda para o mesmo conteúdo. É algo que temos planeado para um futuro relativamente próximo, mas não para um serviço de alojamento partilhado usual. Em local algum, asseguramos os 100% de disponibilidade ou os "four nines". Não trabalhamos assim.
Independentemente da tua consideração, de algo estou certo.
Nunca prometemos algo que não tenhamos dado. Não vejo portanto onde se enquadra, nesta thread, o teu comentário.
Quanto à informação aos nossos clientes, concordamos. Desta vez, efectivamente, foi algo que falhou, não só pela falta de acesso à base de dados, como a impossibilidade de actualizarmos mais regularmente o estado. Informações adicionais e verídicas, não conseguíamos, tendo em conta o clima de incerteza que existia no datacenter.
Cumprimentos,