← Desenvolvimento

Conhecem um bom encurtador de links

Lida 9412 vezes

Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Tenho usado ao longo dos anos o bit.ly e o goo.gl, mas agora precisava de algo com as seguintes características:

- em português
- que dê estatíscas acerca dos clicks nesses links
- se possível com tracking visual dos clicks
- que permita fazer customizar o "encurtamentos"

Alguém conhece algo assim, ou terei de criar o meu?  :grin:


Obrigado desde já.
Offline

fcampus 
Membro
Mensagens 600 Gostos 34
Feedback +20

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Não sei se tem tudo o que precisas, mas é nacional  :lol:

http://www.irpara.pt/
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Muito bom de facto.
Offline

meskyta 
Membro
Mensagens 62 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Seventh year Anniversary Level 5 Sixth year Anniversary Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination

 :-P

Não sei se tem tudo o que precisas, mas é nacional  :lol:

http://www.irpara.pt/
Offline

meskyta 
Membro
Mensagens 62 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Seventh year Anniversary Level 5 Sixth year Anniversary Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination

www.irpara.pt

Url personalizado

Estatísticas das visitas:
-Visitantes
  últimas 24 horas
  últimos 7 dias
  últimos 30 dias
  últimos 12 meses
-Paises
-Top Referências
-Browsers
-Sistemas Operativos
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Eu uso o da google http://goo.gl
Offline

AntonioC 
Membro
Mensagens 348 Gostos 6
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu uso o da google http://goo.gl
Este é o melhor, mas vou experimentar o Ir para!
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Nada contra o irpara.pt e os outros sites na mesma área, mas acho que no caso dos encurtadores de links e alojamento de imagens, convém usar sites/serviços "grandes".

Digo isto porque são serviços que não dão lucro e a probabilidade de desaparecerem é maior quando comparado com um serviço tipo goo.gl

Depois de ter tido problemas com serviços gratuitos e pequenos, optei por comprar um domínio e usa-lo para encurtar links e alojar imagens. Tenho alguma despesa, mas é mais seguro :)
Offline

meskyta 
Membro
Mensagens 62 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Seventh year Anniversary Level 5 Sixth year Anniversary Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination

Concordo com o que disseste, mas o irpara.pt não vai terminar; digo isto porque criei-o para ser uma ferramenta de trabalho para mim, e não à procura de lucro.
É quase como o telemóvel: preciso dele para trabalhar. E as despesas do irpara.pt é apenas o domínio...

Abraço

Nada contra o irpara.pt e os outros sites na mesma área, mas acho que no caso dos encurtadores de links e alojamento de imagens, convém usar sites/serviços "grandes".

Digo isto porque são serviços que não dão lucro e a probabilidade de desaparecerem é maior quando comparado com um serviço tipo goo.gl

Depois de ter tido problemas com serviços gratuitos e pequenos, optei por comprar um domínio e usa-lo para encurtar links e alojar imagens. Tenho alguma despesa, mas é mais seguro :)
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Nada contra o irpara.pt e os outros sites na mesma área, mas acho que no caso dos encurtadores de links e alojamento de imagens, convém usar sites/serviços "grandes".

Digo isto porque são serviços que não dão lucro e a probabilidade de desaparecerem é maior quando comparado com um serviço tipo goo.gl

Depois de ter tido problemas com serviços gratuitos e pequenos, optei por comprar um domínio e usa-lo para encurtar links e alojar imagens. Tenho alguma despesa, mas é mais seguro :)

Concordo contigo em parte, a verdade é que eu uso o goo.gl precisamente porque é da google e isso inspira fiabilidade, e fiabilidade porquê? Porque sempre que precisamos de um serviço associado aos nossos sites eles devem ter um suporte e uma base de sustentação estável. Que quero dizer com isso? Alguém já viu um serviço da google ficar em baixo por mais de uns minutos? Tem essa fiabilidade que um site pequeno hospedado num alojamento comum não pode garantir com tanta certeza.
Por outro lado gosto de ver novos projectos e se forem portugueses tanto melhor.
Discordo que sejam páginas que não dão lucro, se o site tiver bem divulgado e for usado por bastante gente pode dar bom lucro. Sei isso porque já alojei um de um tipo espanhol no meu servidor e acompanhei a evolução até que o tipo passou para um servidor próprio.
 
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu também gosto de usar e apoiar serviços portugueses. Na minha opinião o problema está nos pequenos projectos pessoais ou de empresas pequenas que não têm depois capacidade para manter o serviço online.

Tenho dúvidas se é possível manter um grande serviço deste tipo, com muito tráfego, quase todo ele apenas nos redirects, sem ter qualquer fonte de rendimento que permita pagar uma VPS ou um dedicado.

Se forem ver os grandes serviços como este, são suportados por empresas de alojamento, empresas como o Google ou então vendem a informação sobre os links (ex: bit.ly). Quem não consegue ter ou fazer o que eles fazem, pode tentar rentabilizar com publicidade (as homepages têm assim tanto tráfego?) ou com planos premium (será que alguém vai comprar com a oferta gratuita que existe?).

Como disse no outro comentário, tenho esta opinião porque já me lixei antes. Como acho que esta é uma área difícil de rentabilizar no caso do serviço se tornar popular, fico com um pé atrás antes de usar. Um utilizador "normal" provavelmente nem se preocupa com isto.

Para terminar e para que ninguém me entenda mal, volto a dizer que não é nada contra o site do meskyta. A minha opinião seria a mesma se sugerissem aqui outros sites. Nesta área dos encurtadores de url's, prefiro usar serviços mantidos por empresas grandes. :)
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

É um risco fácil de perceber: se o meskyta decidir amanhã terminar com o serviço, vai à sua vida e ninguém o incomoda, é livre de o fazer. Se o Google decidir amanhã terminar com o goo.gl gera-se um tumulto mundial à escala do anúncio do Google Reader e existe um delay suficiente para arranjar alternativas que não prejudiquem ninguém.

Nestes casos, como nos serviços de alojamentos de imagens, é sempre arriscado recorrer a serviços fora dos "grandes", a não ser que sejam mesmo nossos (já pensei nisso para uso privado).
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Com todo o respeito pelas opiniões e depois de muito reflectir, acabei por "montar" o meu próprio.

Para quem quiser uso o script do http://yourls.org, embora tenha menos features do que o "ir para". Super simples de montar, parece fiável e seguro e faz o que preciso.


Talvez expanda este assunto dos encurtadores no PontoInternet.com, dará pano para mangas. :)


E finalmente, quase esquecia, os meus parabéns aos autores do "irpara", muito bom. Que tal lançarem-se no mercado "americano"? Precisamos de gente com material decente a arriscar e a "aparecer"!

 
Offline

meskyta 
Membro
Mensagens 62 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Seventh year Anniversary Level 5 Sixth year Anniversary Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination

Obriagdo pelas palavras :)

Quanto ao "american dream", a minha "onda" é outra. Como disse, criei o irpara.pt como ferramenta de trabalho, e decidi partilhá-la com todos. Quando à possibilidade de acabar com o projecto, embora remota, há. Mas duvido muito. o valor é irrisório, e, modéstia á parte, aos milhares que facturo online, não são uns míseros 20€/ano que me fazem comichão no dedo do pé. Mas percebo perfeitamente a relutãncia de usar os serviços made in Portugal. Mas a minha posição no mercado é arriscar com quem arrisca...

abraços

Com todo o respeito pelas opiniões e depois de muito reflectir, acabei por "montar" o meu próprio.

Para quem quiser uso o script do http://yourls.org, embora tenha menos features do que o "ir para". Super simples de montar, parece fiável e seguro e faz o que preciso.


Talvez expanda este assunto dos encurtadores no PontoInternet.com, dará pano para mangas. :)


E finalmente, quase esquecia, os meus parabéns aos autores do "irpara", muito bom. Que tal lançarem-se no mercado "americano"? Precisamos de gente com material decente a arriscar e a "aparecer"!

 
Offline

meskyta 
Membro
Mensagens 62 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Seventh year Anniversary Level 5 Sixth year Anniversary Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination

Ainda cá andamos, passados 3 anos. Abraço!