← Conversa Geral

Alexa

Lida 11707 vezes

Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Então para que serve a Alexa?
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

ViiPER,  :wink:  =D>
Eu (ainda) não sei, mas estou curioso pelas explicações que ai vêm!
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

;)
Já somos 2 porque eu não faço a minima ideia para que serve a ALexa.
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Conheço uma Alex(i)a mas ela não deve ter nada a ver com isto!  :lol:
Mas vamos saber tudo sobre o programa.
Offline

Multani 
Membro
Mensagens 1092 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O Alexa é um motor de busca, um directório de sites, e mais algumas coisas, mas o que interessa aqui é a secção para webmasters.

Nessa secção o Alexa ou a Alexa é famoso pelo rank que faz de sites. Queres saber qual é o site mais visitado do mundo? Se o Yahoo tem mais visitas que o Google? Se o Sapo aparece no top 100? Vais ao ranking do Alexa e vês.

O que é esse rank e como é que o Alexa o calcula, afinal eles não têm um código em todos os sites do mundo para fazer uma contagem...?

O rank é um número como o próprio nome indica em que quanto mais baixo, melhor. Por exemplo o sapo anda entre o 600 e 700, a nível mundial. Este rank é calculado de uma maneira muito simples e muito discutivel. O Alexa tem uma toolbar para download, como o google e tantos outros sites. Depois de instalada o Alexa vê os sites que a pessoa visita, e é com esses dados que faz o rank.

Ou seja... quem decide o rank são apenas as pessoas que usam o Alexa toolbar. E como devem calcular, isso tem alguns problemas. Por exemplo, no próprio site eles avisam que o Alexa deve ter um rank exagerado, se nós fizessemos uma toolbar para os users do maistrafego se calhar essa toolbar ia-nos dizer que o maistrafego é um dos maiores sites do mundo, porque 100% dos utilizadores vêm cá frequentemente.

Então se pensarmos que o Alexa é um site com uma grande maioria de utilizadores americanos, o que significa esse ranking para quem tem um site português de pequena dimensão? Quase nada... o ranking é interessante para ver as oscilações de sites de grandes dimensões, mas a margem de erro devido à maneira como a amostra é feita, dá resultados muito estranhos para sites mais pequenos.

Por exemplo, o mais trafego simplesmente diz que não está no top 100.000 e não dá informação. Para o SNB que tem um número de visitantes que se mantém estavel todos os dias, o gráfico do rank é esta linda coisa http://www.alexa.com/data/details/traffic_details?&range=1y&size=medium&compare_sites=&y=t&url=www.sexonabanheira.com#top com picos enormes sabe-se lá porquê. Tanto chega perto do 50k , como a seguir desaparece durante meses. Acham que nesses meses eu perdi trafego? Não, continuei sempre a crescer, simplesmente os meus users não usam a barra do Alexa.

E os sites linking in?
Isso também tem a sua utilidade relativa. Vendo o caso do SNB, descubro que há 8 sites a linkar para o SNB. Ora isso é muito pouco, na realidade deve haver 80, mas o Alexa só descobriu aqueles. Apesar disso é informação e informação pode ser sempre útil, já comprei alguns dominios com base nos links que o Alexa indicava. Uns valeu a pena, outros não.

Então e se quiser saber quantos visitantes os sites têm, além do rank?

Pergunta a outra pessoa, porque eu sou burrinho e não sei ver isso no Alexa.


Conclusão: o Alexa é uma ferramente útil para os webmasters se for bem utilizada, como quase tudo nesta vida. É preciso compreender as limitações do serviço, e é facil porque está lá tudo explicado.


Ah, e então porque é que o Alexa é uma piada para os webmasters?

Porque muitas vezes em fóruns de webmasters aparece alguém a tentar vender o seu peixe com base em dados do Alexa, e muitas vezes tentam usar esses dados para sobrevalorizar os seus sites. O site A não vale automaticamente mais que o site B só porque tem um rank melhor no Alexa.
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

ok, obrigado pela info.
Offline

Flash005 
Membro
Mensagens 1360 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Quick Poster Windows User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Para mim é um directório grande para sites grandes, no que me diz respeito o Alexa de pouco ou nada me serve.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Boa explicação! muito bem... =D>
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Boa explicação Multani, que eu subscrevo inteiramente, à excepção de uma frase algo desnecessária...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Excelente!  :wink:
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Multani, boa explicação obrigado por, partilhares os teus conhecimentos com os demais. :)
Offline

Schweppes 
Elite
Mensagens 457 Gostos 5
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Uma pequena nota: O Alexa apenas contabiliza visualizações em páginas diferentes. Isto significa que, mesmo se a página thehun.net/index.html tiver 8 visualizações por visita, o Alexa contabiliza como apenas uma, o que prejudica bastante o ranking.

O Alexa não deverá ser utilizado como uma ferramenta de contabilização de visitas. Utilizem sempre contadores especificos para o efeito.
Offline

nedvev 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Bem calculo que o alexa seja meio tolo a fazer rankings.

Tenho rank 19 num blog em ingles!  :shock:
Perto disso só 700 em blogs do sapo.

Mas sem dúvida que o rank nao corresponde a visitas, porque se assim fosse um rank 19 daria umas milhares valentes.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Tens mais rank ke a sapo?  :shock:
Offline

nedvev 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

em alguns blogs do sapo tenho o mesmo rank que o sapo.

mas o blog que falo com 19 está alojado no blogger,

estive a ver agora a microsoft tem 14  :shock:

não percebo a logica disto!