← Social Media

Marketing Viral: Facebook

Lida 9769 vezes

Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olá.

Estou a começar a apostar no marketing viral, junto de consumidores do meu produto.
Depois do Twitter, estou a começar a apostar no Facebook.

Mas eu nunca usei o Facebook para além de publicar fotografias e falar com os amigos.
Então surgem algumas dúvidas.

- Qual a diferença entre página e grupo?
- Como promover uma página para além da publicidade no próprio Facebook?
- É nas páginas que dá para fazer o www.facebook.com/nomedoprojecto ? Se sim, como?
- Como funciona aquela história de "Become a fan"? Que link devo espalhar para ir parar à minha página?
- De que maneira o facto de comentar a "wall" dos outros, isso me pode trazer tráfego? Porque ao comentar, irá aparecer o meu nome e não o nome da minha página.

E espero também tirar outras dúvidas que me possam vir surgindo  :cool:
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ninguém quer partilhar conhecimentos? :)
Offline

felipeantunes 
Membro
Mensagens 66 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Existe uma diferenca entre viral e buzz, buss é artificial, viral não. Não existe formula magica para criar um viral, pois o mesmo é algo instantaneo e não premeditada ou planejada.
O que você deseja fazer é um buzz. Ou marketing que se propaga atraves dos alphas e betas.
Alphas são as pessoas com poder de influencia e gosto pela novidade e beta sao os que gostam de seguir os alfas e não ligam de não ser pioneiros.
Procures pessoas populares, relevantes e peça para que ela ajude a propagar a sua ação.
Isso funcionará em qualquer tipo de midia ou rede social
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Marketing viral não está directamente relacionado com as redes sociais - mas elas podem ajudar no efeito viral.

O efeito viral acontece quando a informação é passada de uma forma exponencial, como por exemplo:

1- envias tráfego para uma página com uma oferta gratuita
2- para receberem a oferta, têm de subscrever um formulário
3- após submeterm o formulário, encontram outro onde podem inserir emails de amigos para os notificar da oferta gratuita - se notificarem 5 amigos recebem mais qualquer coisa...

Se cada visitante notificar 5 amigos e bola de neve seguir em frente... está criado o efeito viral.

Claro que o sucesso depende de muitos factores mas a ideia base é esta.
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

- Como promover uma página para além da publicidade no próprio Facebook?
Podes utilizar a famosa "Caixa de Fãs" e coloca-la na sidebar ou algures na tua página. Tens várias opções, nomeadamente:
 . Mostrar o número de fãs e fotos aleatórias dos mesmos;
 . Mostrar o número de fãs e as últimas publicações no mural;
 (estas opções no caso de ser página, nunca criei um grupo)


- É nas páginas que dá para fazer o www.facebook.com/nomedoprojecto ? Se sim, como?
Sim, dá para fazer isso nas páginas. Vá a www.facebook.com/username e escolhe a opção de atribuir username a páginas.

- Como funciona aquela história de "Become a fan"? Que link devo espalhar para ir parar à minha página?

Usando aquela caixa que falei no primeiro ponto.

- De que maneira o facto de comentar a "wall" dos outros, isso me pode trazer tráfego? Porque ao comentar, irá aparecer o meu nome e não o nome da minha página.

Ai aparece o nome do perfil apenas... como já foi dito algures deve ser criada uma página e não um perfil, uma vez que o perfil está limitado a um número de pessoas. Se não estou em erro 5000.
Offline

=IceBurn= 
Membro
Mensagens 897 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5

- É nas páginas que dá para fazer o www.facebook.com/nomedoprojecto ? Se sim, como?
Sim, dá para fazer isso nas páginas. Vá a www.facebook.com/username e escolhe a opção de atribuir username a páginas.

Isso é algo que também me interessa mas que nunca consegui fazer... Consegues ser mais explicito nos passos a tomar? É que não encontro essa opção. Ela existe para os grupos? Obrigado.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Então se eu não tiver um perfil criado e comentar na wall dos outros, o link vai para a minha página?
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isso é algo que também me interessa mas que nunca consegui fazer... Consegues ser mais explicito nos passos a tomar? É que não encontro essa opção. Ela existe para os grupos? Obrigado.

Se tiveres páginas aparece o link nessa página mesmo com o titulo que o bfms disse em cima "Define um nome de utilizador para as suas Páginas."
http://www.facebook.com/help/?page=900

Acho que não dá para grupos, pelo menos não há info nenhuma sobre isso.
Offline

=IceBurn= 
Membro
Mensagens 897 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5

Então é isso, dá para as páginas, não dá é para os grupos...
Realmente na minha página já tenho essa opção activa, nos grupos é que não.

Obrigado Ricardo.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Marketing viral não está directamente relacionado com as redes sociais - mas elas podem ajudar no efeito viral.

O efeito viral acontece quando a informação é passada de uma forma exponencial, como por exemplo:

1- envias tráfego para uma página com uma oferta gratuita
2- para receberem a oferta, têm de subscrever um formulário
3- após submeterm o formulário, encontram outro onde podem inserir emails de amigos para os notificar da oferta gratuita - se notificarem 5 amigos recebem mais qualquer coisa...

Se cada visitante notificar 5 amigos e bola de neve seguir em frente... está criado o efeito viral.

Claro que o sucesso depende de muitos factores mas a ideia base é esta.
Eu não disse que marketing viral eram SÓ as redes sociais :)

- Como promover uma página para além da publicidade no próprio Facebook?
Podes utilizar a famosa "Caixa de Fãs" e coloca-la na sidebar ou algures na tua página. Tens várias opções, nomeadamente:
 . Mostrar o número de fãs e fotos aleatórias dos mesmos;
 . Mostrar o número de fãs e as últimas publicações no mural;
 (estas opções no caso de ser página, nunca criei um grupo)


- É nas páginas que dá para fazer o www.facebook.com/nomedoprojecto ? Se sim, como?
Sim, dá para fazer isso nas páginas. Vá a www.facebook.com/username e escolhe a opção de atribuir username a páginas.

- Como funciona aquela história de "Become a fan"? Que link devo espalhar para ir parar à minha página?

Usando aquela caixa que falei no primeiro ponto.

- De que maneira o facto de comentar a "wall" dos outros, isso me pode trazer tráfego? Porque ao comentar, irá aparecer o meu nome e não o nome da minha página.

Ai aparece o nome do perfil apenas... como já foi dito algures deve ser criada uma página e não um perfil, uma vez que o perfil está limitado a um número de pessoas. Se não estou em erro 5000.

Acho que fiz asneira...
Fui a essa página, mas dei o /nomepretendido ao perfil e não à página :-?
Porque ao tentar dar à página ele dizia que ainda não podia!
Offline

Kontroverso 
Membro
Mensagens 60 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

só podes quanto tiveres mais de 30 membros salvo erro
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

http://www.facebook.com/help/?page=900

Tentei obter um nome para a minha Página mas o Facebook indicou que a Página não é elegível. Quais são os requisitos?
Todas as páginas com mais de 25 fãs são elegíveis para pedir nomes de utilizador.