← Projectos

Paralisia do Sono

Lida 40143 vezes

Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Eu experimentei, senti o corpo dormente, mas depois acabei por adormecer lol. Deve-se fazer isso com os olhos abertos ou fechados?
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A minha intenção ao ensinar a induzir a paralisia do sono é a seguinte: se as pessoas conseguirem, vão aprender que o problema é biológico e que podem controlar isto. Há pouco tempo atrás uma mulher suicidou-se porque disse que tinha visto o diabo em cima dela na cama (li no JN). Ora, foi de certeza a paralisia do sono. Se ela soubesse que este distúrbio é natural, não se teria matado. A indução da paralisia serve para o pessoal encarar isto de forma científica e saberem que têm o controlo da situação.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Shaddz, procura no Google por "paralisia do sono comunidade orkut". Lá nessa comunidade tem um tópico chamado "Quero ter a PS. Como faço?". Lê esse tópico que alguns tipos ensinam a induzir a paralisia.
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Acho que não tenho isso =) foi só um tempinho quando fazia turnos e andava morto de sono:) mas deixava-me assustado porque não fazia a minima que estava acontecer comigo, sabia que era do sono, mas estar acordado e não sentires nada é como estivesses tipo paralisado :S tipo vegetal =/ fez me confusão...
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

João, isso é a paralisia do sono. O que aconteceu é que o teu cérebro paralisou o corpo, porque "pensou" que estavas a dormir, mas ainda estavas acordado. Em termos técnicos é o seguinte: o teu hemisfério esquerdo do neocórtice ainda estava acordado, enquanto que o teu hemisfério direito do neocórtice, sistema límbico e complexo-R adormeceram; por causa disso, foram libertados no teu corpo alguns químicos que o paralisaram (a paralisia acontece para não nos movermos fisicamente durante os sonhos). Durante a paralisia os músculos não estão rígidos e contraídos, mas sim muito relaxados.
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Pois, deve ter sido isso =) mas é muito estranho esse tipo de sensação lol
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Realmente, acho que este tópico não está a ser levado a serio e o assunto é interessante e do interesse geral. Eu pelo menos interesso-me por estas coisas, é claro que não vou experimentar, mas acredito que funcione.

HawK, acho que o pessoal pensa que estou a brincar. Quando vocês virem todos os posts que escrevo lá no blog com centenas de comentários, vão perceber que isto é mais comum do que pensam! Aliás, este tópico vai receber dezenas de milhares de visitas, dado que o + Tráfego está bem posicionado no Google. Existe muita gente a pesquisar por este distúrbio do sono.

Para quem tem dúvidas, que leia um artigo sobre a paralisia do sono escrito por um biólogo (um biólogo!). O artigo dele já recebeu quase 450 comentários! Nos comentários podem ler relatos de pessoas que passaram por isso. O artigo:

http://scienceblogs.com.br/rnam/2009/08/paralisia_do_sono_quando_seus.php
Offline

zorreta 
Membro
Mensagens 850 Gostos 2
Feedback +10

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Signature Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Também fiquei muito curioso e tenho estado a pesquisar. Tenho algumas dúvidas:
Segundo relatos que li, é possível controlar essas ilusões. Li ainda relatos de quem tenha sentido dor física. Confirma-se?

 :obrigado:
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Quanto a controlar na totalidade... isso é mais filmes do pessoal. O máximo que consegues fazer é ficar absolutamente calmo e interagir um pouco com as alucinações. Mas, a qualquer momento, a paralisia passa e acordas na cama. Houve uma vez que acordei e não me conseguia mexer. Soube logo que era a paralisia. Então o que fiz? Levantei-me e fui lavar a cara com água. Quando estava a lavar a cara... acordo na cama. Resumindo: nunca me levantei, estava apenas a sonhar que me tinha levantado.  :lol:

Na paralisia do sono estás ao mesmo tempo acordado e a sonhar. Por isso mesmo, não consegues controlar a 100%. Podes sentir dor física, mas é apenas somática (é a tua mente que a cria).

Um vídeo bom sobre o tema. Pena que esteja em inglês, mas para quem perceber inglês é um vídeo excelente:

Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Paralisia do Sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer.

Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM, a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas.

Com frequência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio a objetos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.

Causas

A paralisia do sono acontece durante o período de sono REM, prevenindo assim movimentos corporais durante um sonho. Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já foi sugerido que ela pode estar relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.

Vários estudos concluíram que a maioria das pessoas experimentará a paralisia do sono pelo menos uma ou duas vezes em suas vidas.

Muitas pessoas que freqüentemente passam pela paralisia do sono também sofrem de narcolepsia. Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:

- A indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido ou projeção da consciência.
- Dormir de barriga para cima.
- Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono.
- Stress elevado.
- Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém.
- Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio.
- Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminas.
- Uso recente de drogas alucinógenas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_do_sono
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu segui as dicas do Carlos, digamos que ....
Achei difícil manter a calma, o coração meteu-se aos saltos (ou era "sonho" ainda?).
Foi meio bizarro, mas achei bastante interessante.

Edit: E não sei como consegues controlar a situação... acho extremamente difícil não te conseguires mover.. ou quando te moves repentinamente olhas para o lado e estás deitado... é com cada arrepio :-S

Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Para a próxima faz o seguinte: quando atingires a imobilidade (paralisia) visualiza-te a levantar da cama. Vais levantar-te e ao olhares para trás... vais ver que estás na cama a dormir. Já fiz isso várias vezes.  :lol:

Mas não te assustes: não é viagem astral nem nada desse tipo. É apenas uma alucinação, porque, na realidade, estás na tua cama a sonhar e não em pé.

O cérebro humano é assim mesmo: é fantástico.  :cool:

Eu consigo manter a calma, porque sei que é tudo produto da minha mente. Já tive tantos episódios... que já me acostumei.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Se não fosse o teu blog, nem sabia que isto existia eheh.

Por acaso, vi quando publicaste, e comecei a ler.. ontem à noite deu me na cabeça tentar, apesar de não acreditar. Agora acredito, e quero seguir isto para ver experiências de outras pessoas.
É estranho, mas é mais algum conhecimento que fica.
Offline

zorreta 
Membro
Mensagens 850 Gostos 2
Feedback +10

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Signature Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Conseguimos ver-nos na 3ªpessoa?  :grin:
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Conseguimos ver-nos na 3ªpessoa?  :grin:
Se é igual para todos não sei, mas digo-te por mim. Não.