← SEO

Será SEO uma técnica definida?

Lida 8766 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Inicio este post com uma dúvida. O que é SEO? É optimizar para motores de busca? Ou são um conjunto de técnicas que, aliadas, nos podem trazer muitos rendimentos? A resposta é: ambas. Com o SEO bem “aplicado” os vosso ganhos crescem exponencialmente. Neste pequeno artigo vou tentar expor a minhas técnicas de SEO que uso para chegar ao pódio do google.

1 – O domínio
Para mim, a questão fundamental. Um domínio com boa “acessibilidade” é necessário, não convém um domínio do género www.esteéomeu-domionio-esquesito.com. Basta optarmos por www.omeudominio.com. Nada de frases longas e tentem restringir-se ao máximo a .com. Não é que .net e .org e outros não tenham valor, mas as pessoas geralmente lembram-se mais de .com. Mas isso não é SEO é outra conversa, mas pronto.

2- A plataforma a utilizar
Sem dúvida, para mim, wordpress. Em menos de 4 dias temos o nosso conteúdo anexado e com sorte estamos na 2ª pagina. Duvidam? Não duvidem, basta termos o exemplo de dois meus blogs (www.videosloucos.net e www.validarwindows.com) que em apenas 4 dias apareciam na 1ª pagina de resultados do google. Um mantém-se lá, agora o outro passou para a 2ª pagina, em primeiro lugar, tendo apenas 7 dias, o que não é nada mau. Este último apenas tem visitas do maistrafego (apenas em Maio) e do Google e soma uma média de 33 visitas diárias. Difícil de acreditar?

3 – Backlinks
Não é a quantidade de links que vos faz subir no pódio. É sim, a qualidade desses backlinks… Na minha opinião, é preferível ter 2 backlinks de sites com tempo, bem estruturados e não na sandbox do google do que 4 backlinks de sites com uma semana. Troquem e, sobretudo, comprem links. Façam propostas a webmasters, existem oportunidades excelentes a serem aproveitadas.

Continua…

Atenção: Aqui ponho as minhas técnicas. Por favor não desprezem, não insultem, etc. Ao perguntar se acham que é uma técnica definida, quero perguntar quais são as vossas principais condutas...

Abraço ;)
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Olá DiguiVirus ;

SEO a grosso modo é optimizar para motores de busca, na pratica é muito mais que isso, é SPAM.

O SEO puro mesmo é o conjunto de detalhes (titulo da página, keyword no título da página, tags meta, tag alt nas imagens e tudo aquilo que vocês estão fartos de saber) que você altera/corrige/configura no seu site/blog de tal forma que fica agradável para o google/yahoo/msn.

Mas hoje o SEO transcende tudo isso, SEO hoje consiste em criar páginas (googlepage, squiddo), blogs (blogger, wordpress), artigos, social bookmarking, social media poluindo a internet para parecer que o seu site é importante e aparecer na primeira página.

E funciona, hoje você conhecendo um pouco do google é muito fácil (trabalhoso mas fácil) colocar quase qualquer site na primeira página do google, o difícil é manter essa posição.

Outra coisa que muita gente confunde é a tal da keyword, os melhores resultados são as long tail, keyword broad acho que não server pra nada.

Qual é a melhor keyword para o seu site? alias, qual é o objetivo do seu seu site?

  • promover uma marca/pessoa/produto?
  • vender uma marca/pessoa/produto?
  • ganhar dinheiro? (como?, publicidade, affiliate, adsense)
  • Informar ou utilidade pública?

Para iniciar uma campanha SEO é necessário identificar o objetivo do seu site, e depois definir as keywords, voltando a keyword simple ou longtail, imagina um site que tenciona vender sapatilhas.

a keyword sapatilha não serve para absolutamente nada, um pessoa que esta procurando sapatilha esta na primeira etapa(pesquisa) do processo.
agora a keyword "sapatilha nike air xpt rosa 37" esta na última etapa do processo a "conversão", já foi pesquisado, experimentado, comparado e decido, é isso e pronto.

É claro que reduz o número de visitas, mas são visitas de qualidade, antes 1 que converte que 1000 que só esta a olhar. Mas atenção isso depende do objetico do seu site, falando assim é muito genérico.

E tudo isso é só a minha opnião.

Quanto ao nome do domínio, para ser sincero não faz a menor diferença, eu gosto mais de nomes simples, curto, pronunciavel e fácil de memorizar(hehe, google, yahoo, digg já pensou se ao inves de google.com fosse www.o-melhor-motor-de-busca.com) e com a TLD ".com" (existe sim um diferença entre ".com" ".com.br" ".pt" e ".co.uk" respectivamente quando se pesquisa em google.com, google.com.br, google.pt e google.co.uk, mas é mínima) por um simples motivo qualquercoisa.com é mais bunitinho :)

Quanto a plataforma, também acho que não faz menor diferença. faz difereça os plugins/mods que você usa.

backlinks, esse sim é o bam bam bam, claro que qualidade conta muito, voltando a loja de sapatilha, se eu só possuir backlinks de sites/blogs sobre sapatilha eu tenho um bom site, mas a quantidade independente da qualidade conta sim, e muito, mesmo porque é muito mais fácil conseguir quantidade do que qualidade.

O que eu sempre achei é que se você tem um site com qualidade, independente do seu domínio, do tld, keywords, backlink você sempre terá sucesso, mas como infezlimente a maioria do sites/blogs da internet são lixo e cópias (e eu incluido) nós precisamos de muito feijão, ops, SEO para chegar em algum lugar.

A técnica que eu uso é bem simples, sou um spammer (mas quem não é);

  • registro um dominio qualquer;
  • crio uns 4 ou 5 blogs (gratis) com apenas um post coloco link entre eles e todos com link para o meu dominio;
  • entro em meia dúzia de fóruns e incluo os blogs na assinatura e começo a postar.
  • espero de 15 dias a 1 mês (uma vez registrei o dominio e em 10 horas já estava indexado no google e na primeira página, porem, fiquei 45 dias sumido, sandbox or something like that)
  • Ai então inicia-se o spam para tudo quanto é lado, em coisa de 2 dias já estou na primeira página com quase qualquer longtail keyword.

Quando digo que faço spam, é spam a sério, comentário em blogs do-folow (li em algum sitio o seguinte "só os spammers sabe a importancia dos backlinks, se você soubesse, você também seria um spammer"), diggs, propeller, stumbles piggs e afins (não preciso dizer que faço trocas né), videoshares, podcast, blogs, tenho uma lista de quase 200 blogs :)

É isso, estou pensando até em criar um bloguezinho tipo "diário de um spammer" com dicas e truques para spammers não assumidos :)

A gente podia fazer um brincadeira, definir um tema, cada um aplica (e explica) sua técnica para podermos discutir depois.

 :obrigado:




Offline

-RJ- 
Membro
Mensagens 1188 Gostos 0
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Muito bom Letorian gostei desse post! Parabéns!
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

E fazer SEO a sites institucionais?
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E fazer SEO a sites institucionais?
Boa pergunta,

Qual seria o objetivo do site institucional? ser apenas um cartão de visita, ou angariar clientes? se for apenas cartão de visita não há muito o que fazer, é só colocar o endereço do site em canetas promocionais, papel de carta, envelope, cartão de visita e a papelaria normal de qualquer empresa.

Um site institucional pode ser utilizado para atrair visitas e converter essas visitas em possiveis clientes.

Não vejo muita diferença no fato de ser um site institucional já para SEO/SEM e SERPS segue o mesmo principio. A ideia de qualquer site é ser visto e receber visitas.

Entendo por site institucional um site empresarial e informativo que não tem por fim o comercio eletronico.

O básico dos básicos é "NUNCA COLOQUE QUALQUER PUBLICIDADE NO SEU SITE INSTITUCIONAL" nem mesmo adsense, a última coisa que você quer é que seu visitante saia do seu site, mesmo que saia pagando.

Também temos a questão das keywords, quais são as melhores keywords que define o ramo de atividade, produto ou serviço, sempre ligar as keywords com seu site, seja através de artigos, YA, social bookmarking.

Crie sempre um utilizador no orkut, facebook, hi5, myspace, inscreva-se em todos os grupos/comunidades relacionadas com o tema do seu site e sempre que tiver uma oportunidade SPAM, de forma discreta é claro;)

Crie um blog, nem que seja um gratuito tipo blogspot ou wordpress, mesmo o site sendo estático sempre é possivel criar um blog institucional paralelo com estudo de casos, casos de sucessos, mercado concorrente, etc. pense sempre em blog, blog e mais blog.

Se for possivel fazer um video institucional melhor ainda, 70% do que trafega na internet hoje é video...

O básico é isso, o seu post não esclarece muito, se quiser mais informações ou dicas de campanha tem que fornecer mais informações, diga o que pretende, seus objetivos e talves possamos ajudar...

[]'s
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Resposta muito interessante, Letorian.  :obrigado:


Aproveito para lançar outro desafio: como fazer o SEO de sites como www.jamba.pt ou pt.natta.com?

É que aqui (aqui e em qualquer site da comunidade "makemoney") geralmente só vejo falar em SEO de blogs, e não é propriamente a mesma coisa...
Offline

Fox 
Membro
Mensagens 158 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

sites tipo jamba tem os donos de blogs e forums para fazerem SEO por eles.
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Stromberg isso já não é SEO, mas sim SEM.

Realmente é uma lacuna não falarmos muito sobre esse assunto aqui no fórum, um dia destes faço um tópico sobre o tema, que é realmente muito interessante.
Offline

RaPtOr 
Membro
Mensagens 1173 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Exactamente, quando poderes faz ai o tópico MarKo. Abraço!
Offline

xpto 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary

O seo é um bocado complicado de fazer. Alias Google e outros motores de busca não veem com bons olhos.
Offline

leite 
Membro
Mensagens 864 Gostos 11
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O seo é um bocado complicado de fazer. Alias Google e outros motores de busca não veem com bons olhos.
   

:shock: :shock:
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O seo é um bocado complicado de fazer. Alias Google e outros motores de busca não veem com bons olhos.
LOLOL desculpem lá mas esta vai ficar para sempre  :lol:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O seo é um bocado complicado de fazer. Alias Google e outros motores de busca não veem com bons olhos.

Não sejam maus...

xpto, SEO é optimizar um site para o google "gostar dele", ou seja, é exactamente o contrário do que disseste, agora o black SEO, é que já se enquadra melhor no que disseste, apesar de não ser nada difícil, antes pelo contrário!
Offline

starbuck 
Membro
Mensagens 51 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

só acho é que não se deve abusar do black hat (tb não percebo nada disso), senão o google muda outra vez as regras do jogo e volta-se à estaca zero. :spam:
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Em relação á resposta do Letorian não vejo como o SEO seja SPAM...

Google define:spam
"é uma mensagem eletrónica não-solicitada enviada em massa"

Logo que parte do SEO mandas uma mensagem electrónica não solicitada em massa? Ao colocar um link na assinatura de um fórum? Sendo assim as assinaturas no final dos emails com contactos também são SPAM?
As mensagens no MSN a que música se está a ouvir também seria spam.

Dizer que SEO é SPAM é o mesmo que dizer que o Nelson Evora nadou para a medalha Olímpica :+trafego: :D