← Conversa Geral

Mac OS

Lida 4075 vezes

Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Boa tarde +tráfego,

Comprei a pouco tempo um iMac de 27 polegadas, acontece que, nunca na minha vida usei este sistema operativo, dou voltas e voltas em reviews e opiniões sobre como configurar à nossa maneira, mas há coisas que ainda não me sinto muito à vontade e vou deixar aqui alinhas do que falo, assim quem usar Mac OS e poder ajudar agradeço.

- Software para transferência de ficheiros (FTP, visto o filezilla dar-me sempre erro e o Cyberduck com o Yosemite desapareceu do mapa);
- Ouvi falar em tempos que também é aconselhável o uso de anti-vírus, true?
- Programa para editar html, php ect ect (eu uso o Brackets);
- Broswer que usam como predefinido (usava o chrome, mas com a atualização o safari ficou engraçado);

E mais sugestões que queiram partilhar agradeço!

 :obrigado: :+trafego:
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas Luis,

Tentando responder às tuas questões, com a minha opinião e infomração que tenho.
- Sempre usei o Filezilla e nunca tive problema.
- Nunca usei anti-vírus e nunca tive problemas, mas também já li sobre isso.
- Uso o Coda, é pago, mas acho-o muito interessante
- Ainda uso o Chrome, mas cada vez estou mais tentada a migrar para o Safari, desde a última actualização realmente ficou engraçado.

Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

- ftp: filezilla (gratuito) ou o transmit (pago)
- anti-virus: não uso anti-virus nem em mac nem em windows, desde que saibas por onde andas não deves ter problemas
- editor: sublime text e brackets.io (ambos gratuitos) ou então o coda (pago - mas vale o preço que pagamos e vem com ftp integrado)
- browser: o safari é o mais rápido, chrome se precisares de extensões. nem sugiro o firefox porque para ser sincero, parece que pararam no tempo
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Bom dia,

Antes de mais agradeço aos dois pelas opiniões dadas, bem, quanto ao filezilla como foi dito aparece-me este erro:



Há quem diga que seja da versão do filezilla que não é compatível com a do SO, mas, como vou encontrar a versão adequada? Visto que estou a usar a versão do Yosemite atualizada e a última versão do filezilla.  :-k

O anti-vírus realmente nunca foi uma coisa que me interessasse muito, até hoje só me deram dores de cabeça com os anúncios estúpidos e com os erros estranhos que faziam aparecer no sistema, por isso até hoje só usei o MSE até mudar para Ubuntu, não vejo motivo então de ter anti-vírus.

O Brackets.io gosto por ser simples, quanto ao sublime text nunca experimentei, o coda é algo a pensar, mas neste momento não me apetece estar a dar 99 dólares por um programa onde existem várias opções gratuitas quase tão boas, não?

Por acaso dei conta do firefox ter ficado para trás, e até me admira visto o sistema operativo que têm como suporte, têm apostado tudo na segurança e na performance tem deixado muito a desejar, parece-me, quanto ao google chrome, poucas extensões uso, por isso. Mas é como diz a Ana, o Safari ficou muito tentador, neste momento predefini-o, mas ainda não excluí o google chrome por segurança :p
Offline

x4lov 
Membro
Mensagens 174 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

- ftp: filezilla (gratuito) ou o transmit (pago)
- anti-virus: não uso anti-virus nem em mac nem em windows, desde que saibas por onde andas não deves ter problemas
- editor: sublime text e brackets.io (ambos gratuitos) ou então o coda (pago - mas vale o preço que pagamos e vem com ftp integrado)
- browser: o safari é o mais rápido, chrome se precisares de extensões. nem sugiro o firefox porque para ser sincero, parece que pararam no tempo

Tenho que discordar contigo sobre o Firefox, aliás muitos utilizadores do Chrome estão a voltar para o Firefox devido ao consumo de ram excessiva das extensões do Chrome. E o Firefox não parou no tempo, continua a ser pioneiro em muita coisa como HTML5, CSS3, Firefox OS, Firefox Hello, Firefox Developer Edition (Permite renderizar outros browsers num só), etc.

Obs. Eu uso os 2 em simultâneo.
Offline

ricardomoreira 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Por aqui como browser só se usa Safari, para ftp uso o Transmit.

Anti-virus? Isto não é Windows.  :-P

Para web dev uso SublimeText.
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Tenho que discordar contigo sobre o Firefox, aliás muitos utilizadores do Chrome estão a voltar para o Firefox devido ao consumo de ram excessiva das extensões do Chrome. E o Firefox não parou no tempo, continua a ser pioneiro em muita coisa como HTML5, CSS3, Firefox OS, Firefox Hello, Firefox Developer Edition (Permite renderizar outros browsers num só), etc.

Obs. Eu uso os 2 em simultâneo.

Eu de momento apenas tenho o Google Chrome para ver uns filmes, visto o safari não ter as extensões que preciso para o efeito, está de longe a possibilidade de voltar ao firefox, pelo menos, para já, e usei-o bastante tempo, principalmente quando tinha Ubuntu.

Por aqui como browser só se usa Safari, para ftp uso o Transmit.

Anti-virus? Isto não é Windows.  :-P

Para web dev uso SublimeText.

Obrigado pelas dicas, vou tentar o Transmit a ver se me dou com ele, está a instalar.

Eu sei que não é Windows, mas como sou novo por estas bandas há palhas neste palheiro que ainda estão por queimar e não quero me aleijar tão cedo, se é que entendes, apesar de não visitar sites perigosos neste pc.

Para web acho que vou continuar com o Brackets, mais uma vez obrigado.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Tenho que discordar contigo sobre o Firefox, aliás muitos utilizadores do Chrome estão a voltar para o Firefox devido ao consumo de ram excessiva das extensões do Chrome. E o Firefox não parou no tempo, continua a ser pioneiro em muita coisa como HTML5, CSS3, Firefox OS, Firefox Hello, Firefox Developer Edition (Permite renderizar outros browsers num só), etc.

Obs. Eu uso os 2 em simultâneo.

Em termos de recursos, tenho que concordar, o Firefox é muito melhor. Infelizmente tem algumas coisas, pormenores talvez, que me chateiam e que me fazem não voltar a usar o FF.

Embora seja verdade que estão bem em algumas áreas, noutras estão a andar muito devagar. Recentemente lançaram o novo design, que já tinha sido "desenhado" antes do Chrome sair, e nem mesmo anos depois conseguiram lançar todas as novidades de uma vez. A dias estive a ver e ainda estavam a trabalhar na página de opções (versão nightly)... Depois são pioneiros em muitas coisas e até criaram um sistema operativo, o Hello e o Developer Edition, mas ao mesmo tempo não têm uma versão x64 e uma simples tab consegue deitar o browser a baixo. Se a Mozilla não se cuida o Spartan da Microsoft ainda se arrisca a ser melhor que o Firefox :lol:

Agora mais a sério, acho que apesar de todos os defeitos, o Chrome continua a ser melhor que o Firefox. Vamos ver no que vai dar o novo Opera ou esperar que o Vivaldi (criado pela a antiga equipa do Opera) consiga trazer algo de novo.
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Viva +tráfego,

Bem, conforme iniciei o tópico venho aqui dizer como ficou a minha situação, pode não interessar muito, mas pode ajudar outros a pelo menos tomar uma decisão caso tenham as mesmas dúvidas que eu, bom, vamos lá...

Software FTP

Andei durante algum tempo a fazer as transferências que precisava por cPanel, por isso podem imaginar as várias secas que fui apanhando, isto porque, sou bastante teimoso e estava à espera de uma atualização do filezilla ou do cyberduck para conseguir corrigir os erros criados pela atualização para o Yosemite e a verdade é que o cyberduck foi o mais rápido a oferecer suporte na área, tendo respondido ao e-mail que enviei e enviado um dmg, à qual está disponível no site, de momento, não irei trocar, sinto-me bem com o mesmo e o suporte é fantástico, sendo ele gratuito.

Anti-Vírus

Após vários comentários penso que é um assunto bastante dispensável adquirir um antí-vírus, vou-me manter sem nada para já, também raramente ando por sites perigosos, tirando quando gosto de ver uns streams de futebol, mas penso que me safo bem.

Editar ficheiros

Usava e contínuo a usar o Brackets, gostei da simplicidade, penso que será muito parecido na mecânica ao notepad++, contudo, na minha sincera opinião, notepad é notepad, e como ainda me estou a habituar ao Mac OS ainda tenho algumas dificuldades a ir tudo à primeira, ahah!

Browser

De momento tenho o Google Chrome e o Safari, mas só uso o Chrome para cometer algumas ilegalidades à qual o Safari não me permite, uma delas é ver filmes no WT, se não já tinha eliminado das aplicações.

--

Indo por outros caminhos, mais algumas aplicações que vocês achem engraçadas para perder um bocado o tempo morto e provavelmente aumentar um bocado a vontade de trabalhar, que às vezes... puffff!

 :obrigado: :+trafego: