← Desenvolvimento

Da camara á internet

Lida 4526 vezes

Offline

elCritico 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Ola pessoal, tenho aqui umas duvidas que certamente alguns dos membros do forum tem ou devem de ter conhecimento.
Sei que não tem muito a ver com a programação é mais mas devem de ter conhecimento para me responder.

Esta não é a minha area por isso pode haver gaffes no texto que vou escrever.

Estou a fazer um trabalho para a universidade em que tenho de explicar os meios e custos para por exemplo uma cobertura de um evento cultural (3 ou 4 camaras) que depois passa pela regie e que sai depois directamente para a internet em tempo real. Eu não sei explicar muito bem.

O que preciso de saber é por onde é que passam como deve de ser feito a nivel de cabos e como passam depois para o ponto e que transmite para a internet.

Espero que mais ou menos percebam o que estou a querer dizer e agradeço a vossa atenção e disponibilidade para responder
Offline

Henrique Mouta 
Equipa
Mensagens 1189 Gostos 3
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

basta ligares uma placa de tv em cada PC (4),ligas as cameras aos PC's e depois com o Mogulos broadcastas ;)
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

basta ligares uma placa de tv em cada PC (4),ligas as cameras aos PC's e depois com o Mogulos broadcastas ;)

Não precisas de 4 computadores.
Offline

elCritico 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

não é bem esse objectivo, esse é do genero low cost amador

tava aqui a lembrar de uma situação
há uns tempo fui ao teatro e tavam la uma produtora a gravar a cena
eles tinham 4 camaras e com os cabos ia tudo parar ao carro de exteriores(regie), esse tinha lá 4-5 televisoes em que cada um via a imagem de cada camara e um deles tinha o final (o output por outras palavras), mas eles gravaram para cassete.

Esse how to depois encontrei bastante facilmente na internet

agora a solução que queria saber era dali do carro de exterior (regie) como é que poderiam se fosse o caso passar o output em directo para a internet (aqui é que está o segredo que muitas produtoras fazem, não percebo porque....)
Offline

Martini 
Membro
Mensagens 90 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Podes sempre arranjar uma mesa de VJ e já dá, basicamente o video vai passar pela mesa e da mesa para o pc.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

não é bem esse objectivo, esse é do genero low cost amador

tava aqui a lembrar de uma situação
há uns tempo fui ao teatro e tavam la uma produtora a gravar a cena
eles tinham 4 camaras e com os cabos ia tudo parar ao carro de exteriores(regie), esse tinha lá 4-5 televisoes em que cada um via a imagem de cada camara e um deles tinha o final (o output por outras palavras), mas eles gravaram para cassete.

Esse how to depois encontrei bastante facilmente na internet

agora a solução que queria saber era dali do carro de exterior (regie) como é que poderiam se fosse o caso passar o output em directo para a internet (aqui é que está o segredo que muitas produtoras fazem, não percebo porque....)

Não tem segredo nenhum. Em vez de ir para uma cassete vai para um servidor (disco), e esse servidor gera o stream (master) para os servidores na internet que por sua vez geram os streams (leafs) que alimentam os espectadores.

O servidor pode estar localizado em qualquer ponto, apenas tem de receber os dados do sistema de emissão e criar o stream para a internet (ter uma boa largura de banda é essencial).

Saudações
Offline

Henrique Mouta 
Equipa
Mensagens 1189 Gostos 3
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Não precisas de 4 computadores.
Corse not, pode arranjar um misturador.
Mas deve-lhe ser mais facil arranjar 4 pc's ;)
Offline

elCritico 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Não tem segredo nenhum. Em vez de ir para uma cassete vai para um servidor (disco), e esse servidor gera o stream (master) para os servidores na internet que por sua vez geram os streams (leafs) que alimentam os espectadores.

O servidor pode estar localizado em qualquer ponto, apenas tem de receber os dados do sistema de emissão e criar o stream para a internet (ter uma boa largura de banda é essencial).

Saudações

Santo obrigado pela resposta, agora aqui uma pergunta que acho que é a mais dificil, por exemplo essa equipa de gravação esta a filmar em directo, por exemplo no alentejo no meio do nada, como é que eles fazem para ir para o servidor e depois para o master server?

Obrigado pela atenção pessoal!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Santo obrigado pela resposta, agora aqui uma pergunta que acho que é a mais dificil, por exemplo essa equipa de gravação esta a filmar em directo, por exemplo no alentejo no meio do nada, como é que eles fazem para ir para o servidor e depois para o master server?

Obrigado pela atenção pessoal!
Têm de ter uma ligação a internet obviamente
Offline

elCritico 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

mas como se não existe linha?
satelite?
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não precisa de haver internet no local, mas necessitas de emitir para uma localização central.

O processo pode-se resumir em: Camara(s) -> Regie -> Servidor Master -> Internet Server (datacenter) -> Espectadores

Entre os tres ultimos elementos tem de haver uma boa ligação à internet dependente do modo como é feita a emissão (codificação do stream).

Para andares "no meio de nada" a filmar não consegues fazer emissão em directo para a internet a não ser que tenhas um carro de exteriores equipado para transmissão do sinal de video para onde está a Regie e/ou os sistemas de tratamento de video e transmissão.

Não se fazem omoletes sem ter os ovos! Tens de ter o equipamento de emissão/transmissão/mistura/tratamento/master streaming para poderes fazer o que pretendes.

Saudações
Offline

elCritico 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

obrigado pela resposta e disponibilidade em responder

mas o servidor master tem de estar no local ou não? ainda na percebi bem. E tenho ainda a duvida como e que passam para o outro internet server, quais as soluções que existem para passar.

O internet server pelo que li e vi noutros foruns caso fosse para transmitir para a europa dizem que o melhor é estar o servidor localizado na frança ou alemanha porcausa das latências etc... Tenho aqui outra duvida ainda, há pessoal que me diz que devo de utilizar um encoder de hardware para sair logo com o formato para a web e transmitir (nem sabia de haver encoder de hardware...), caso não for por encoder de hardware que conversão é que me sugerem?

Já agora, (eu sei que já estou a ser chato) se souberem de empresas (que façam este tipo de serviço) ou paginas da internet com este conteudo (mesmo internacionais) que queiram partilhar agradeçia. Faria um trabalho mais rico em informação.

Pessoal muito obrigado pela disponibilidade em responder
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

obrigado pela resposta e disponibilidade em responder

mas o servidor master tem de estar no local ou não? ainda na percebi bem. E tenho ainda a duvida como e que passam para o outro internet server, quais as soluções que existem para passar.

O servidor fica onde quiseres. O equipamento de filmagem, se for em directo, terá de emitar um sinal para uma estação/regie/carro de exteriores, que por sua vez ou grava ou entrega a uma máquina que converta (codifique) o que chega em algo que possa ser emitido para a internet.

O internet server pelo que li e vi noutros foruns caso fosse para transmitir para a europa dizem que o melhor é estar o servidor localizado na frança ou alemanha porcausa das latências etc... Tenho aqui outra duvida ainda, há pessoal que me diz que devo de utilizar um encoder de hardware para sair logo com o formato para a web e transmitir (nem sabia de haver encoder de hardware...), caso não for por encoder de hardware que conversão é que me sugerem?

Dependendo do fluxo e custos associados uma CDN pode ser a melhor opção, uma vez que atinge o globo mais fácilmente sem teres de andar a espalhar servidores geográficamente. Uma CDN também terá mais capacidade do que o simples aluguer de servidores.

Já agora, (eu sei que já estou a ser chato) se souberem de empresas (que façam este tipo de serviço) ou paginas da internet com este conteudo (mesmo internacionais) que queiram partilhar agradeçia. Faria um trabalho mais rico em informação.

Neste forum as regras ditam que não se possa fazer publicidade em causa própria se bem que existe sempre quem as quebre, pelo que dá uma vista de olhos pelos vários fornecedores de soluções neste link e contacta os que entenderes: http://forum.maistrafego.pt/index.php?board=97.0

Boa sorte com o projecto.

Saudações
Offline

elCritico 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado mais uma vez pela resposta santo.

Acho que tenho quase tudo para entregar o work (mais isto e aquilo mas é detalhes pequenos)

Obrigadão.