← SEO

O que e melhor?

Lida 4715 vezes

Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Desculpem o titulo do tópico, mas é difícil explicar a pergunta no tópico.

Basicamente estou a pensar em criar um fórum, mas a minha pergunta é:

O que é melhor:

a) http://forum.dominio.com
b) http://www.dominio.com/forum

Claro isto num ponto de vista de SEO.

Obrigado.
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

É complicado, ambas podem funcionar bem, no entanto no caso de um fórum geral acho que a hipotese b) funciona melhor pelo menos em termos de branding, a opção a) resulta melhor para outros assuntos relacionados com o dominio principal.

Mas sinceramente não sei que impactos isto têm em termos de SEO, até porque promover fóruns é bastante mais "complicado"!
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

jota, usa as duas, mas faz o acesso ser preferencialmente por forum.site.com
Offline

leite 
Membro
Mensagens 864 Gostos 11
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Existe alguma vantagem em usar os sub-dominios em vez das pastas?
Offline

Paulo Faustino 
Membro
Mensagens 735 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Prefiro a opção b) http://www.dominio.com/forum

Mas em termos de SEO deve andar ela por ela...
Offline

ComputerDicas 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Webmaster

 :superlol: Com certeza, a opção B acarretará melhor desempenho eu acho.
Offline

EuCoRi 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

B.
Offline

xpto 
Membro
Mensagens 9 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary

o b sem dúvida
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Em termos de SEO o domínio.com/forum fará com que o forum atribua valor ao domínio geral se for forum.domínio.com o forum será interpretado como um site diferente do domínio geral.

Ou seja:
dominio.com/forum - o forum terá o mesmo pagerank que o dominio.com logo jogam os 2 em conjunto.

forum.dominio.com - O forum terá um pagerank diferente do dominio.com
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isso não me parece verdadeiro...

Ambos são completamente independentes do domínio principal...

A única relevância que isto tem em termos de SEO, é a ordem das keywords, se utilizadas no domínio como é óbvio! Ter uma keyword "xy" é diferente de ter uma "yx". Agora acrescentar valor ao domínio principal não faz sentido... Não é pela técnica do xpto.com/forum que o algoritmo identifica esta página como fazendo parte do site principal!

Bem vindo ao +T muiomuio!

Em termos de SEO o domínio.com/forum fará com que o forum atribua valor ao domínio geral se for forum.domínio.com o forum será interpretado como um site diferente do domínio geral.

Ou seja:
dominio.com/forum - o forum terá o mesmo pagerank que o dominio.com logo jogam os 2 em conjunto.

forum.dominio.com - O forum terá um pagerank diferente do dominio.com
Offline

zeux 
Membro
Mensagens 15 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Acho que a opção mais usada é b) agora em termos de SEO não sei as diferenças que poderá ter
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Acabei por falar mal quando queria falar bem lol

por exemplo:

muiomuio.net/domaincheckr/
seoanalysis.muiomuio.net

O primeiro é uma directoria no dominio e é interpretado como um link interno pelos motores de busca embora seja atribuido pageranks diferentes.

O segundo é um subdominio e é interpretado como sendo praticamente um site aparte.

Em relação ao comentário anterior aqui vai um exemplo usando o +t

Façam uma pesquisa por «forum mais trafego», o que vem primeiro é o domínio geral (mais-trafego.info) e depois o link para o forum. Se o forum fosse algo forum.mais-trafego.info este url surgiria antes do endereço geral.

subdomínios dão têm maior relevância nos motores de busca.
Com o URL forum.mais-trafego.info procurando por mais trafego forum iria surgir o subdominio em primeiro lugar novamente.

Daí dizer que
dominio.com/forum/ dá mais valor ao dominio geral
forum.dominio.com é como se fosse um site aparte embora tenha a sua relevancia para o dominio.